Trânsito promove alteração de sinalização no Bairro Higienópolis
Prefeitura investe R$ 260 mil em castrações de animais
A Prefeitura de Franca começou nesta terça-feira, 6, a realização de castração de animais comunitários, através de uma clínica credenciada, onde serão investidos recursos na ordem de R$ 260 mil. Esse é um serviço disponibilizado gratuitamente, com prioridade para atender os animais comunitários, onde um dos objetivos é proporcionar o controle populacional desses animais e evitar situações de maus tratos, abandono e os constantes acidentes que acabam sendo vítimas.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a meta é esterilizar cerca de 3,2 mil animais, entre cães e gatos. Para ter acesso ao serviço é necessário que as pessoas façam o agendamento prévio, junto ao Canil Municipal (tel. 3703-9389), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h e receba as orientações sobre as cópias dos documentos pessoais e o comprovante de endereço. Cumprida esta etapa, será feita uma avaliação das informações, agendada a data, a pessoa responsável preencherá e assinará uma ficha própria, e posteriormente, fará contato com a clínica para fins de marcação da cirurgia. A clínica credenciada pela Prefeitura fica na Av. Carlos Roberto Haddad, no Jardim Aeroporto I e o atendimento, também mediante agendamento, é prestado das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Pessoas com 41 anos ou mais começam a ser vacinadas nesta quarta-feira
A Secretaria de Saúde programou para esta quarta-feira, 7, o início da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas com idade de 41 anos ou mais, em 7 postos de atendimento, das 07h30 às 16h, nas unidades do Leporace, Brasilândia, Aeroporto 1, Paulista e Planalto, além da Escola Sesi da Santa Cruz (entrada pela Rua Augusto Vitor Engholm - portão 7) e o Internacional Esporte Clube (entrada pela rua Cavalheiro Petráglia, 99 - Estação).
As pessoas que estejam aptas a receber a vacina devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.
Para quinta-feira, será mantida a vacinação para esta mesma faixa etária e para o feriado de sexta-feira, 9 (Dia da Revolução Constitucionalista 1932), a Secretaria de Saúde está organizando um mutirão para o atendimento das pessoas, com idade de 38 anos ou mais.
Os cronogramas para o atendimento de quinta e sexta-feiras serão divulgados pela Secretaria de Saúde, no site da Prefeitura e pelas páginas oficiais nas redes sociais.
1ª Dose- Pessoas com comorbidades, com idade de 18 ou mais
As pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 18 anos ou mais, continuarão sendo atendidas nesta quarta-feira, com a primeira dose da vacina, na UBS Guanabara, das 07h30 às 16h.
Poderão ser atendidos, os pacientes portadores de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); doença renal crônica ou síndrome nefrótica; imunossuprimidos (portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de prednisona com dose maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas); doença falciforme e talassemia maior; obesidade mórbida com IMC > 40; cirrose hepáticachild- pugh A, B ou C, além de pacientes com doença renal crônica em terapia renal substitutiva (diálise), pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, com 18 anos ou mais, pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras.
Para receber a vacina é necessária a apresentação de receitas, tanto a original, como uma cópia (que será retida nos postos de imunização) com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, além de comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, laudos médicos que indiquem a deficiência ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada, documento oficial com indicação da deficiência, cartão de gratuidade do transporte público ou autodeclaração na ausência de outro tipo de documento, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.
1ª Dose Profissionais da Educação com 18 anos ou mais
Os profissionais da área de Educação, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, poderão receber a primeira dose da vacina nesta quarta-feira, na UBS Horto, das 12 às 16h, mediante a apresentação de comprovante de cadastro, contendo o QRCode para o recebimento da dose, além do documento de identidade com foto e o CPF. Antes de comparecerem ao posto de vacinação, os interessados deverão efetuar o cadastro, acessando o link https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, onde será emitido um comprovante que deverá ser, obrigatoriamente, apresentado no ato da vacina.
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas
Para as gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto) sem comorbidades, com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue nesta quarta-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 12h, exclusivo, para a primeira dose e das 13 às 16h, para a segunda aplicação do imunizante. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
2ª Dose - Idosos com 67 anos ou mais
Para a aplicação, exclusiva, da segunda dose da vacina contra a Covid-19 (Astrazeneca), para os idosos com 67 anos ou mais, os interessados deverão comparecer as UBS Progresso, São Sebastião e ESF (Estratégia de Saúde da Família) Luíza, das 07h30 às 16h, observando a data agendada para o recebimento da segunda dose, que deve apresentar o intervalo de 12 semanas entre as vacinas. Deverão apresentar o cartão comprovando a primeira dose, documento de identidade com foto e o CPF.
Vacina Contra Influenza e vacinas de rotina
A vacinação contra a Gripe Influenza continua atendendo as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e professores das escolas pública e privada; caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade, jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas. Pessoas com comorbidades, sendo Doença Respiratória Crônica: asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave); doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão Arterial Pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade. / Doença cardíaca crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca. / Doença renal crônica: Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise. / Doença hepática crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose. / Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: Acidente Vascular Cerebral, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave. / Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos. / Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida; Imunossupressão por doenças ou medicamentos. / Obesos: Obesidade grau III. / Transplantados: Órgãos sólidos; Medula óssea. / Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Warkany, dentre outras trissomias.
O atendimento será prestado das 7h30 às 12h, nas seguintes UBS Santa Clara e Santa Terezinha. A orientação é para que as pessoas que receberam o imunizante contra a Covid, que levem o cartão da vacina para avaliação da data.
A orientação é para que as pessoas que receberam o imunizante contra a Covid, que levem o cartão da vacina para avaliação da data.
Vacinas de rotina
Trânsito fecha retorno na Av. Champagnat
A partir desta terça-feira, o espaço entre os canteiros do centro da Avenida Champagnat, foi fechado com a instalação de dispositivos de concreto, buscando preservar a segurança de pedestres e motoristas. O trecho estava sendo utilizado de maneira proibida pelos motoristas para a realização de manobras de veículos.
Meio Ambiente intensifica ações de limpeza na Região Leste
Um mutirão conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente nesta semana, está promovendo uma limpeza geral em áreas públicas, canteiros de avenidas e praças dos bairros Brasilândia, Paulistano, Panorama e adjacências.
Esse tipo de ação tem sido levada para várias outras regiões. Na semana anterior, as equipes estiveram concentradas na região do Jardim Aeroporto I e proximidades. Com o período de seca e folhagens que caem das árvores, cresce o volume de sujeira que acaba comprometendo as redes de galerias. Daí o caráter preventivo do trabalho de limpeza, que segue na Região Leste e deve ser concluído até sexta-feira, quando serão fixadas pelas equipes ambientais, placas de alerta e advertência sobre a proibição de destinar lixo e entulhos nas áreas públicas e particulares.
Mais Artigos...
Página 733 de 1212