Expoagro-2018: Torneio Leiteiro na reta final

expoagrotorneioleiteiro05 Small
Os resultados serão conhecidos nesta quinta-feira, 17, quando acontecerão as últimas ordenhas, mas o técnicos envolvidos nesse processo diário de três ordenhas, são praticamente unânimes em afirmar que este está sendo um dos maiores Torneios de Gir Leiteiro do País, o que eleva o potencial da cidade nesse ranking

     O ambiente é de curral, porém o conforto das vacas é de hotel de algumas estrelas, podendo ser observado dentro e fora dos galpões do Parque Fernando Costa, onde está ocorrendo uma das primeiras etapas da parte técnica da Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca), desde a última segunda-feira. Os resultados serão conhecidos nesta quinta-feira, 17, quando acontecerão as últimas ordenhas, mas o técnicos envolvidos nesse processo diário de três ordenhas (uma às 6 h, outra às 14 h e a última às 22 h), são praticamente unânimes em afirmar que este está sendo um dos maiores Torneios de Gir Leiteiro do País, o que eleva o potencial da cidade nesse ranking.

     Habituando a percorrer o País e Parques de Exposições pelos diferentes Estado do País, o zootecnista Fausto Cerqueira Gomes, de Belo Horizonte, da Associação Brasileira dos Criadores do Gado Gir, que coordena o controle das ordenhas, cronometrando o tempo e a pesagem final do leite tirado, é só cautela ao ser indagado sobre possíveis favoritas. ‘É muito cedo, estamos na quarta ordenha e até o momento está muito equilibrada a produção das mais de 20 vagas, distribuídas por categorias fêmea jovem, de primeira cria, vaca jovem de 36 a 48 meses e vaca adulta acima de 48 meses.

     A criadora da região, Maria Tereza Costa Lemos Calil, várias vezes premiada, acompanhava cada instante dos preparativos para a ordenha das 14 h, com os olhos fixados em seus três exemplares: Indivia que até o momento estava liderando, mais a Hamazonia e Inezita, que ao ser perguntada, confirmou que era uma homenagem a grande figura da música raiz brasileira, a falecida cantora e compositora Inezita Barroso. Tereza apesar de confiante, disse que Indivia é um jovem, pariu a pouco mais de um mês e está estreando em exposições, segundo ‘para ganhar experiência’.

     Ao lado do diretor de Agropecuária da Prefeitura, João Jacinto, a estudante do 3º ano de agropecuária no Colégio Agrícola de Franca, Emile Cintra de Andrade, era só alegria na equipe de apoio, observando os animais sendo ordenhados. ‘Estou gostando muito, é uma experiência bem diferente de ouvir apenas as explicações teóricas dentro de uma sala de aula, o aprendizado aqui é bruto, a gente sente o clima, o cheiro dos animais’, comentou.

     Com acesso livre ao público durante essa etapa, a Exposição Agropecuária segue até o dia 27 com diversos atrativos e a partir dessa quinta-feira, entra a etapa dos julgamentos. Nessa data também, a partir das 18 h, com a presença de autoridades, criadores e convidados, serão divulgados os resultados do Torneio Leiteiro, feita a premiação e também realizada a abertura oficial da festa que vai até o dia 2 de junho, considerando a parte artística que inicia-se dia 26.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais