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Desenvolvimento

Com 31 importadores, FBR 2024 começa na próxima semana

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     A 3ª edição da FBR (Franca Business Round), a Rodada Internacional de Negócios, será realizada no período de 2 a 4 de abril, a partir das 8h, no Espaço Cedro.
     O evento realizado pela Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Desenvolvimento, ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e o SEBRAE, conta com o apoio institucional do Sindifranca, Abicalçados, Francal, Associação Comercial de São Paulo, Ciesp, Facesp, Ibrei, InvestSP e Senai.
     Neste ano, são 30 empresas do setor calçadista, que foram selecionadas para apresentar e comercializar os seus produtos para 31 compradores de 9 países, sendo Emirados Árabes, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, República Dominicana, Peru e Uruguai.
     Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento, explicou que na FBR, rodada internacional, os empresários atendem com agendamento os seus compradores, com o auxílio de um tradutor, apresentando a sua empresa. É um encontro fechado ao público, com foco em negócios. Nesta edição também, os compradores poderão visitar algumas fábricas e conhecer de perto a produção calçadista.
     Segundo ela, a feira é essencial para projetar as indústrias da cidade para o mundo. "É muito importante para fomentar no mercado internacional o nosso calçado, que é tão tradicional tanto no mercado interno, como externo. É reclassificar Franca no pódio internacional de qualidade dos calçados", disse.
     O Espaço Cedro fica na avenida Presidente Vargas, 3630 - Jardim do Éden.

Prefeitura recebe mais de 4 mil pedidos de Viabilidade Locacional

 Viabilidade Locacional original

       A Secretaria de Desenvolvimento segue com medidas para facilitar a ampliação das atividades econômicas na cidade. A Viabilidade Locacional é uma delas. Só nos dois primeiros meses deste ano, mais de 4 mil pedidos foram recebidos. Dependendo do tipo de atividade econômica pretendido, é necessário que a pessoa interessada informe a localização do empreendimento para ser feito o levantamento se não existem restrições da legislação para a sua instalação, de acordo com o tipo de atividade desejada.

     Os números revelados pela Divisão de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento apontam que 2.106 solicitações foram feitas em janeiro e 1.906 em fevereiro, com média de 100 a 105 análises feitas eletronicamente por dia. A agilidade nas respostas têm sido um dos diferenciais, com licença obtida em poucas horas ou até no mesmo dia.

     Existe a opção também neste serviço, cuja porta de entrada é a Redesim (https://vreredesim.sp.gov.br), da pessoa interessada em assumir a responsabilidade pela Viabilidade Locacional, sem depender da análise feita na Prefeitura.

     A entrada dos pedidos através da ‘Redesim’ são submetidos à Prefeitura, para serem analisados e dada a resposta ao contribuinte. Em 2022, foram recebidos 25,4 mil pedidos e no ano passado,25,5 mil.

     As informações são inseridas no sistema e a partir da localização, é pesquisado e dado a resposta se aquela atividade é permitida ou não em determinado bairro ou região. O serviço funciona no mesmo espaço em que está a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo Paulista, na parte térrea do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas, e também pelo telefone 3711-9834. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Regularização de atividades

     Depois de cumprida a primeira etapa, com aprovação da Viabilidade Locacional, entra a fase de licenciamento das atividades, cujo processo também se dá por meio da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), conveniada com a Prefeitura, e pelo site www.vreredesim.sp.gov.br.

     A Prefeitura está conectada ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), cujo tempo de expedição depende do tipo de atividade a ser desenvolvida, que pode ser de baixo, médio ou alto risco. Na primeira situação que, na maioria das vezes, abrange os microempreendedores individuais, a tramitação é bem mais rápida.

Semana começa com mais de 230 vagas de emprego

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    As pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou desejam mudar a sua área de atuação poderão se candidatar as 232 vagas oferecidas pelo Programa 'Emprega Franca' e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), disponíveis nesta segunda-feira, 25.
    Dentre as opções oferecidas no PAT, destaques para as cerca de 70 vagas nas áreas da construção civil, como ajudante de obras, pedreiro, apontador de obras, eletricista e oficial de serviços gerais na manutenção de edificações.
    Nos setores de serviços e operacional, tem oportunidades para operador de caixa, auxiliares de logística e administrativo, corretor de imóveis, cuidador de idosos, empacotador a mão, mecânico, repositor de mercadorias, dentre outros.
    Para se habilitar é preciso ter nível de escolaridade do Ensino Fundamental ao Superior Incompleto, ter ou não experiência.
    Para consultar as vagas do PAT, basta acessar o endereço bit.ly/vagaspatfranca ou comparecer à unidade, munido do currículo impresso e dos documentos pessoais, como RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho, CNH e comprovante de endereço.
     Já pelo Programa 'Emprega Franca' estão disponíveis oportunidades para ajudante geral - segmento da construção civil, analista contábil, auxiliares de cozinha, eletricista, de escritório, caixa, churrasqueiro, cozinheira, social media, eletricista, dentre outras. Para acessar e se candidatar às vagas, os interessados deverão entrar no site da Prefeitura, no link do 'Emprega Franca', https://www.franca.sp.gov.br/pmf-emprega-franca/ , onde poderão cadastrar o currículo.
     O 'Emprega Franca’ e o PAT ficam em prédio anexo à Rodoviária de Franca, na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Informações poderão ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99601-0848.

Expoagro 2024 terá grandes shows, exposição de animais e artistas francanos

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       A cerimônia de apresentação da 53ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca) foi realizada na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório do Parque de Exposições 'Fernando Costa'. Participaram do evento, a secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, Fransérgio Neves, diretor da Faz Eventos, empresa vencedora da licitação que será responsável pela parte artística da feira, vereadores e o Major Lázaro Antônio Felício, comandante interino do 15º Batalhão de Polícia Militar.        Durante a apresentação foi divulgada a grade de shows da Expoagro, que será realizada no período de 16 a 26 de maio, no Parque 'Fernando Costa'.       A programação contempla para o dia 16 de maio, o Concurso Garota e Garoto Expoagro 2024. No dia 17, está prevista a apresentação de Zezé di Camargo e Luciano. No sábado, 18, será a vez de Victor & Leo & Pedro Sampaio.  Para o domingo, 19, será realizada a 'Queima do Alho', a partir das 12 horas e show de Durval e Aladin, com entrada gratuita.      Para a segunda semana do evento, no dia 23, está marcado o show ecumênico com Trio Januário. Na sexta-feira, 24, subirão ao palco Raça Negra e Fred & Fabrício. Para o sábado, 25, Simone Mendes e Rionegro & Solimões e fechando a feira, no domingo, 26, show infantil às 17 horas, com entrada gratuita.      Os ingressos já estão sendo vendidos, com valores a partir de R$ 20. Além da pista, estarão disponíveis área vip e camarotes.     A 53ª Expoagro contará também com a parte técnica, com as tradicionais exposições e julgamentos de pistas de animais das raças equestres, como o Mangalarga Paulista, Mangalarga Machador, provas equestres como Team Penning, Três Tambores e Ranch Sorting, as raças bovinas com o Gir Padrão, que está retornando a exposição, Girolando, Gir Leiteiro, a tradicional da exposição de cães e Muares.Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento, informou que o parque estará aberto diariamente, a partir das 10 horas, com entrada gratuita para visitação do público e famílias, que poderão acompanhar as exposições de animais, apresentações de artistas francanos e toda a estrutura da feira. O fechamento dos portões será a partir das 17 horas, quando será cobrado o acesso. "Estamos preparando a Expoagro com muito carinho, tanto para Franca e toda a região. Será uma linda festa com artistas renomados para atender a todos os estilos musicais e a tradicional feira agropecuária", ressaltou.       A secretária destacou ainda a importância da feira para a economia e o turismo local. "É um evento que emprega muitas pessoas direta e indiretamente, fomenta a economia da cidade, no setor do comércio e hotelaria, além de ser uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem a cidade e toda a região", comentou.

Prefeitura se reúne com empresários para elaborar plano de pontos turísticos na região

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       Aconteceu na tarde desta quinta-feira, mais uma reunião entre Prefeitura e empresários da região para elaboração de estratégias que fomentem o turismo em várias áreas. Uma delas é o turismo rural. Para isso, a ideia inicial é mapear e traçar as trilhas ciclísticas que existem na região e, através delas, divulgar pontos de parada e até pernoite a partir das moradias, pousadas e hotéis que estão no trajeto, visando aliar a prática esportiva ao lazer. A estimativa é que haja em torno de 100 trilhas na região.

     A empresária Cristiane Kaulich, de Patrocínio Paulista, tem uma fazenda com reserva florestal, cachoeira e uma área para refeição. Ela comemorou a iniciativa da Prefeitura. “Eu achei fantástica esta ideia. Era o que a gente precisava. Temos uma riqueza enorme na nossa região e precisamos expandir isso, ampliar nossas rotas e pontos turísticos. A iniciativa valoriza o pequeno proprietário. O que a Prefeitura está propondo é uma união de tudo que estava desvinculado”, disse.

     Atendendo às orientações do prefeito Alexandre Ferreira, um encontro preliminar foi realizado no início da semana, na Secretaria de Desenvolvimento, envolvendo colaboradores e pessoas que participam de passeios ciclísticos. Elas se organizam em grupos de WhatsApp e estão oferecendo subsídios que serão importantes na elaboração do mapeamento das trilhas que, posteriormente, será disponibilizado no site da Prefeitura e nas redes sociais para que o interessado conheça as opções de trajeto disponíveis. Além dos equipamentos públicos municipais, hotéis e outros estabelecimentos também poderão divulgar as trilhas.

     Nos próximos dias, as equipes irão a campo, percorrendo os trechos e registrando cada atrativo para que os trajetos sejam disponibilizados, mediante o link do site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br) e o escaneamento de QR Code pelo celular.

     Fernando Rached Jorge, presidente da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) participou da reunião e disse que Franca tem um amplo potencial turístico. “Estamos falando de turismo rural, com a possibilidade de rotas para o café; religioso, com grandes eventos como o Hallel e Comadef; gastronômico, com cervejarias premiadas e pratos típicos; e de negócios, com um parque industrial reconhecido e área de serviços em expansão. Temos ainda o turismo de aventura, com mais de 200 rotas de bicicleta e moto catalogadas em Franca e região, o que nos torna um destino espetacular para aqueles que buscam esse tipo de atividade”, destacou.

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