Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Saúde amplia acesso a serviço de Psicologia nas UBSs

 Servico Psico UBS original

      Com o objetivo de facilitar o acesso de pacientes aos atendimentos de Psicologia na rede de Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura iniciou um novo sistema para o agendamento de consultas, que está em vigor deste a última semana.

     A partir de agora, as pessoas que necessitarem de atendimento com psicólogos, deverão procurar uma UBS ou ESF (Estratégia de Saúde da Família) de segunda a sexta-feira, no horário das 7 às 19h, tendo em mãos o encaminhamento médico da rede SUS e um documento de identidade para inserção no sistema de informação. Desta forma, semanalmente, serão liberadas novas vagas e a equipe da UBS irá convocar novos pacientes, que estão aguardando por atendimento, avaliando a data em que a pessoa solicitou a vaga, dia do encaminhamento e grau de prioridade que o médico estabeleceu. O contato será feito através de telefone, por isso é essencial que as pessoas mantenham o seu cadastro atualizado.

     Anteriormente, o agendamento era feito uma vez por mês, em dia determinado, onde as pessoas entregavam o encaminhamento na unidade e a quantidade de agendamentos era feita conforme o número de vagas liberadas para aquele mês.

     O atendimento de Psicologia é prestado em todas as 16 UBSs, sendo: Aeroporto I, Aeroporto III, Ângela Rosa, Brasilândia, Guanabara, Estação, São Sebastião, Luíza, Leporace, Santa Clara, Santa Terezinha, Horto, Planalto, Paulista, Paulistano e Progresso.

     Segundo a Secretaria de Saúde, a Atenção Básica visa possibilitar o primeiro acesso das pessoas ao Sistema, inclusive das pessoas que demandam um cuidado em saúde mental. Quando se fala do trabalho do psicólogo neste nível de atenção, entende-se que a atuação não deve se limitar a uma prática curativa e individualizada, mas também se pautar em ações que promovam a autonomia, conscientização e empoderamento dos indivíduos e comunidades, oferecendo a possibilidade de promover mudanças em suas vidas.

     Além das psicoterapias (individuais e em grupo) os psicólogos também oferecerão Grupos de Apoio nas unidades. Este grupo é aberto e tem o objetivo desenvolver ações de promoção de saúde mental e acolher os pacientes que aguardam por atendimentos. A participação no Grupo de Apoio é aberta e livre, respeitando o desejo do paciente. Mais informações sobre dias e horários, poderão ser obtidas na UBS mais próxima da casa.

     Ainda de acordo com a secretaria, em 2023 foram realizados 25.714 agendamentos de Psicologia, sendo que a média mensal é de 1.545 atendimentos.

Saúde cria canal de WhatsApp para diminuir ausências em consultas

 Design sem nome 5 original

     A Secretaria de Saúde criou e já está em funcionamento o sistema de confirmações de consultas agendadas para pacientes na rede municipal. Através do aplicativo de mensagens WhatsApp, os francanos que agendam consultas com especialistas no NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) estão recebendo, com uma semana de antecedência, mensagens de confirmação de seus atendimentos, contendo o nome da especialidade, data, horário e local da consulta. A mensagem informa ainda que é apenas uma notificação e lembrete sobre o atendimento, que não há necessidade do paciente responder. O aviso é enviado através do telefone (16) 3711-9592, da Secretaria de Saúde, utilizado apenas para esta finalidade.

     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, explicou que esta medida visa aperfeiçoar cada dia mais o atendimento prestado pelo município, evitando que as pessoas 'esqueçam' a data de agendamento das consultas, contribuindo também para a redução do absenteísmo de pacientes nos procedimentos. Segundo ela, a secretaria registra uma média de 21% de faltas em consultas de especialidades e cerca de 35% na ginecologia. "Queremos garantir que cada pessoa tenha acesso rápido e fácil às informações necessárias para cuidar da sua saúde", afirmou.

     De acordo com a secretária, o sistema está em pleno funcionamento e para garantir que ele continue tendo o resultado esperado é essencial que a população mantenha o cadastro sempre atualizado, com endereço e telefones de contato, procurando uma das UBS's (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa. "Queremos reforçar a importância de manter seus contatos sempre atualizados em nossos registros, para que todos possam usufruir plenamente desse novo serviço", reforçou.

     Atualmente, são prestados cerca de 16 mil consultas e atendimentos em 21 especialidades, por mês, no NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), que funciona na Vila Santa Eugênia. A nova unidade do NGA está em construção no Jardim Botânico, na Região Sul.

Agentes de controle de vetores visitam Jardim Zelinda neste sábado

 Fumace Carro original

         A Secretaria de Saúde segue com diversas frentes de combate à dengue na cidade. Neste sábado, 9, os agentes de controle de vetores estarão no Jardim Zelinda, Região Oeste, para vistoriar imóveis, realizar o bloqueio e orientar os moradores e comerciantes.

     Este trabalho tem acontecido aos sábados para garantir a vistoria de locais que não foram visitados durante a semana. Além disso, na próxima semana, os servidores da Vigilância farão mais palestras em escolas e empresas.

     Já no dia 16 de março, a Secretaria de Saúde realizará mais um ‘Arrastão da Dengue’ na Vila São Sebastião, Região Oeste. No dia 23, deste mês, a Vigilância fará outro arrastão, desta vez, nos Jardins Aeroporto 2 e 3.

      A orientação é que os moradores coloquem dentro de sacos plásticos os materiais que estão sem utilidade e que possam se tornar criadouros do mosquito, como garrafas pets, vidros, vasilhas, potes, entre outros.

     Até esta sexta-feira, 8, Franca já havia contabilizado 1159 casos positivos e duas mortes, sendo de dois homens, com idades de 44 e 84 anos, ambos com comorbidades.

Fumacê

     Na última quinta-feira, 7, o “fumacê” foi aplicado na Vila Santa Terezinha. Outros bairros que receberam a nebulização foram Jardim Ângela Rosa, Vilas Santa Cruz e Santos Dumont, Jardins Califórnia, Dermínio e Luíza.

Saúde segue com palestras e ações de combate à dengue

 DSC 0982 original

        Nesta quarta-feira, 7, a Secretaria de Saúde realiza mais um “fumacê”. Desta vez, será na Vila Santa Terezinha, Região Norte da cidade. Bairros como os jardins Ângela Rosa, Noêmia, Califórnia, Dermínio e Luiza, além da Vila Santos Dumont, também já receberam a ação. Além disso, nesta semana os agentes de vetores estiveram em prédio da Avenida Adhemar Polo Filho, no bairro Parque dos Lima, para controlar possíveis criadouros do mosquito.

     A orientação é que os moradores deixem portas e janelas abertas, permitindo assim que o produto entre nas casas. O “fumacê” é aplicado naquelas regiões onde a Vigilância Epidemiológica identificou maior quantidade de casos positivos, o que mostra que o mosquito está em circulação naquela região.

      Além do “fumacê”, no próximo sábado, 9, os agentes percorrerão locais que não foram vistoriados durante a semana, como imóveis e estabelecimentos comerciais que estavam fechados ou que os proprietários não foram localizados.

      A Prefeitura segue com palestras dentro de escolas, empresas e Unidades Básicas de Saúde para orientar e conscientizar a população sobre os cuidados dentro em casa para evitar a proliferação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na próxima semana, mais palestras serão realizadas.

      Até a manhã desta quarta-feira, Franca registrou 1.067 casos de dengue e dois óbitos: um homem de 44 anos e um idoso de 84. Ambos tinham comorbidades.

Saúde amplia ações nas UBSs para as mulheres

 UBS Brasilandia original

        A Secretaria de Saúde está com ações voltadas para a saúde da mulher nesta semana, através das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ESFs (Estratégias de Saúde da Família) ou nos Ambulatórios.

     As pacientes estão recebendo orientações e informações de serviços disponibilizados de forma gratuita e de uma agenda de citologia uterina, que consiste na oferta de exames que permitem detectar algum tipo de alterações nas células do colo uterino.

     Além das orientações, estão sendo promovidas atividades coletivas, reunindo grupos de usuárias em cada unidade, com palestras de profissionais convidados, discorrendo sobre prevenção e promoção de saúde da mulher.

     No ESF do Jardim Paineiras, na Região Norte, por exemplo, a equipe está preparando eventos específicos entre os dias 12 e 13 de março. A proposta é realizar uma semana com ações diversas voltadas para a autoestima, com oferta de serviços de maquiagem, aliado a palestras com orientações gerais e participação dos alunos de enfermagem do Centro Universitário Uni-Facef, além de um café da manhã para as participantes.

     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, informou que serão programados mutirões de coleta do exame de Papanicolau aos sábados. As datas, horários e locais serão divulgados nos próximos dias, e todas as mulheres que agendarem, serão previamente comunicadas de onde será realizado o exame.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais