Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Provas da Residência Médica serão quarta-feira

 Residencia Medica original

          Os 38 candidatos inscritos para o Processo Seletivo para Residência Médica 2024 farão provas nesta quarta-feira, dia 31.

       A avaliação, conforme as orientações da coordenação do processo, terá como local o auditório do CEFAP, que fica na rua Francisco Barbosa, 1480, Cidade Nova, às 8 horas. A Secretaria de Saúde reforça o lembrete para que se atentem ao local e horário, comparecendo um pouco antes, munidos da documentação pessoal e o comprovante da inscrição.

      De acordo com os critérios contidos no edital, a Prova Escrita terá peso 90% + currículo com peso 10% e a Prova Objetiva (peso 90%). A lista completa dos candidatos convocados pode ser consultada no link:

https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2442-17012024.pdf.

      Para este Processo Seletivo, biênio 2024-2025, estão sendo disponibilizadas duas vagas.

Prefeitura empossa novos membros do COMAD

 Novos Membros COMAD original

          O auditório da Secretaria de Saúde recebeu na manhã desta quarta-feira, 24, a Cerimônia de Posse dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD) para o biênio de 2023/2025.
      O COMAD é um órgão de caráter consultivo, normativo, deliberativo, fiscalizador, articulador e de natureza paritária, do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD). O objetivo é dedicar-se à prevenção, cuidado e redução dos riscos e danos advindos da interação de pessoas com substâncias psicoativas, sendo responsável pela elaboração, articulação, implantação, assessoramento, acompanhamento e fiscalização das Políticas Públicas Municipais sobre Drogas, em sintonia com as diretrizes do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo – CONED, do CONAD (Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas) e da SENAD (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas) e SENAPRED (Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas).
      O conselho, vinculado à Secretaria de Saúde, conta com 18 membros titulares e suplentes dos seguintes órgãos: secretarias de Educação, Ação Social e Saúde; Polícia Militar; Polícia Civil; Vigilância Sanitária Municipal; OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); Delegacia Regional de Ensino Titular; Comunidades Terapêuticas com atuação específica na área de dependência química; Entidades e Associações Comunitárias Organizadas; Conselho Tutelar; Conselho Municipal de Segurança (CONSEG); Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF); representantes das instituições de ensino superior de Franca; da população em situação de rua; Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca (CONDECOM); Fundação Casa e Penitenciária de Franca.
      Após a Cerimônia de Posse, ocorreu a eleição da diretoria do conselho. Túlio Boso Fernandes dos Santos, das Entidades e Associações Comunitárias, foi eleito presidente, Bruno César de Oliveira Guilherme, da Ação Social, vice-presidente, primeira-secretária Natália Amaral Antunes, da população em situação de rua, e Vitor Pereira Balieiro, da OAB, como segundo-secretário.

Saúde segue com ações de combate à dengue

 Combate Dengue original

         No próximo sábado, 27, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, realizará um arrastão para recolher objetos que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Os bairros definidos foram Ângela Rosa e Vila Scarabucci. Segundo a Vigilância, os bairros apresentaram mais casos da doença, este ano, por isso, receberão a ação. A orientação é para que os moradores deixem sob as calçadas, a partir das 8h, especificamente, objetos como: garrafas, pneus, potes de alimento, apoio de vasos, latas, e outros que possam acumular água. Os agentes passarão recolhendo todos os materiais. O trabalho vai até o horário em que as equipes percorrerem todas as ruas dos bairros.
      Paralelo a esta ação, a Vigilância continua a realização da (ADL) Avaliação de Densidade Larvária. Já foram percorridos bairros do Complexo Aeroporto, Santa Rita, Recanto Elimar, Jardim Flórida, Franca Polo, Santa Lúcia e Primavera.
      Nesta semana, bairros como Paulistano, Brasilândia e regiões próximas devem receber as equipes de combate ao mosquito transmissor da dengue. A expectativa é que até o final de janeiro, o levantamento tenha sido concluído. Após a compilação dos dados, a Vigilância terá um panorama dos bairros onde o índice de larvas do mosquito está maior e através disso realizará um trabalho mais efetivo no controle ao vetor.
Conscientização
      No último sábado, equipes da Vigilância Ambiental realizaram um trabalho de conscientização e combate ao mosquito da Dengue, na praça da Nossa Senhora da Conceição, próximo à Concha Acústica.
      De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, os trabalhos foram intensificados neste começo de ano, devido ao período de chuvas e altas temperaturas, o que favorece a proliferação do mosquito transmissor da doença. Agentes do controle de vetores distribuíram panfletos e deram orientações à população sobre como combater o mosquito dentro de casa. Um mascote do Aedes também esteve presente na ação. “É muito importante que a população tenha essa consciência de que cuidando da própria casa, você estará cuidando de toda uma região. O combate ao mosquito começa dentro de casa”, disse Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
      Até o momento, neste ano, Franca registrou 146 casos da doença.
Arrastão da Limpeza
      Com objetivo de ajudar no combate à dengue, a Secretaria de Meio Ambiente realiza no próximo sábado, 27, o tradicional “Arrastão da Limpeza”. Serão visitados 36 bairros de parte da Região Oeste de Franca como: Residencial Amazonas, Roselândia, Higienópolis, Bairro da Estação entre outros. Os caminhões estarão percorrendo as ruas, a partir das 7h30. O objetivo é manter a cidade livre de materiais, que possam atrair insetos, servindo de criadouros para a Dengue, obstruindo as redes de galerias.
      O 'Arrastão da Limpeza' recolhe móveis velhos, utensílios domésticos, eletrodomésticos e materiais que estão em desuso pela população.
      A orientação aos moradores é para que façam a separação prévia do que desejam descartar e, nas primeiras horas de sábado, deixem sob as calçadas antes das 7h. Caso algum morador não consiga fazer a separação, pode entrar em contato, posteriormente, com a Secretaria de Meio Ambiente, e agendar a recolha pelo telefone (16) 3711-9440, fornecendo o endereço completo e o tipo de material a ser retirado.
      Confira os bairros que serão atendidos pelo 'Arrastão da Limpeza', deste sábado:  
01) Residencial Amazonas  
02) Jardim Pedreiras
03) Jardim Roselândia
04) Jardim Francano e Prolongamento
05) Bairro Higienópolis
06) Jardim Regina Helena
07)  Bairro da Estação
08) Vila Antonio dos Santos
09) Vila Nicácio
10) Jardim Miron
11) Jardim Samelo III
12) Jardim Samelo
13) Parque da Rua Boa Vista
14) Vila Guilherme
15) Vila Formosa
16) Parque São Jorge
17) Vila Chico Júlio e Prolongamento
18) Vila Imperador
19) Residencial São Vicente
20) Parque dos Pinhais
21)  Residencial Nosso Lar
22) Jardim Milena
23) Residencial São Tomaz
24) Vila Exposição
25) Jardim Guanabara
26) Jardim Maria Rosa
27) Jardim Integração
28)  Parque João Leite
29) Residencial Ana Terra
30) Vila Santa Luzia
31) Jardim Conceição Leite
32) Vila Nossa Senhora de Fátima
33) Vila Santos Dumont e Prolongamento
34) Jardim Independência
35) Vila Raycos
36) Jardim Califórnia

Saúde realiza ações de combate à dengue neste sábado

 Acoes Dengue Centro original

           Neste sábado, 20, equipes da Vigilância Ambiental estarão na praça central realizando ações de conscientização e combate ao mosquito da Dengue. De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, os trabalhos foram intensificados neste começo de ano, devido ao período de chuvas e altas temperaturas, o que favorece a proliferação do mosquito.  “Nós vamos estar com nossas equipes na praça, orientando sobre como fazer esse controle do mosquito e como eliminar os criadouros. É muito importante que a população tenha essa consciência de que cuidando da própria casa, você estará cuidando de toda uma região”, disse Waléria.
      A concentração das equipes será na praça central Nossa Senhora da Conceição, próximo a Concha Acústica, a partir das 9h, com a distribuição de materiais informativos, buscando ampliar a conscientização da população sobre o assunto.
      Já no dia 27, deste mês, será realizado um “Arrastão da Limpeza”, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, direcionado para a eliminação de criadouros das larvas do mosquito.
      Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, neste ano, foram contabilizados 65 casos da doença.
Densidade Larvária
      Junto com este trabalho, a Vigilância está realizando desde o início da semana, a Avaliação de Densidade Larvária, que é um levantamento técnico nos bairros para identificar os locais que receberão ações preventivas, inclusive com a nebulização.

Secretaria prepara eleição do Conselho de Saúde

 Conselho original

         A Secretaria de Saúde publicou nesta sexta-feira, 19, no Diário Oficial,  resolução com o objetivo de estabelecer as diretrizes para a eleição dos novos membros que vão compor o Conselho Municipal de Saúde para o mandato de 1º de fevereiro deste ano a 31 de janeiro de 2026.
      Neste sentido, seguindo o que está previsto no Regimento Interno, a Comissão Eleitoral conduzirá a logística de apoio, abrangendo as 5 regiões da cidade. O objetivo desta ação é estimular, facilitar o acesso e a participação dos candidatos e eleitores durante todo o tempo do processo eleitoral.
      O primeiro encontro será na Região Norte, na segunda-feira, 22. Neste diálogo com a comunidade, caberá a equipe conduzir os trabalhos referentes ao processo de eleição e indicação dos membros, que irão participar do Conselho Municipal de Saúde de Franca no novo biênio.
      De acordo com o cronograma, as reuniões serão na seguinte ordem e locais:
Região Norte: 22/01 – local: UBS Parque do Horto, das 8h30 às 10h30
Região Sul: 23/01 – UPA do Aeroporto I – 8h30 às 10h30
Região Leste: 24/01 – UBS Brasilândia – 14h às 16h
Região Oeste: 25/01 – UBS Estação – 14h às 16h
Região Central: 26/01 – Central  - Centro de Saúde I – 9h às 11h.
Eleição
      Conforme o estabelecido no regimento, o Conselho de Saúde será composto por 28 membros, dos quais 20 eleitos especificamente para o conselho e mais 8 representantes de conselhos gestores eleitos pelos seus pares, observada a paridade do número de representantes dos usuários em relação aos demais segmentos.
      A sessão plenária para a eleição dos demais segmentos está prevista para o dia 29, no Salão Azul da Secretaria de Saúde (Av. Flávio Rocha, 4.780, Vila Imperador), da seguinte forma: das 9 às 11h30, trabalhadores da Saúde, sendo das 8 às 9h30, exclusivo para inscrição dos candidatos e das 9h30 às 11h30, para votação; das 13 às 16h30, para os demais segmentos, sendo das 13 às 14h30, exclusivo para inscrição e das 14h30 às 16h30 votação.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais