Cidade Limpa: Secretaria intensifica ações em áreas públicas

limpezadeareaspublica Medium

As pessoas que circulam pela cidade, utilizando especialmente as vias marginais ou avenidas contempladas com áreas verdes e canteiros centrais estão observando diariamente um fluxo permanente de equipes da Prefeitura nos serviços de limpeza. Ora realizando a podas das árvores, dos jardins e dos gramados, como ocorreu neste começo de semana nas imediações da Avenida 7 de Setembro, no bairro São José, imediações do Terminal Rodoviário ou mesmo a capina ou despraguejamento.

A secretaria de Serviços e Meio Ambiente tem essa responsabilidade e vem se redobrando para dar conta dos avanços da vegetação, que nesse período chuvoso fica difícil de controlar. Mais pelo volume de áreas ociosas existentes, destaca a titular da pasta, Rosaura Garcia Zuccolo. Além das equipes que fizeram uma grande limpeza na praça em frente a Rodoviária e a Cia. da Polícia Militar, também vem recebendo cuidados os canteiros das Avenidas São Vicente, desde a rotatória de ligação com o Jardim Aeroporto 2 (região Sul, Av. Emilio Paludeto), até as imediações da Associação dos Servidores.

Essas intervenções estão inseridas no projeto Cidade Limpa, no qual a Prefeitura organiza semanalmente e uma vez por semana, nas quartas-feiras, os conhecidos Arrastões para recolhimento de inservíveis. As ações mensais são distribuídas por regiões e acontecem sempre no último sábado de cada mês e tem dado bons resultados, possibilitado a recolha de toneladas de materiais que potencialmente poderia ter atirado em áreas desocupadas.

A partir de demandas da população a secretaria de Serviços passou a realizar mediante prévias solicitações (tel. 3711-9440), um Arrastão toda quarta-feira, das 8 h às 16 h, com um caminhão que percorre os endereços indicados por toda a cidade. Essa iniciativa também está produzindo os efeitos desejados e deve ser aprimorada, na medida que mais pessoas se habituarem a separar o que deseja descartar e fazer a solicitação previamente.