Saúde

Maio Vermelho: Saúde realizará ações de prevenção nas UBS

exame saude bucal original


      A Secretaria de Saúde, através do Setor de Saúde Bucal, realizará ações de orientação e prevenção ao câncer bucal, através da Campanha 'Maio Vermelho'.
      Na próxima semana estão programadas atividades em sala de espera com orientações sobre prevenção do câncer bucal nas Unidades Básicas de Saúde, em parceria com grupos de alunos do curso de Odontologia da Unifran e profissionais das UBS´s. As ações acontecerão em dois dias,  na próxima segunda, 26, das 9 às 11 horas nas unidades do Aeroporto I e III, Progresso, Ângela Rosa, Brasilândia, Paulista, Paulistano, Planalto, Paraty e Paineiras. Já na quinta-feira, 29, nas UBSs do Santa Terezinha, Leporace, Horto, Luiza, Guanabara, Estação, São Sebastião, Santa Clara, City Petrópolis, no mesmo horário, das 9 às 11 horas.
 
Maio Vermelho
      O mês de maio é dedicado à campanha de conscientização sobre o câncer bucal. O objetivo é alertar a população sobre a necessidade de realizar o autoexame e procurar um profissional da área da saúde sempre que notar qualquer alteração na cavidade oral.
      De acordo com a responsável pela saúde bucal do município, Sônia Pucci, é importante a Campanha 'Maio Vermelho' para esclarecer sobre os fatores de risco, os sintomas e a importância do diagnóstico precoce do câncer bucal.  “A campanha incentiva a adoção de hábitos saudáveis como a higiene bucal adequada, a redução ou a eliminação do tabagismo, do uso excessivo de bebida alcoólica e a prevenção contra exposição solar”, disse.
      O câncer bucal afeta a cavidade oral, incluindo lábios, gengivas, bochechas, língua, palato (céu da boca) e a garganta. “A doença pode se desenvolver de forma silenciosa, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances do sucesso do tratamento”, finalizou.
 
Quais os Sintomas
      Feridas na boca ou nos lábios que não se cicatrizam até 21 dias; aparecimento de nódulos persistentes ou espessamentos na bochecha, áreas vermelhas ou esbranquiçadas nas gengivas, língua ou revestimento da boca, dificuldade para mastigar ou engolir, dor ao redor dos dentes ou da mandíbula, sangramentos sem causa aparente, mau hálito persistente, dificuldade para falar e dor de ouvido. Qualquer sintoma parecido com os citados acima o paciente deve procurar um profissional.

CAPSs Florescer e Renascer realizam atividades voltadas para saúde mental

Caps AD original


      Mantidos pela Prefeitura, os CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) AD Renascer e CAPS III Florescer, estão com diversas atividades voltadas para saúde mental e em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em 18 de maio, para reforçar a importância do cuidado em liberdade, da inclusão social e da valorização da dignidade das pessoas com sofrimento psíquico.  
      Nesta quinta-feira, 22, por exemplo, a Assembleia do CAPS Florescer trará à pauta a inclusão profissional, com a participação do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI). O grupo oferecerá orientações sobre o acesso ao mercado de trabalho, fortalecendo a autonomia dos usuários.
      Já na sexta, o projeto “CAPS em Ação” levará serviços e informações à UBS da Vila Santa Terezinha, visando ampliar o diálogo com a comunidade e fortalecer a atenção psicossocial além das instituições. O encerramento acontecerá no dia 30 de maio, com uma reintegração de funcionários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), retomando o tema “Minha vida, minha loucura – Do princípio à contemporaneidade”.
      A programação teve início nesta semana. Na terça, houve um encontro do mesmo tema que será abordado dia 30. O evento reuniu usuários da unidade e moradores das Residências Terapêuticas, que antes eram internados no Hospital Psiquiátrico Allan Kardec e hoje vivem com autonomia e liberdade. À noite, o Grupo de Família abordou a importância da Luta Antimanicomial, destacando o papel fundamental da rede de apoio no processo de reabilitação e inclusão psicossocial. Antes, no CAPS AD Renascer, ocorreram caminhada, oficinas de música e arte, além de rodas de conversa sobre histórias de superação.
      Sob gestão da Fundação Allan Kardec, Franca conta com dois CAPSs. O Renascer tem como público-alvo pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, e fica na rua Cavalheiro Petráglia, 80, Vila Santos Dumont, ao lado da UBS Estação. Já o Florescer realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e está na rua da Concórdia, 4881, Parque dos Pinhais.  Além deles, Franca terá um CAPS Infantil, que será construído no Jardim Botânico, próximo as obras do novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial). A unidade será destinada para atender crianças e adolescentes.

Vacinação contra a gripe é liberada para todas as faixas etárias

vacinacao gripe nas creches original
 
 
      Para ser imunizado, é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto. Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, falou sobre a importância de se imunizar. “As vacinas ajudam a amenizar os sintomas e reduzir as internações. É fundamental que todos se vacinem, especialmente, os grupos prioritários que são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. Entre eles, destacam-se as gestantes, adultos com 60 anos ou mais de idade, crianças, puérperas e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, entre estes, cardiorrespiratórias, com obesidade mórbida, diabetes, imunossupressão, dentre outros”, ressaltou.
      Além da vacinação nas unidades de saúde, a Vigilância está com uma campanha nas creches municipais, ação realizada em parceria com a Secretaria de Educação. Para isso, é necessário que os pais ou responsáveis assinem um termo de autorização e apresentem o cartão de vacinação.
 
WhatsApp
      Como forma de tirar dúvidas a respeito de vacinas, incluindo a da Influenza, a Secretaria de Saúde disponibiliza um número de WhatsApp para atendimento. É necessário enviar uma mensagem para (16) 3711-9592 e escolher a opção ‘8’ no menu principal para ter acesso às informações.
 

Campanha de vacinação contra a gripe em creches tem início

vacinacao Influenza original
 
      A Secretaria de Saúde iniciou na última quarta-feira, o cronograma de vacinação contra a Influenza nas creches da rede municipal. O objetivo é imunizar as crianças do vírus e ampliar a cobertura vacinal da cidade.
      A vacinação é feita em parceria com a Secretaria de Educação, mediante um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis e apresentação do cartão de vacinação. As doses serão aplicadas em crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses.
      As primeiras creches que receberam a ação foram a Casa Maternal Miramontes e o CCI Joana De Cusa, no Jardim Luíza. Nesta sexta-feira, haverá vacinação no CCI Sagrada Família, no Jardim Aeroporto II, e Creche Escola do Residencial São Jerônimo, às 14 horas.
      Na próxima semana, a imunização acontecerá nas seguintes unidades: dia 20, CCI Osiep City Petrópolis, às 9 horas; Creche Dona Nina (São Joaquim), às 13 horas; Ceprol (Vila Santa Helena), no mesmo horário; CCI Fonte de Luz (Vila Santa Terezinha), às 14 horas; dia 21, CCI Amélia Rodrigues (Jardim Cambuí), às 9 horas; CCI Benedito Amaral (Jardim Aeroporto I), às 14 horas; CCI Nossa Senhora Conceição (Residencial Chico Neca), às 14 horas; dia 22, Casa Maternal São Francisco de Assis (Vila Raycos), às 13 horas; Creche Escola Pastoral (Jardim Cambuí) às 14 horas; CEI Santa Clara (Jardim Pulicano), às 15h30; dia 23, CCI Fonte de Luz (Vila Santa Terezinha), às 13 horas; CCI Benedito Amaral (Jardim Aeroporto I), às 14 horas; e CCI Estrela de Davi (Franca Polo), às 14 horas.
      De acordo com Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, mais unidades receberão a campanha de vacinação e os pais/responsáveis estão sendo avisados com antecedência pelas creches.
 
Campanha
      Além das crianças, podem se vacinar idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; povos indígenas; pessoas em situação de rua; povos e comunidades tradicionais quilombolas; trabalhadores da Saúde; professores e trabalhadores de instituições de ensino básico a superior; das forças de segurança e salvamento; das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; portuários; dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
      A vacinação é feita de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 19 horas e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) das 8 às 16 horas. Para ser imunizado, é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto.
 

Saúde inicia cronograma de entrega de cadeiras de rodas

cadeiras original
 
      A Prefeitura realizou na manhã desta quinta-feira, 15, a entrega de 31 cadeiras de rodas e de banho para pacientes atendidos pela Secretaria de Saúde. O evento contou com a participação do prefeito Alexandre Ferreira, da secretária da pasta, Waléria Mascarenhas, e de outras autoridades.
      Destas 31 cadeiras, 21 são tradicionais, 2 motorizadas e 8 de banho, feitas sob medida para os pacientes. O prefeito Alexandre Ferreira falou sobre a importância desta entrega e ação da Saúde. “É muito bom ver o sorriso no rosto dos pacientes, dos pais, dos cuidadores e responsáveis.  Estas cadeiras são próprias para cada uma destas pessoas e vêm com garantia de funcionamento, proporcionando mais qualidade de vida”, disse.
      Além da entrega desta quinta-feira, mais 99 pacientes já tiraram as medidas e receberão as cadeiras seguindo o cronograma da Saúde. Até o momento, foram investidos quase R$ 700 mil neste programa.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orientou o que fazer para solicitar uma cadeira adaptada. “O primeiro passo é a indicação do médico pela rede municipal. O pedido deve ser protocolado na Secretaria de Saúde. Também há aqueles que são atendidos pela APAE, que envia a solicitação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador.”
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais