Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

FUSSOL e ‘Caminho para o Emprego’ têm 114 vagas abertas para cursos

IMAGEM 1150 ERVAS MEDICINAIS O BLOG DO MESTRE original 

     Visando à capacitação e profissionalização, o FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade) e o Programa ‘Caminho para o Emprego’, da Secretaria de Desenvolvimento, estão com 114 vagas abertas para cursos em diversas áreas. Todos são gratuitos e as inscriçõ es foram abertas nesta quarta-feira, 22.
     O curso ‘Como abrir seu brechó’, do FUSSOL, terá duas turmas, com 20 vagas cada. A carga horária é de 15 horas, de 3 a 17 de abril (segundas e quartas-feiras), no CCI Citi Lions Sobral, no Jardim Redentor ou no período de 4 a 18 de abril (terças e quintas-feiras), das 13h30 às 16h30, na Associação Vem pra Casa, no Jardim Paulista.
    Há 25 vagas para pessoas interessadas em aprender sobre 'Temperos e Condimentos'. O curso começará no dia 11 de abril e vai até 1º de agosto, sempre às terças-feiras, das 8 às 11 horas, no Jardim Zoobotânico. O FUSSOL também está com inscrições abertas para o curso de 'Plantas Medicinais', que será às quintas-feiras, de 13 de abril a 10 de agosto, também no Zoobotânico. As inscrições para os cursos podem ser feitas pelo site https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml.
    O ‘Caminho para o Emprego’ tem oportunidades para 'Cuidador de Idosos', em parceria com o Senac, que será ministrado de 24 de abril a 27 de julho, das 18h30 às 22h30, às segundas, quartas e quintas-feiras, com 24 vagas disponíveis. As aulas serão realizadas no Senac e a carga horária é de 160 horas. Para se inscrever, acesse https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml.

Cuidador de Idosos – 160 horas
24 vagas
24 de abril a 27 de julho
Segundas, quartas e quintas-feiras
18h30 às 22h30
Local: Senac
Rua Alfredo Lopes Pinto, 1345

Como Montar Seu Brechó – Turma 1
20 vagas
03 a 17 de abril
Segundas e quartas-feiras
13h30 às 16h30
Local: CCI Citi Lions Sobral
Avenida Moacir Vieira Coelho, 3320, Jardim Redentor

Como Montar Seu Brechó – Turma 2
20 vagas
04 a 18 de abril
Terças e quintas-feiras
13h30 às 16h30
Local: Associação Vem Pra Casa – Salão Paz
Rua Amazonas, 1166, Jardim Paulista

Plantas Medicinais
25 vagas
13 de abril a 10 de agosto
Quintas-feiras
8 às 11 horas
Local: Jardim Zoobotânico

Tempero e Condimentos
25 vagas
11 de abril a 01 de agosto
Terças-feiras
8 às 11 horas
Local: Jardim Zoobotânico

Prefeitura incrementa Projeto de Hortas Comunitárias

hortas original 

      O projeto piloto de implantação de 'Hortas Comunitárias Urbanas de Franca' funciona em uma área da Prefeitura, na Vila Gosuen, na Região Norte da cidade. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Ação Social, associada ao Programa ‘Cozinhalimento’ e Banco de Alimentos, projeto recém instalado e já em funcionamento, no Parque dos Pinhais.
     Com esse trabalho, o objetivo é expandí-lo para outras regiões da cidade, ocupando áreas e integrando a comunidade, de modo a participar com orientação técnica e acompanhamento, de todo o processo de produção, desde a sondagem das condições do solo, preparo, plantio, cultivo, colheita e distribuição.
     "Na Vila Gosuen, esse sistema já apresenta os primeiros resultados", relata a assistente social, Irene da Conceição Silva, observando que chegou a contar com 15 pessoas, definidas a partir do interesse e grau de vulnerabilidade da comunidade, aliado a logística que facilita o acesso de todos.
     O local conta com diversos canteiros de hortaliças, onde se cultiva desde verduras, como alface, rúcula, almeirão, couve, repolho, brócolis e outros vegetais, sendo cebola, cenoura, beterraba, entre outros.  As beneficiárias são as próprias pessoas envolvidas e, em caso de amior colheita, é feita a distribuição para o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
      A iniciativa vem ao encontro com a articulação, que envolve o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e o SISAN (Segurança Alimentar e Nutricional).
    Segundo a secretária de Ação Social, Gislaine Liporoni Peres, o projeto está sendo muito bem aceito e conta com apoios importantes, da Secretaria de Agricultura, fornecendo um agrônomo com as orientações técnicas e de uma Cooperativa de Crédito, que tem auxiliado com insumos em geral, algumas ferramentas e equipamentos de proteção.
    O prefeito Alexandre Ferreira tem estimulado esse trabalho e quer levá-lo para outros bairros, pois além de aproximar as pessoas, propicia ocupação do tempo disponível numa atividade, que resulta em uma alimentação saudável para uso próprio e outras pessoas em situação de necessidade.

Práticas solidárias
    As ações do Projeto 'Horta Comunitárias Urbanas' buscam também o desenvolvimento de atividades educativas, além da produção de alimentos, estimulando o trabalho voluntário e solidário da comunidade. Para que haja um engajamento e melhores resultados, existe o monitoramento feito por equipes técnicas especializadas, que utilizam o sistema de produção agroecológico e acompanhamento da política de assistência social.
    Com as Hortas Comunitárias, a meta é fortalecer as ações do Banco de Alimentos, montado no Parque dos Trabalhadores, que tem a finalidade de adquirir, receber doações e fornecer alimentos de toda a cadeia alimentar,  incluindo frutas, verduras, legumes, tubérculos entre outros, para a população em situação de insegurança alimentar. Junto com a Secretaria de Ação Social, estão integrados nesse trabalho o Fundo Social de Solidariedade e as Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento.

Prefeitura empossa novos membros do Conselho de Educação

 educacao original

    Com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, educadores, membros que estavam concluindo seus mandatos e os novos conselheiros, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 22, a posse dos membros recém indicados para o Conselho Municipal de Educação para o biênio 2023-2025. A cerimônia teve como local, o auditório da Secretaria de Educação, onde também foi realizada a eleição da diretoria executiva, que conduzirá os trabalhos nos próximos dois anos até 28 de fevereiro de 2.025.
    Composto por 22 membros e seus respectivos suplentes, o Conselho Municipal de Educação é um colegiado com representações de todos os segmentos, desde o Poder Público, da Secretaria de Educação, Direção Regional de Ensino, alunos, universidades, usuários, funcionários, entre outros. Ao saudar os presentes, o prefeito agradeceu a dedicação e comprometimento das pessoas, que estavam concluindo o mandato e cumprimentou os novos conselheiros, agradecendo pela disponibilidade em estarem assumindo uma função importante de sugerir e propor novas políticas públicas para a área, de forma voluntária.

Papel do Conselho
     Colegiado organizado previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, o Conselho  Municipal de Educação é um órgão consultivo, deliberativo e normativo. Tem o  papel de contribuir  para um maior controle da gestão do ensino em cada município, em que está baseado, podendo auxiliar com sugestões, no acompanhamento  do trabalho de forma  a garantir a  participação da sociedade civil nas decisões políticas relacionadas à área da Educação.

Nova direção
     Ao final da cerimônia de posse, os novos eleitos se reuniram para a eleição da diretoria executiva, onde os presentes deliberaram pela recondução do presidente Reinaldo Célio Rodrigues, representante da rede privada de ensino. Foi eleito como vice-presidente para o biênio 2023-2025, Oiter Cassiano Marques, representante da Sociedade Civil, do quadro de trabalhadores em Educação na Rede Municipal. Lívia Ramos Sugahara foi definida como a primeira secretária e o segundo secretário Cauê Balduíno dos Santos. A primeira reunião do conselho será no próximo dia 28 de março, às 17h30, na sede da Secretaria de Educação.

Saúde fará ações sobre dengue nas UBS

 dengue original

      Como parte da programação da Semana Estadual contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, iniciada nesta terça-feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou algumas ações que serão feitas nas Unidades Básicas, na próxima semana, entre os dias 27 e 30. Serão organizadas atividades integradas pela Vigilância Ambiental, entre Agentes de Controle de Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em que o tema trabalhado será voltado para Promoção da Saúde: Cuidado, Educação e Comunicação com foco na mobilização da comunidade no combate ao Aedes aegypti.
      Com o intuito de chamar a atenção dos usuários das repartições a serem visitadas, especialmente, as crianças, as atividades educativas contarão com a presença dos mascotes da Turminha da Vigilância e a distribuição de materiais educativos, como folders, cartazes, amostras do ciclo do mosquito e também brindes.
     A Vigilância Ambiental informa que, independente dessa mobilização nas UBS, segue com o trabalho de bloqueios e visitas domiciliares, nas regiões de maior incidência de larvas do mosquito. Com essa ação, além de reduzir os focos, a Prefeitura procura conter o risco de proliferação da doença e manter a população atenta e colaborativa, com os cuidados que cada morador deve ter em sua casa ou ambiente de trabalho.

Programação:
Conforme o calendário, o roteiro de visitas a partir de segunda-feira, será o seguinte:

27/03/23 -às 13h - UBS LEPORACE
28/03/23 - às 9h - UBS ÂNGELA ROSA
28/03/23 - às 13h - UBS GUANABARA
29/03/23 - às 8h30 - UBS SÃO SEBASTIÃO
30/03/23 - das 9h às 16h - PRAÇA CENTRAL (DIA D)

Concurso ‘A Mais Bela Voz’ abre inscrições

 voz original

      O Projeto Cultural ‘A Mais Bela Voz’ abriu inscrições nesta quarta-feira, 22, para adultos. Cantores de Franca e região poderão participar do concurso, que acontecerá no dia 23 de abril, às 20 horas, no Teatro Municipal “José Cyrino Goulart”.
      Para participar, é necessário ter, no mínimo, 16 anos. São 13 vagas. “Os candidatos deverão enviar um vídeo de até 1 minuto, interpretando uma canção brasileira à capela ou com acompanhamento instrumental”, afirma o maestro Nazir Bittar, responsável pelo concurso.
     A música escolhida deve ser brasileira, considerando autor e letra. Versões de músicas internacionais, em português, não valerão. O material deve ser enviado, via WhatsApp ao telefone (16) 97404-6641 até 16 de abril. Mais informações poderão ser obtidas no mesmo número.
     O Projeto 'A Mais Bela Voz' é uma realização da Orquestra Sinfônica de Franca, que tem como parceira a Prefeitura de Franca, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). Faz parte da Ascram (Associação Cultural da Região da Alta Mogiana) e também tem o apoio administrativo da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca)

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 PHOTO 2023 03 22 15 48 24 1 original

    Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta quinta-feira, 23 de março, no horário das 8 às 19 horas.

VACINA BIVALENTE - (60 ANOS OU MAIS) E IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidos os idosos, com 60 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores, imunossuprimidos, com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais, pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais e trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes, que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.

1ª, 2ª e 3ª DOSES (6 MESES OU MAIS) / PFIZER - A primeira, segunda e terceira doses da vacina Pfizer para pessoas, com idade a partir de 6 meses ou mais estarão disponíveis nas UBSs Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano,  Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais e responsáveis, que deverão estar munidos da carteira de vacinação e um documento de identidade.

Pessoas que receberam a 1ª dose da Coronavac, poderão tomar a 2ª dose da vacina Pfizer, correspondente a sua idade.

4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) – PFIZER -quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Paulista, Ângela Rosa, Estação, Paulistano, Santa Clara, São Sebastião, Santa Terezinha e Aeroporto 3, das 8 às 19 horas. Pessoas que completaram o esquema vacinal com a dose única de Janssen, antes da gestação ou puerpério, podem realizar a 1ª dose adicional com 28 dias, após a dose única; a 2ª dose adicional, com 4 meses, após a 1ª dose adicional e a 3ª dose adicional, com 4 meses após a 2ª.

Vacinas de Rotina

PHOTO 2023 03 22 15 48 24 original 

       A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta quinta-feira, 23, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
     A vacina Tríplice Viral será aplicada nos dias 23 e 24 de março, atendendo ao seguinte cronograma:

23/03 - UBS Aeroporto 3 e UBS Luíza
24/03 - UBS Brasilândia e UBS Estação

INFLUENZA
       A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 6 meses, nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais