O Parque de Exposições “Fernando Costa”

     O Parque Permanente de Exposições “Fernando Costa” foi inaugurado em 1953, para a realização da I Exposição Regional de Animais e Produtos Derivados da Franca. A área do parque, aproximadamente 150.000 m², foi doada pelo pecuarista Tenente Continentino Jacintho à Prefeitura de Franca, que cedeu ao Governo do Estado passando a gerenciá-lo.

     Após alguns anos, o Estado firmou convênio com a Prefeitura de Franca assinando um Termo de Cessão da área, e desde então a responsabilidade pela estrutura física e manutenção da área do parque é da Prefeitura.

     Com uma arquitetura estilo colonial clássica, o Parque de Exposições “Fernando Costa” é tombado e considerado patrimônio histórico e cultural do Estado de São Paulo.

     Hoje em dia, o Parque recebe diversos eventos durante o ano, dentre eles: a Expoagro, a FAMCafé, o Dia do Mineiro, o Hallel, Encontro Anual de Motos, além de eventos particulares, como encontros e shows artísticos.

     Diariamente é frequentado por centenas de pessoas que fazem caminhadas, trazem a família para lanchar, tirar fotos e até mesmo descansar, já que este é considerado um pedaço de tranquilidade em meio à cidade.

Mais informações:
Av. Dr. Flávio Rocha, 500 – Pq. de Exposições Fernando Costa
Eng. Agr. Luís Otávio F. Barros
(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou Dr. João Jacintho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
(16) 3711-9481 ou 3711-9483
www.expoagrodefranca.com.br

 

 

Fazenda Experimental de Franca (FEF)

     Em Dezembro de 2013, a Fundação Procafé firmou um convênio com a Fundação do Café da Alta Mogiana, a partir do apoio da COCAPEC (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas) e da Prefeitura Municipal. Em uma área de quase 20 hectares surge, a partir deste convênio, a Fazenda Experimental de Franca (FEF).

     O objetivo do convênio é promover a difusão de tecnologias na cultura do café para cafeicultores da região da Alta Mogiana, que representa condições edafo-climáticas diferentes das Fazendas Experimentais de Varginha e Boa Esperança.

 

 

-Área: 21 ha.
-Altitude: 1025 metros (média)
-Vegetação Natural: Cerrado
-Relevo: Suave ondulado
-Solo: Teores de Fósforo, Potássio, Cálcio e Magnésio são baixos. O pH é baixo e o índice de Alumínio é alto. A matéria orgânica é baixa.
-Tipo de Solo: Latossolo Vermelho
-Clima: Clima tropical de altitude, com invernos secos, verões chuvosos e temperaturas moderadas durante todo o ano. A temperatura média anual é de cerca de 20 °C. De acordo com a classificação climática de Köppen.

     Com a dedicação de técnicos e colaboradores o trabalho transformou a área buscando o objetivo de gerar tecnologia regionalmente, apesar do pouco tempo de convênio os ensaios já estão em andamento.

 

Mais informações:
Av. Dr. Sidney Romeu Andrade, S/N, Jd. Marambaia – Faz. Experimental de Franca
Resp. Técn.: Eng. Agr. Marcelo Jordão da Silva Filho
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: http://fundacaoprocafe.com.br/content/franca-sp

 

 

 

Exposição Agropecuária de Franca (Expoagro)

     A 1ª Exposição de Gado de Franca aconteceu em 1942, no Estádio do Palmeiras Futebol Clube, organizada pelos fazendeiros locais em homenagem ao Interventor do Estado de São Paulo, Sr. Fernando Costa, que na ocasião prometeu o apoio para a construção de um parque para as exposições regionais.

    O Parque Permanente de Exposições “Fernando Costa” foi inaugurado em 1953, quando da realização da I Exposição Regional de Animais e Produtos Derivados de Franca. A área do parque foi doada pelo pecuarista Tenente Continentino Jacintho à Prefeitura de Franca e esta cedeu ao Governo Estadual, que passou a gerenciar o recinto.

      A partir desta oportunidade, Franca passou a se destacar nacionalmente por abrigar o desfile dos melhores animais representantes do rebanho nacional da época. Primeiramente com a bovinocultura de corte, basicamente o Gado Gir Leiteiro, valendo-nos o título de "O Maior Viveiro do Gado Gir do País".

      Atualmente, a Expoagro se destaca nacionalmente por travar verdadeiras batalhas entre pecuaristas na busca pelos melhores animais de cada raça fazendo das últimas edições reconhecidamente premiadas pelas várias associações de criadores que participam todos os anos da feira.

Mais informações:

Av. Dr. Flávio Rocha, 500 –
Pq. de Exposições Fernando Costa
www.expoagrodefranca.com.br
(16) 3724-7080

Avicultura

Avicultura de Corte e Postura     

     Programa de repasse de pintainhos aos produtores rurais familiares de forma a melhorar a eficiência na criação de aves domésticas. Mensalmente são realizadas as reservas dos pintainhos pelos próprios produtores e em data e horário marcados faz-se a entrega junto com um material que auxilia na criação e manejo das aves até o ponto de abate ou postura de ovos, dependendo de sua aptidão.

     O objetivo do projeto é tornar viável a aquisição de pintainhos de qualidade, de raças selecionadas e melhoradas, para incrementar a produção de ovos ou reduzir o tempo de abate das aves, trazendo maior rentabilidade ao pequeno produtor.

     Mais informações:

     Av. Dr. Flávio Rocha, 500 –
     Pq. de Exposições Fernando Costa Med. Vet. Paulo Roberto Ferreira
     Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
     (16) 3724-7080

 

Divisão de Agronegócio

 

Apresentação

“Sem agricultura, não há humanidade!”, disse Mavi. E o agronegócio, por definição, é toda relação comercial ou industrial que envolve uma cadeia produtiva agrícola ou pecuária. Desta forma, a Divisão de Agronegócios da Prefeitura de Franca tem como prioridade: apoiar, incentivar, fomentar e reconhecer ações que desenvolvam e fortaleçam as cadeias produtivas relacionadas à agropecuária municipal e regional. Neste sentido, as prioridades da Divisão de Agronegócios são:

1) Integrar o setor agropecuário regional; 
2) Promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária municipal; 
3) Dar maior visibilidade ao setor cafeeiro da Alta Mogiana; 
4) Incentivar a Agricultura Familiar e as boas práticas de manejo; 
5) Desenvolver projetos voltados à agropecuária municipal; 
6) Promover cursos e eventos em parceria com entidades do setor; 
7) Apoiar a realização de eventos que incentivem o agronegócio regional; 
8) Prestar serviços de atendimento à classe agropecuária e sociedade do setor agrário; 
9) Gerenciar o Pq. De Exposições Fernando Costa.

Mais informações:

Av. Dr. Flávio Rocha, 500 - Pq. de Exposições Fernando Costa 
Eng. Agr. Luís Otávio F. Barros – Diretor da Divisão de Agronegócios 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
(16) 3711-9481

 

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais