Franca recebe, nesta quinta-feira, a 2ª Plenária Repac (Rede Paulista de Controladorias Municipais) e Evento ‘Ouvidorias’. O encontro será promovido, das 9 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Educação (sala 18), na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, no Parque Francal. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assuntos Estratégicos, reunirá diversas autoridades e também contará com a participação da população e instituições.
A Repac é uma rede Paulista de Controladoria Municipais que foi criada por um acordo de cooperação técnica tendo como foco o combate à corrupção e lavagem de dinheiro. A Repac iniciou com oito controladorias que assinaram o acordo. “São realizadas duas plenárias semestrais quando são discutidas novas práticas e novas adesões. Além das reuniões semestrais, são promovidos eventos em alguns municípios”, disse Eduardo Romano, assessor do gabinete do controlador Geral do Município de São Paulo e do secretário-executivo da Repac. “Em Franca, no período da manhã, terá a reunião plenária quando serão validadas novas adesões, troca de experiência e de informações. Serão assinadas mais cinco adesões. Também são discutidos os problemas que as controladorias vem enfrentando.”
No período da tarde, a reunião terá início às 14 horas sendo aberta ao público em geral. Os participantes terão oportunidade de conhecer mais e tirar dúvidas referentes à Lei 13.460/17, que estabelece normas básicas sobre a participação pública, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
A plenária contará com as presenças do secretário de Assuntos Estratégicos, Adriel Cunha; do controlador Geral do Município de São Paulo e do secretário-executivo da Repac, Gustavo Ungaro; da coordenadora da Auditoria e Controle Interno do Município de Franca, Ligia Silva Granzoto e ainda da representante da Rede Paulista de Ouvidorias (Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo), Teresa Cristina Ballarini Pereira.
As palestras serão ministradas por Maria Lumena Balaben Sampaio, da Ouvidoria Geral do Município de São Paulo; por Anneliese Olbrich Buchi Batista, da Rede Paulista de Ouvidorias – Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo. O público poderá fazer perguntas sobre os temas apresentados ao fim das palestras. “No período da tarde, será abordada a importância da Ouvidoria e suas boas práticas. A população participa do evento e também são convidados estudantes. O público terá espaço para perguntas ao final das apresentações”, disse Eduardo Romano.