Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Desenvolvimento

Prefeitura recebe mais de 4 mil pedidos de Viabilidade Locacional

 Viabilidade Locacional original

       A Secretaria de Desenvolvimento segue com medidas para facilitar a ampliação das atividades econômicas na cidade. A Viabilidade Locacional é uma delas. Só nos dois primeiros meses deste ano, mais de 4 mil pedidos foram recebidos. Dependendo do tipo de atividade econômica pretendido, é necessário que a pessoa interessada informe a localização do empreendimento para ser feito o levantamento se não existem restrições da legislação para a sua instalação, de acordo com o tipo de atividade desejada.

     Os números revelados pela Divisão de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento apontam que 2.106 solicitações foram feitas em janeiro e 1.906 em fevereiro, com média de 100 a 105 análises feitas eletronicamente por dia. A agilidade nas respostas têm sido um dos diferenciais, com licença obtida em poucas horas ou até no mesmo dia.

     Existe a opção também neste serviço, cuja porta de entrada é a Redesim (https://vreredesim.sp.gov.br), da pessoa interessada em assumir a responsabilidade pela Viabilidade Locacional, sem depender da análise feita na Prefeitura.

     A entrada dos pedidos através da ‘Redesim’ são submetidos à Prefeitura, para serem analisados e dada a resposta ao contribuinte. Em 2022, foram recebidos 25,4 mil pedidos e no ano passado,25,5 mil.

     As informações são inseridas no sistema e a partir da localização, é pesquisado e dado a resposta se aquela atividade é permitida ou não em determinado bairro ou região. O serviço funciona no mesmo espaço em que está a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo Paulista, na parte térrea do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas, e também pelo telefone 3711-9834. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Regularização de atividades

     Depois de cumprida a primeira etapa, com aprovação da Viabilidade Locacional, entra a fase de licenciamento das atividades, cujo processo também se dá por meio da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), conveniada com a Prefeitura, e pelo site www.vreredesim.sp.gov.br.

     A Prefeitura está conectada ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), cujo tempo de expedição depende do tipo de atividade a ser desenvolvida, que pode ser de baixo, médio ou alto risco. Na primeira situação que, na maioria das vezes, abrange os microempreendedores individuais, a tramitação é bem mais rápida.

Semana começa com mais de 230 vagas de emprego

 Empregos original

    As pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou desejam mudar a sua área de atuação poderão se candidatar as 232 vagas oferecidas pelo Programa 'Emprega Franca' e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), disponíveis nesta segunda-feira, 25.
    Dentre as opções oferecidas no PAT, destaques para as cerca de 70 vagas nas áreas da construção civil, como ajudante de obras, pedreiro, apontador de obras, eletricista e oficial de serviços gerais na manutenção de edificações.
    Nos setores de serviços e operacional, tem oportunidades para operador de caixa, auxiliares de logística e administrativo, corretor de imóveis, cuidador de idosos, empacotador a mão, mecânico, repositor de mercadorias, dentre outros.
    Para se habilitar é preciso ter nível de escolaridade do Ensino Fundamental ao Superior Incompleto, ter ou não experiência.
    Para consultar as vagas do PAT, basta acessar o endereço bit.ly/vagaspatfranca ou comparecer à unidade, munido do currículo impresso e dos documentos pessoais, como RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho, CNH e comprovante de endereço.
     Já pelo Programa 'Emprega Franca' estão disponíveis oportunidades para ajudante geral - segmento da construção civil, analista contábil, auxiliares de cozinha, eletricista, de escritório, caixa, churrasqueiro, cozinheira, social media, eletricista, dentre outras. Para acessar e se candidatar às vagas, os interessados deverão entrar no site da Prefeitura, no link do 'Emprega Franca', https://www.franca.sp.gov.br/pmf-emprega-franca/ , onde poderão cadastrar o currículo.
     O 'Emprega Franca’ e o PAT ficam em prédio anexo à Rodoviária de Franca, na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Informações poderão ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99601-0848.

Expoagro 2024 terá grandes shows, exposição de animais e artistas francanos

 Divulgacao Expoagro original

       A cerimônia de apresentação da 53ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca) foi realizada na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório do Parque de Exposições 'Fernando Costa'. Participaram do evento, a secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, Fransérgio Neves, diretor da Faz Eventos, empresa vencedora da licitação que será responsável pela parte artística da feira, vereadores e o Major Lázaro Antônio Felício, comandante interino do 15º Batalhão de Polícia Militar.        Durante a apresentação foi divulgada a grade de shows da Expoagro, que será realizada no período de 16 a 26 de maio, no Parque 'Fernando Costa'.       A programação contempla para o dia 16 de maio, o Concurso Garota e Garoto Expoagro 2024. No dia 17, está prevista a apresentação de Zezé di Camargo e Luciano. No sábado, 18, será a vez de Victor & Leo & Pedro Sampaio.  Para o domingo, 19, será realizada a 'Queima do Alho', a partir das 12 horas e show de Durval e Aladin, com entrada gratuita.      Para a segunda semana do evento, no dia 23, está marcado o show ecumênico com Trio Januário. Na sexta-feira, 24, subirão ao palco Raça Negra e Fred & Fabrício. Para o sábado, 25, Simone Mendes e Rionegro & Solimões e fechando a feira, no domingo, 26, show infantil às 17 horas, com entrada gratuita.      Os ingressos já estão sendo vendidos, com valores a partir de R$ 20. Além da pista, estarão disponíveis área vip e camarotes.     A 53ª Expoagro contará também com a parte técnica, com as tradicionais exposições e julgamentos de pistas de animais das raças equestres, como o Mangalarga Paulista, Mangalarga Machador, provas equestres como Team Penning, Três Tambores e Ranch Sorting, as raças bovinas com o Gir Padrão, que está retornando a exposição, Girolando, Gir Leiteiro, a tradicional da exposição de cães e Muares.Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento, informou que o parque estará aberto diariamente, a partir das 10 horas, com entrada gratuita para visitação do público e famílias, que poderão acompanhar as exposições de animais, apresentações de artistas francanos e toda a estrutura da feira. O fechamento dos portões será a partir das 17 horas, quando será cobrado o acesso. "Estamos preparando a Expoagro com muito carinho, tanto para Franca e toda a região. Será uma linda festa com artistas renomados para atender a todos os estilos musicais e a tradicional feira agropecuária", ressaltou.       A secretária destacou ainda a importância da feira para a economia e o turismo local. "É um evento que emprega muitas pessoas direta e indiretamente, fomenta a economia da cidade, no setor do comércio e hotelaria, além de ser uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem a cidade e toda a região", comentou.

Prefeitura se reúne com empresários para elaborar plano de pontos turísticos na região

 Pontos Turisticos Reuniao original

       Aconteceu na tarde desta quinta-feira, mais uma reunião entre Prefeitura e empresários da região para elaboração de estratégias que fomentem o turismo em várias áreas. Uma delas é o turismo rural. Para isso, a ideia inicial é mapear e traçar as trilhas ciclísticas que existem na região e, através delas, divulgar pontos de parada e até pernoite a partir das moradias, pousadas e hotéis que estão no trajeto, visando aliar a prática esportiva ao lazer. A estimativa é que haja em torno de 100 trilhas na região.

     A empresária Cristiane Kaulich, de Patrocínio Paulista, tem uma fazenda com reserva florestal, cachoeira e uma área para refeição. Ela comemorou a iniciativa da Prefeitura. “Eu achei fantástica esta ideia. Era o que a gente precisava. Temos uma riqueza enorme na nossa região e precisamos expandir isso, ampliar nossas rotas e pontos turísticos. A iniciativa valoriza o pequeno proprietário. O que a Prefeitura está propondo é uma união de tudo que estava desvinculado”, disse.

     Atendendo às orientações do prefeito Alexandre Ferreira, um encontro preliminar foi realizado no início da semana, na Secretaria de Desenvolvimento, envolvendo colaboradores e pessoas que participam de passeios ciclísticos. Elas se organizam em grupos de WhatsApp e estão oferecendo subsídios que serão importantes na elaboração do mapeamento das trilhas que, posteriormente, será disponibilizado no site da Prefeitura e nas redes sociais para que o interessado conheça as opções de trajeto disponíveis. Além dos equipamentos públicos municipais, hotéis e outros estabelecimentos também poderão divulgar as trilhas.

     Nos próximos dias, as equipes irão a campo, percorrendo os trechos e registrando cada atrativo para que os trajetos sejam disponibilizados, mediante o link do site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br) e o escaneamento de QR Code pelo celular.

     Fernando Rached Jorge, presidente da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) participou da reunião e disse que Franca tem um amplo potencial turístico. “Estamos falando de turismo rural, com a possibilidade de rotas para o café; religioso, com grandes eventos como o Hallel e Comadef; gastronômico, com cervejarias premiadas e pratos típicos; e de negócios, com um parque industrial reconhecido e área de serviços em expansão. Temos ainda o turismo de aventura, com mais de 200 rotas de bicicleta e moto catalogadas em Franca e região, o que nos torna um destino espetacular para aqueles que buscam esse tipo de atividade”, destacou.

'Caminho para o Emprego' tem vagas em cursos de alimentação e serviços

 Caminhos para o emprego original

         As pessoas que buscam qualificação profissional ou querem mudar de área de atuação, podem se inscrever para os cursos gratuitos oferecidos pelo Programa 'Caminho para o Emprego', da Secretaria de Desenvolvimento, nas áreas de alimentação e prestação de serviços.

        Dos cursos oferecidos, ainda tem vagas para 'Processamento Caseiro de Leite', 'Fotografia Comercial com Celular', 'Jardinagem', além dos que serão ministrados em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, sendo 'Plantas Medicinais', Temperos e Condimentos', 'Produtos de Confeitaria' e 'Pães e Salgados Fitness'. As capacitações também contam com apoio do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural de Franca e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas). Algumas das opções já tiveram as aulas iniciadas e outros começarão em abril.

       Para fazer inscrição, o interessado deverá ter 18 anos e acessar o site da Prefeitura, no link do 'Programa Caminho para o Emprego', https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml, onde poderá consultar a data de início das aulas, locais, duração e outras informações importantes sobre cada capacitação. Para alguns cursos é necessário comparecer à sede da Escola Profissionalizante, no Centro (Rua Dr. Júlio Cardoso, 1948 - Centro) para efetuar o cadastro, munido dos documentos pessoais e comprovante de endereço.

       Informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3706-6590 ou pelo WhatsApp (16) 3724-7417.

       Confira as opções de cursos com vagas abertas:

ALIMENTAÇÃO: FABRICAÇÃO DE PÃES E SALGADOS FITNESS

01/04 a 15/04

Segundas, terças e quartas - 13 às 17 horas

Local: Casa de Misericórdia (rua General Osório, 2294, Centro)

Inscrições: Site da Prefeitura > Aba ‘Caminho para o Emprego’ - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml

 

FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE CONFEITARIA

02/04 a 29/04

Segundas, terças e quartas – das 18 às 22 horas

Local: Cantinho Amor e Caridade (avenida Gabriela Almeida Pirajá, 168, Jardim Aeroporto II)

Inscrições: Site da Prefeitura > Aba ‘Caminho para o Emprego’ - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml

TEMPEROS E CONDIMENTOS

02/04 a 30/07

Terças – 8 às 11 horas

Local: Jardim Zoobotânico (avenida Segundo Guaraldo, City Petrópolis)

Inscrições: Site da Prefeitura > Aba ‘Caminho para o Emprego’ - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml

 

PLANTAS MEDICINAIS

04/04 a 01/08

Quintas – 8 às 11 horas

Local: Jardim Zoobotânico (avenida Segundo Guaraldo, City Petrópolis)

Inscrições: Site da Prefeitura > Aba ‘Caminho para o Emprego’ - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml

PROCESSAMENTO CASEIRO DE LEITE - Parceria com o SENAR/ Sindicato Rural

De 15/04 a 17/04

Segunda a quarta-feira

8 às 17h

Local: CASA MATEUS - RUA CASTRO ALVES, 606 - MIRAMONTES

Inscrições: Site da Prefeitura > Aba ‘Caminho para o Emprego’ - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml

FOTOGRAFIA COMERCIAL COM O CELULAR - Parceria com o SENAC

De 12/03 a 16/04

14 às 17h

Terças e quintas-feiras

Local: SENAC FRANCA

Inscrições: Escola Profissionalizante 'Caminho para o Emprego' - Rua Dr. Júlio Cardoso, 1948 - Centro

 

JARDINAGEM

De 18/03 a 26/03

13h30 às 17h30

Segunda a sexta-feira

Local: Secretaria de Desenvolvimento - Av Flávio Rocha, 500 - Vila Exposição

Inscrições: Escola Profissionalizante 'Caminho para o Emprego' - Rua Dr. Júlio Cardoso, 1948 – Centro

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais