Vacinação contra pólio supera 66% em Franca

 

vacinagripe

Bem diferente daqueles 24% divulgado nos sistemas do Ministério da Saúde, em que além de Franca aparecem várias outras cidades com baixa cobertura, fato atribuído a erros no processamento das informações transmitidas.

Saúde trabalha para aumentar cobertura vacinal na cidade

 

 

vacina

     Com equipes disponíveis diariamente das 10 h às 16 h nas 19 Unidades de Saúde da cidade, UBS e Estratégias da Família, oferecendo a vacina contra gripe H1N1 e outras doenças gratuitamente, a secretaria municipal de Saúde segue mobilizada para aumentar a cobertura vacinal na cidade. Os números, a exemplo do que acontece em nível nacional, apontam indicadores pouco acima de 50% do público alvo, o que é preocupante em todos os aspectos, em especial porque na faixa etária com menor cobertura estão as crianças com menos de 9 anos.

     A Vigilância Epidemiológica do município, vinculada a secretaria de Saúde, além das mobilizações pontuais já realizadas no dia ‘D’, fez os atendimentos domiciliares previamente agendados e está realizando um trabalho quase que personalizado, de vacinação nas Creches. Dentro das condições que dispõe, organizou um cronograma com suas equipes de enfermagem e periodicamente está percorrendo as unidades conveniadas que acolhem crianças onde cerca de 400 crianças receberam atendimento.

     Uma agravante nessas visitas, é que mesmo nesse universo das Creches visitadas é alta a incidência de crianças encontradas com as carteiras de vacinação desatualizadas ou até sem esse documento de controle. É indispensável que os pais ou responsáveis chamem para si a responsabilidade, pois isso pode comprometer o futuro delas, tornando-as vulneráreis a doenças e a partir daí ficar com sequelas irreparáveis.

Poliomielite

     Junto com a vacina contra a gripe Influenza também está disponível na rede pública, a vacina contra paralisia infantil e assim mesmo a incidência de crianças sem a vacina é grande. O Ministério de Saúde anunciou essa semana, a partir de constatações da doença em países limítrofes, a realização de uma Campanha Nacional durante todo o mês de agosto. Para tanto deve estar repassando nos próximos dias as diretrizes aos Estados e Municípios.

     Surtos de sarampo registrados na região Norte, especialmente no Amazonas e Roraima, deixaram em alertar as autoridades sanitárias do País que estão pedindo atenção máxima das autoridades municipais. Recentemente houve notícias do registro de paralisia infantil na Venezuela, elevando a situação de alerta, em especial quando o Ministério da Saúde revela que mais de 300 cidades estão com cobertura vacinal contra pólio abaixo de 50%.

Onde e quem procurar

     Em Franca a UBS mais próxima de casa é porta inicial para encontrar a vacina. Crianças até 9 anos e pessoas idosas a partir de 50 anos, além dos demais já relacionados, educadores, profissionais de saúde, pessoas hospitalizadas, recolhidas. As vacinas disponibilizadas na rede pública tm a função de estimular o corpo a produzir respostas imunológicas a fim de proteger contra determinada doença.  São produzidas a partir do próprio agente causador da doença, que é colocado em nosso corpo de forma enfraquecida ou inativada.

     Os números da Vigilância apontam para o registro de 74 suspeitos nestes primeiros seis meses do ano. Situações graves, que geraram internações, das quais 7 foram positivos e 57 negativos e 10 estão no aguardo de resultados. Também ocorreram três óbitos, sendo um importado (paciente de Morro Agudo) e duas de Franca. Em razão de alterações no sistema de processamento do Ministério da Saúde, não foi possível apurar os dados quantitativos atualizados da cobertura da vacina H1N1 até essa quarta-feira.

     Mais informações, tel. 3711-9435.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais