Email  

Notícias

Vacinas de Rotina

 WhatsApp Image 2023 05 04 at 16.15.40

      A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta sexta-feira, 5, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
      A vacina Tríplice Viral estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h.

Antiga Mogiana

Administração Municipal>Secretaria de Desenvolvimento>Antiga Mogiana

estacao com o trem 900px original

HISTORICO DA LINHA: A Linha do Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886, e em dois anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande e mudava o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba já no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com a construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi. Em 15/02/1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980, passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados. Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.

Fotos Historicas original

A ESTAÇÃO: A estação de Franca foi inaugurada em 1887, sendo esta, na época, um dos objetivos mais importantes a ser atingido pela ferrovia. Depois da chegada da linha a Casa Branca, em 1878, é que a Mogiana passou a avaliar a alternativa de seguir em linha reta para o norte, chegando a essa cidade, mas, graças à expansão muito rápida da nova região de Ribeirão Preto, a companhia decidiu-se por mover a linha para oeste, e somente depois de cruzar o rio Pardo, aí sim, voltar para nordeste para atingir a velha Franca do Imperador.

Cidade original

Em Franca cita-se o dia 5 de não o 11 de abril como a inauguração da estação. Pode ter sido uma antecipação dos serviços, que teriam, então, começado 6 dias mais tarde. Em 5 de abril, uma locomotiva a vapor com um carro de passageiros e alguns vagões de lastro inaugurou o prédio e a linha. À sua volta, duas casas apenas, num enorme deserto: a de Antonio Nicácio e a de Simão Caleiro. O bairro da Estação foi-se desenvolvendo a partir daí: a estação era sempre um centro de recepção de personalidades.939, a estação ganhou um prédio novo, mais moderno, estilo "art-noveau". Com o tempo, entretanto, a linha do Rio Grande foi perdendo a sua importância, reduzindo muito seu movimento. Ainda assim, em 01/06/1969, as oficinas da estação receberam boa parte do que estava sediado na estação de Ribeirão Preto-velha, recém-desativada. Em 01/08/70, porém, pouco mais de um ano depois, o destacamento de tração de Franca foi definitivamente suprimido, com seu pessoal sendo deslocado para outras unidades da ferrovia (*RM-1970). Foi este o golpe de morte. Nesse mesmo ano, a linha do rio Grande tornou-se o ramal de Franca, seguindo somente até Pedregulho, e, poucos anos depois, chegando mesmo somente até Franca. Em 15 de fevereiro de 1977, o último trem de passageiros, aliás, um trem misto, com um carro apenas e cinco vagões cargueiros, partiu de Franca, conduzido pelo maquinista Augusto Ferreira Mendes, ao meio-dia de uma terça-feira, com o chefe do trem Olivio Marques avisando aos passageiros da notícia. Já os de carga sobreviveram somente até 1980. A estação fechou oficialmente em 1983, quando seu último chefe, José Antônio Bosco, entregou suas chaves.

Emprega Franca tem cerca de 200 vagas para diversas áreas

emprego original 

O Emprega Franca, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e PEI (Programa Meu Emprego Inclusivo) estão com 197 vagas em variados segmentos de atuação. São opções para todos os níveis de instrução, com ou sem experiência. 

Dentre as 151 vagas do Emprega Franca, estão as opções de assistente administrativo PCD, gestor de tráfego, recepcionista, vendedores, babá, gerente, atendente de fast food, cozinheiro, analista, açougueiro e representante comercial. Também há oportunidades para quem precisa de horas de estágio nas áreas de recepção, direito, administração, departamento pessoal e comunicação. 

Para acessar as vagas disponíveis, os interessados deverão verificar a relação no link  https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/pat/documentos/vagas-03052023.pdf. Preencher o formulário, com os dados e o código da vaga pretendida, anexando também o currículo, através do link  https://forms.gle/beA48mN6k5tfLGJt8.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, de janeiro até abril, quase 7 mil currículos foram encaminhados para vagas de emprego cadastradas no site da Prefeitura e mais de 250 pessoas foram contratadas, por meio do projeto.

A maioria das oportunidades tem relação com as áreas de produção e administração.  Os setores de serviços e comércio também têm vagas. Dados da secretaria ainda apontam que, de janeiro a abril, as empresas procuraram o Emprega Franca e registraram uma média de 144 vagas mensais. 

Além do Emprega Franca, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) está com 46 vagas abertas, com destaques para técnico em ótica e optometria, farmacêutico e estágio para farmácia. 

A Prefeitura de Franca também conta com os Programas 'Caminho para o Emprego', com cursos de qualificação profissional e o 'Venda Legal', que auxilia quem deseja ter seu próprio negócio.

Recapeamento chega a rua São Paulo

recapes original 

      A rua São Paulo começou a ser recapeada pela Prefeitura nesta semana. Essa via é uma das principais alternativas, que interliga as Regiões do Centro, Cidade Nova com o Setor Leste da cidade. 
    Os trabalhos tiveram início a partir do cruzamento com a rua Pernambuco e a previsão é chegar até a Avenida Alagoas, na Vila Aparecida. Nos últimos dias, a Prefeitura trabalhou para a conclusão do serviço de recapeamento no Parque Progresso, envolvendo parte da rua Adelina Finori Pasquino, a partir da Avenida Reinaldo Chioca. A programação  na região é fazer 100% da sua extensão até o cruzamento com a rua Arnaldo Teixeira Lemos, no mesmo bairro.
    Os recursos utilizados no asfaltamento da rua São Paulo, são próprios da Prefeitura, de um contrato de R$ 12,3 milhões, que já permitiu a realização de recapeamento em áreas do Jardim Paulista, Avenida São Vicente, Jardins do Éden, Francano, Consolação, nos Parques Progresso, Leporace, entre outros.  O serviço, em andamento, vem sendo conduzido por etapas, com desvios pontuais do trânsito, de acordo com o andamento dos trabalhos. 
     Aos motoristas, a recomendação é que, nos próximos dois dias, busquem rotas alternativas. 

Salão de Belas Artes premia artistas e inicia exposição

 artess original

     A Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci”, que fica no segundo andar da Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias Nascimento”, recebeu a cerimônia de abertura do Salão de Belas Artes, realizado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), na noite da última terça-feira. 
     A mostra vai até dia 21, deste mês e conta com 21 obras de artistas francanos. Elas foram avaliadas por uma Comissão de Seleção, formada por especialistas, para premiação. Os vencedores foram Ana Luiza Barbieri, com a pintura “Estudo em Workshop de Marcos Beccari”, medalha de ouro; "Garrafa de Vinho", de Glaudemir Alves Dias, prata; "Natureza Exuberante", de Jeanne D'Arc Silveira, bronze; e Plínio Ranhel, com “Capela em Piçarra”, menção honrosa; Além das medalhas, todos os artistas receberam certificados. 
    Mateus Caetano, presidente da FEAC, destacou a importância de ações culturais, como o Salão de Belas Artes. “É uma forma de valorizar os artistas de nossa cidade e abrir espaço para que exponham seus trabalhos. O público pode visitar e conhecer as obras e as exposições da Casa da Cultura, como do MIS (Museu da Imagem e do Som) e o Ateliê Bonaventura Cariolato, de forma totalmente gratuita”, ressaltou.
     A Casa da Cultura fica na rua Oscar Brasilino Santos, 1.531, Centro, em frente à praça Carlos Pacheco, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

FEAC anuncia inscrições para capacitação Paralímpica em Franca

feaccc original 

      A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) confirma a realização entre o final deste mês e começo de junho, de uma capacitação técnica do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, que será voltada aos profissionais de Educação Física do município e da região. 
       Trata-se de uma realização conjunta das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com os apoios da Prefeitura de Franca, Unifran e a FEAC, com atividades presenciais entre os dias 30, deste mês e 2 de junho, na própria Universidade.
       As inscrições, gratuitas, já estão abertas e devem ser feitas on-line, através do site www.paralimpico.com.br, com opções de capacitação para as modalidades de atletismo, futsal, tênis de mesa, goalball, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado. 
      Para o presidente da FEAC, Mateus Caetano, o curso com duração de três dias, com a emissão de certificados aos participantes, é uma oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento de trabalho para os profissionais das redes pública e particular da cidade e municípios da região.

Curso com empreendedores terá foco nas vendas ao Poder Público

 curso de informatica original

      O curso on-line, que será oferecido, gratuitamente, para empreendedores nesta sexta-feira, 5, terá boa parte do conteúdo direcionada para as mudanças na legislação, que regula o sistema de licitações e vendas ao Poder Público. A inciativa é da Prefeitura de Franca, em parceria com o Sebrae/Franca, com início às 10h.
     Trata-se de uma capacitação gratuita para empreendedores dos diferentes ramos de atuação, onde além das relações com os consumidores, também serão abordadas as mudanças da legislação das licitações e vendas ao poder público. É indispensável que todas as empresas, que já fornecem ou desejam fornecer para as Prefeituras e demais estruturas públicas, observem as exigências previstas.
       A Secretaria de Desenvolvimento está à frente dessa iniciativa, que integra a política de formação e qualificação dos profissionais. Um curso que vai orientar e alertar sobre os cuidados, que devem ser observados, que podem impedir a consumação do fornecimento de produtos ou serviços. 
     O evento, com duração de uma hora, em formato virtual, possibilitará a interação direta dos participantes para tirar suas dúvidas. A plataforma permite a participação simultânea de até 100 participantes e o prazo de inscrições será encerrado nesta quinta-feira, dia 4. 
      As inscrições devem ser feitas, através do cadastro e preenchimento dos dados pessoais no link: https://bit.ly/PalestraFornecendoParaoPoderPublico.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais