Orientações do Procon antes das compras de Natal

 

compras de natal ilustrativa Medium

De acordo com as orientações, como em outras ocasiões festivas, as dicas são basicamente as mesmas, sendo indispensável planejar, pesquisar e comparar os preços e em seguida verificar das possibilidades orçamentárias e financeiras.

     Em nota divulgada nesta sexta-feira, contendo alertas e orientações nesse período de véspera de Natal, o Procon-Franca recomenda que os consumidores redobrem suas cautelas antes de irem as compras. É uma prestação de serviços, onde o consumidor primeiro deve observar previamente os preços, as ofertas se as promoções feitas pelos estabelecimentos, procurando compará-las com outras da mesma marca e padrão e depois decidir pela aquisição ou não.

     De acordo com as orientações, como em outras ocasiões festivas, as dicas são basicamente as mesmas, sendo indispensável planejar, pesquisar e comparar os preços e em seguida verificar das possibilidades orçamentárias e financeiras. O caminho, portanto, é cautela no momento das compras, especialmente com cartão de crédito, visto que os acréscimos são absurdos nesta modalidade de financiamento.

     Assim, o Procon enfatiza ainda para se evitar as compras por impulso, mesmo de posse do 13º salário no bolso ou na conta bancária. O consumidor não deve se esquecer de um detalhe muitíssimo importante, pois, nas compras de final de ano, incluem-se, além dos gastos (extras) com presentes, os gastos (extras) com gêneros alimentícios.

     Portanto, todo cuidado é pouco, inclusive, porque estas compras de final de ano começam a ser pagas no início do próximo ano, e junto com essas despesas extras é oportuno que existem IPTU, IPVA, Seguro Obrigatório, Despesas Escolares, viagens de férias, além das despesas do dia a dia. Assim, o ideal é comprar com antecedência, pesquisar os preços e evitar compras por impulso e emoção. O pagamento à vista é o mais recomendado, contudo, se não for possível evitar o parcelamento, recomenda-se verificar as taxas de juros e o número de parcelas.

Comprovantes das compras

     Um outro cuidado básico é exigir sempre nota fiscal e informações sobre as condições de troca, pois, a loja não é obrigada a efetuar troca em razão de tamanho, cor ou gosto, pois, estes detalhes devem ser vistos no momento da aquisição. Mercadorias lacradas como DVDs, CDs, livros e brinquedos devem ter uma amostra fora da embalagem para serem testadas (Lei Estadual 8.124/1992).

     Por fim, quando se falar em vale-presente, deve ser verificada a definição, condições, prazo (tipo de artigo, tamanho, cor, marca, etc.), e de preferência por escrito, e se o referido vale-presente é válido em todas as lojas da rede. Em situações de dúvida o consumidor por encontrar orientações nas duas unidades, uma no Parque dos Pinhais e outra na rua Ouvidor Freire, no centro e também no tel. 3721-4678.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais