Transporte coletivo com restrições de linhas

O transporte coletivo urbano está garantido na cidade para esse final de semana, apenas com restrições de linhas por conta das medidas de economia de combustíveis. A medida foi confirmada nesta sexta-feira à tarde, depois de uma reunião de dirigentes da Emdef (Empresa para o Desenvolvimento de Franca), com a concessionária de transporte, que informou ter obtido uma considerável economia no consumo nos dois últimos dias, o que permitirá que parte da frota continue funcionando.

A orientação geral aos usuários, é que procurem utilizar o aplicativo ‘Meu Ônibus’, através do qual é possível verificar o trajeto que o circular está cumprindo, onde está e o momento exato que vai passar em determinado ponto. Para conseguir manter parte de sua frota operando nestes dois dias, a empresa de ônibus informou também, ter conseguido uma quantidade de combustível de um colaborador.

Todos os esforços estão sendo feitos para que a situação se normalize no Terminal, em Ribeirão Preto, de modo que a partir de segunda-feira as atividades sejam regularizadas. Neste dois dias os ônibus circularão no sistema que funcionam aos domingos, com meta dos coletivos circulando.

Procon Franca faz blitz em postos de combustíveis

Seguindo as orientações da Fundação Procon-SP, a unidade local do órgão saiu nesta sexta-feira com uma de suas equipes nas ruas da cidade para conferir casos de irregularidades a partir de denúncias que recebeu. O aumento de preços acima do normal, sem justificativa pode configurar prática abusiva em prejuízo do consumidor.

O objetivo era constatar as práticas denunciadas nos estabelecimentos, fazer o registro com imagens e constatada a infração, elaborar os autos de notificação, com as orientações previstas, enviando em seguida para as providências judiciais. A Fundação Procon-SP é vinculada à secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. Nas diligências feitas não houve a constatação de irregularidades, mas foram lavrados os termos dos reclamantes.

Essa prática é prevista no Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Seção IV, das Práticas Abusivas, art. 39 Inciso X) que trata da elevação de preços de produtos e serviços sem justa causa. Para combater esse abuso consumidor deve documentar e denunciar os supostos infratores através do site www.procon.sp.gov.br (atendimento à distância) ou procurar a unidade de sua cidade, no caso de Franca, em dois endereços na Alameda Vicente Leporace, no Parque dos Pinhais e na rua Ouvidor Freire, no centro.

Informações, tel. 3721-4678, João Vicente.

Procon divulga balanço de atendimentos

procon05 Small
Com destaque para 1.389 atendimentos relativos às questões financeiras/cartões de créditos/empréstimos; 899 atendimentos relativos a produtos/serviços;  711 atendimentos relativos a TVs por assinaturas, e 593 atendimentos relativos a telefonia/água/energia elétrica