Arquivo Histórico

ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL “CAPITÃO HIPÓLITO ANTÔNIO PINHEIRO”

                                  

Criado em 25 de julho de 1989, pelo Decreto nº 5.987, o Arquivo Histórico Municipal “Capitão Hipólito Antônio Pinheiro” tem se tornado ao longo de sua existência, em um centro de referência em História e Memória regional, estimulando e despertando o interesse da comunidade pela cultura local, promovendo cursos, oficinas e exposições, além de orientar a realização de pesquisas que visam ampliar o conhecimento sobre a história do município e cidades da região.

Instalado nas dependências do Colégio Champagnat, vinculado à Secretaria Municipal de Educação o Arquivo Histórico mantém sob sua guarda um rico e abundante acervo composto por uma valiosa documentação oriunda, principalmente, dos cartórios da Comarca de Franca, englobando processos cíveis, criminais e trabalhistas datados do final do século XVIII ao final do século XX, bem como uma grande quantidade de documentos produzidos em diversas gestões do município.

 Faz parte ainda desse acervo milhares de plantas residenciais e comerciais do século passado, revistas, jornais antigos e atuais, fotografias, além de uma biblioteca de grande valor histórico contendo mais de 10 mil volumes. Vale lembrar que a formação desse acervo contou e conta ainda com a colaboração da comunidade francana, por meio da doação de obras documentais raríssimas, sem as quais haveria lacunas impreenchíveis.

No ano de 2005, conforme o Decreto nº 8.563, o acervo do Arquivo Histórico passou a ser tombado, tornando-se patrimônio público protegido pelo CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico), como forma de garantir para a posteridade a preservação desse centro de preservação de cultura e memória.

Mantendo sua preocupação em seguir as normas nacionais e internacionais voltadas para a organização de arquivos, sua equipe de funcionários tem buscado constantemente se adequar às técnicas de manutenção e conservação de documentos, bem como promover cursos e palestras voltados para a educação patrimonial, atendendo a estudantes, profissionais que atuam na área e membros da comunidade em geral interessados em adquirir conhecimentos sobre o tema.

Seguindo a ideia de promover a educação patrimonial, durante todo o ano centenas de estudantes do ensino infantil, fundamental e médio das escolas públicas e particulares do município visitam o arquivo e participam de oficinas preparadas de acordo com as faixas etárias e os projetos desenvolvidos pelos professores, abordando a importância de se preservar a história e os patrimônios históricos do município.

Sendo Franca dotada de uma faculdade pública em que se destaca o curso de História, o Arquivo Histórico tem servido como suporte aos universitários dessa área, sendo que boa parte realiza seus Trabalhos de Conclusão de Curso, teses de mestrado e até mesmo doutorado utilizando como fontes de pesquisa os documentos do acervo do arquivo. O resultado destas pesquisas ao longo desses anos é a publicação de diversos livros abordando diferentes aspectos da formação e desenvolvimento do município de Franca, contribuindo positivamente para difusão de sua historia.

Nos últimos anos foi instituído o processo de digitalização de documentos por meio de um Scanner de alta resolução, cujo principal objetivo é, além de facilitar o atendimento aos consulentes, evitar o manuseio constante dos documentos, prática que provoca sua deterioração em decorrência das já sofridas ações do tempo já que grande parte já supera dois séculos de existência.

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais