“A educação de adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Além do mais, é um poderoso argumento em favor do desenvolvimento ecológico sustentável, da democracia, da justiça, da igualdade entre os sexos, do desenvolvimento socioeconômico e científico, além de um requisito fundamental para a construção de um mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de paz baseada na justiça” (Declaração de Hamburgo sobre a EJA)
História EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM FRANCA A Educação de Jovens e Adultos teve inicio em nossa cidade no ano de 1965. Coronel Francisco Martins e recebeu o nome de Antônio Sicchierolli, que um pouco mais tarde em 1973 passou a funcionar no Bairro Jardim América.
No fim da década de 80, foram inauguradas as escolas: EM Maria Helena Rosa Barbosa (Jardim Redentor) e Moacir Lima ( Santa Rita) e nos anos 90, foram mais duas: no Aeroporto, a EM Sergio Lessa (EM José Mário Faleiros, atualmente) e EM. César Augusto de Oliveira no Jardim Brasilândia. Em 1997, foi fundado CESUM - Centro de Ensino Supletivo Municipal Profª Climene Ribeiro Novelino, que possibilita ao aluno estudar em casa e comparecer à escola apenas para sanar dúvidas e fazer provas. Atualmente, a cidade conta com cinco escolas municipais de EJA, sendo quatro presenciais e uma semipresencial, localizadas em pontos diferentes da cidade atendendo a uma significativa demanda, são elas: Escola Municipal “Prof. Antônio Sicchierolli”, Escola Municipal “Profª Maria Helena Rosa Barbosa”, Escola Municipal “Profª Nair Martins Rocha”, EMEB Prof. “José Mário Faleiros, Centro de Ensino Supletivo Municipal Profª Climene Novelino Rebelo Abdala”(CESUM).
|
MATRÍCULAS 2022
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação, informa que as matrículas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) na modalidade presencial estão abertas e se estenderão até 31 de janeiro de 2022. E na modalidade semipresencial, CESUM permanecem abertas durante o ano todo.
Os candidatos devem procurar a secretaria da escola credenciada no horário das 14 às 20 horas.As matrículas serão válidas para o 1º semestre de 2022, com início das aulas previstas para fevereiro.
A condição necessária para o candidato que queira cursar o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), é que tenha no mínimo 15 anos completos e para candidato ao Ensino Médio, 18 anos completos. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) permite que o aluno retome seus estudos e conclua-os em menos tempo, possibilitando sua qualificação e inserção em melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Confira a relação das escolas para fazer a matrícula:
MODALIDADE PRESENCIAL
HORÁRIO:
- 14h às 20 h na secretaria da escola
E.M Prof. Antônio Sicchierolli
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929 - Jardim América
3723-9219
E.M. Prof. José Mário Faleiros
Rua: Leandro Fernandes Martins, 1971 – Jardim Aeroporto III
3701 8299
E.M Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa
Rua João Francisco Murzi, 5210 – Jardim Redentor
3703-0222
E.M. Prof.ª Nair Martins Rocha
Rua Padre Conrado, 1900 – Vila Santos Dumont
3723-6788
MODALIDADE SEMIPRESENCIAL
(Matrículas durante o ano todo)
HORÁRIO:
- 14h às 20 h na secretaria da escola
CESUM - Prof.ª Climene Rebelo Novelino Abdalla
Colégio Champagnat
Av. Champagnat, 1808 – Centro - 3701 8367
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
CPF, RG, TÍTULO DE ELEITOR, COMOPROVANTE DE VOTAÇÃO DA ÚLTIMA ELEIÇÃO, CERTIOFICADO DE RESERVISTA, CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO, CERTIDÃO DE NASCIMENTO DOS FILHOS, COMPROVANTE DE ENDEREÇO, COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE, DECLARAÇÃO DE TRABALHO, 2 FOTOS 3X4.