Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Inscrições para o I Concurso Cultural de Prevenção às Drogas

Tamanho da letra:

      Com o slogan “Drogas: como agir para prevenir?” , estão abertas as inscrições para o “I Concurso Cultural de Prevenção às Drogas”, promovido pelo Conselho Municipal Antidrogas de Franca. A iniciativa está sendo realizada e aberta para todas as escolas Particulares, Municipais e Estaduais do Município de Franca.

      O período de produções está valendo, começou no 7 deste mês e segue até o dia 15 de junho próximo, consistindo ao final, na premiação de 3 (três) participantes que obtiverem as melhores produções, de acordo com o parecer da Comissão Julgadora. Os alunos participantes deverão considerar para todas as categorias o Tema proposto: “Drogas: Como agir para prevenir?”

      Os organizadores enfatizam que é sabido que a cada dia o consumo de drogas cresce consideravelmente, tornando-se um dos principais problemas de saúde pública, bem como de ordem social, o que compromete o futuro de uma nação, entretanto, é um assunto delicado e que merece atenção. Assim, faz-se necessário trazer elementos que contribuam para a reflexão de toda a comunidade escolar e, consequentemente, auxiliar nossas crianças e adolescentes nesse aspecto. É importante considerar a prevenção como o caminho para evitar o uso e o consumo abusivo de drogas, trazendo à tona os problemas e as consequências quanto ao uso dessas substâncias.

      O objetivo do concurso é estimular e subsidiar a implementação de ações de prevenção ao uso de drogas e promover a reflexão sobre esta temática nas escolas. Junto com a Prefeitura, participam Delegacia de Ensino, ACIF e secretaria da Educação e as inscrições devem ser feitas nas próprias escolas, onde será feita a primeira pre-seleção. Confira a seguir mais informações no regulamento e cronograma para o trabalho nas escolas públicas e particulares:

REGULAMENTO

O concurso terá 3 (três) categorias:

1ª. Tirinhas: escolher 01 (uma) Tirinha que poderá ser usada na campanha de Mobilização Social na prevenção e combate as drogas em 2019;

2ª. Redação – Texto Informativo: escolher 1 (um) Texto Informativo com o Tema: “Drogas: como agir para prevenir?”.

3ª. Redação: Texto dissertativo-argumentativo: escolher 1 (um) texto do gênero dissertativo-argumentativo com o tema: “Drogas: Como agir para prevenir? ”.

     1. Critério de Participação

1ª Categoria “Tirinha”

Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados no 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino do município de Franca-SP.

2ª Categoria “Produção de Texto informativo”

Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados no 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino do município de Franca – SP.

3ª Categoria “Produção de Texto dissertativo-argumentativo”

Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados na 1ª série do Ensino Médio das redes pública e particular de ensino do município de Franca-SP.

1.1. Cada aluno poderá ter uma única participação e não serão aceitas participações com mais de um autor.

1.2. Cada unidade escolar realizará um concurso interno e selecionará 3 (Três) produções para cada categoria que deverão ser enviadas à Diretoria de Ensino de Franca até o dia 15 de junho de 2018.

     2. Normas Gerais

2.1. Os trabalhos deverão ser inéditos e elaborados em sala de aula. Os trabalhos não poderão ter sido inscritos em outros concursos, retirados de internet, livros, revistas, catálogos, folhetos etc. Em caso de infração deste tópico, a responsabilidade será do autor e responsável legal.

2.2. Para a Categoria “Tirinha”: As tirinhas deverão conter de 03 (três) a 04 (quatro) quadrinhos, não ultrapassando os limites de uma folha A4. Para esta categoria as produções serão avaliadas seguindo os seguintes critérios: Humor; Originalidade; Clareza da tirinha; Adequação ao tema e Acabamento da arte.

Observação:

- Atentar para que o conteúdo da produção não seja agressivo;

-Tem que ser uma tirinha. Pode ou não ter diálogos;

- Adequar-se ao tema proposto;

- A participação tem de ser de produção (autoria) própria;

  • - Receberá nota zero (desclassificação) qualquer envio das situações expressas a seguir:

- Não for tirinha;

- Fugir ao tema ou não atender ao tipo humorístico;

- Possuir humor negro;

- For plagiada (seja ela cópia total ou parcial);

- Possuir conteúdos impróprios.

2.3. Para a Categoria “ Texto informativo”: Os textos informativos tem o objetivo de abordar algum tema e transmitir conhecimento a respeito desse tema, transmitir dados e conceitos. Isto é o que acontecem em reportagens de revistas e jornais, verbetes de dicionários e enciclopédias, artigos de divulgação científica e livros didáticos.

A maioria dos leitores quando tem em mãos um texto informativo tem a expectativa de aprender alguma coisa com a leitura. Incluímos neste tipo de textos todos os compreendidos no jornalismo: jornais, revistas, folhetos, com suas diferentes variedades (notícias, reportagens, artigos diversos, anúncios etc.). Incluímos também a correspondência, embora possa haver cartas que se encaixariam melhor num modelo literário. No entanto, a maior parte de correspondência que recebemos e enviamos tem como finalidade informar algo concreto.

Características de um texto informativo:

Função: Conhecer ou transmitir explicações e informações de caráter geral.

Seu objetivo é compreender ou comunicar as características principais do tema, sem maior aprofundamento.

Conteúdo: Muito diverso, em função do tema (notícias, anúncios, cartas etc.).

Formato: Texto em prosa, com características específicas de cada modelo.

2.4. Para a Categoria “Texto dissertativo-argumentativo”: Este tipo de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações, à medida que é dissertativo; bem como seu objetivo central reside na formação de opinião do leitor, ou seja, caracteriza-se por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem, sendo nesse sentido argumentativo.

As etapas necessárias para produzir um texto dissertativo-argumentativo são:

Problema: No momento inicial busca-se o problema, ou seja, os fatos sobre o tema pretendido e, ademais a tese (ideia central do texto).

Opinião: A opinião pessoal sobre o tema reforçará a argumentação, por isso é importante buscar uma verdade pessoal ou juízo de valor sobre o assunto abordado.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais