Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Seminários regionais da Bacia do Rio Grande

Tamanho da letra:

     Está programado para este mês, começando dia 10 próximo, a segunda rodada de seminários regionais do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Grande – PIRH. Os encontros acontecerão em duas etapas: dias 10 e 12 de abril, em Ribeirão Preto e em Uberaba, Minas Gerais; e de 24 a 26 de abril, em Passos, Lavras e Pouso Alegre. O Seminário regional em São José do Rio Preto, São Paulo, será realizado em maio, em data a ser confirmada.

     Nos eventos será apresentado ao CBH Grande, aos comitês das bacias afluentes e à sociedade o Manual Operativo – MOP, uma ferramenta criada pela Agência Nacional de Águas – ANA -, como um novo subsídio de apoio à implementação dos planos de recursos hídricos. O manual foi elaborado a partir da constatação de que os comitês e agências de bacia se deparam com dúvidas de como proceder para colocar em prática as ações de um plano de bacia, assim que o documento é finalizado.

     O Manual Operativo constitui um plano operacional que estabelece, para um conjunto de 21 ações prioritárias propostas pelo PIRH bacia do Rio Grande, o roteiro básico para a sua implementação durante os três primeiros anos do horizonte do Plano, ou seja, para o curto prazo. O manual define os responsáveis, os procedimentos necessários, os pré-requisitos e os resultados intermediários e finais esperados de cada uma dessas ações. O documento é constituído por fluxogramas que indicam os caminhos a serem seguidos para a operacionalização de determinada ação, e permite o acompanhamento de seu desenvolvimento por meio de uma ferramenta auxiliar chamada de “curva de avanço”, que demonstra a evolução e o andamento da ação no período previsto, a partir de indicadores associados às metas propostas.

     Além dos seminários regionais, o PIRH e o MOP serão apresentados na próxima reunião plenária do CBH Grande e em encontros de divulgação, nos próximos meses. Com isso, pretende-se dar ampla distribuição e acesso ao Plano e a seus instrumentos de apoio entre os atores institucionais e sociais direta e indiretamente interessados no assunto. O Plano Integrado de Recursos Hídricos da bacia hidrográfica do rio Grande foi aprovado em 14 de novembro de 2017, em reunião plenária do CBH Grande.

    Mais informações sobre o PIRH bacia do rio Grande podem ser obtidas nos endereços eletrônicos https://www.cbhgrande.org.br/ ou http://pirhgrande.ana.gov.br/

    Assessoria de Imprensa: Cida Silveira - (31) 99671 0647 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Agenda dos Seminários Regionais

    Dia Horário Local

    10.04.18 13:30 Ribeirão Preto – SP: DAEE - Auditório Engenheiro Celso Antônio

    Perticarrari, Rua Olinda, 150 - Bairro Santa Teresinha.

    12.04.18 13:30 Uberaba – MG: Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Rua Madre Maria José, 122.

    Em Passos será dia 24, dia 25 em Lavras e no dia 26 em Pouso Alegre, todas no Estado de Minas Gerais.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais