Saúde

'Arrastão da Dengue' recolhe mais de 7,6 toneladas de materiais

Arrastao da Dengue 2 original
 
      Os esforços no combate ao mosquito da dengue em Franca continuam em diferentes frentes, uma delas são os Arrastões, cuja edição do último final de semana recolheu mais de 7,6 toneladas de materiais na Vila Imperador e Parque São Jorge. Realizado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, envolve ações integradas de abordagens dos moradores e orientações, com a distribuição de informativos detalhando os cuidados a serem observados para eliminar e prevenir criadouros.
      Junto com as equipes de saúde, dois caminhões cedidos pela Secretaria de Infraestrutura fizeram a recolha de móveis velhos e demais utensílios que foram deixados nas calçadas.
 
Bairros já atendidos
      Desde o início das ações, o 'Arrastão da Dengue' já passou por diversas regiões da cidade, incluindo os bairros Jardins do Éden/Palma, Tropical, Aeroporto 1, Aeroporto 3, Santa Bárbara, Conceição Leite/Santos Dumont, Vera Cruz, Ângela Rosa, Vila São Sebastião, Leporace, Vila Santa Terezinha, Jardim Aeroporto, Paineiras e São Domingos.
      Além disso, a Prefeitura também promoveu o “Dia D” na Feira Livre da Estação, reforçando a conscientização em locais de grande circulação de pessoas.
      Até o momento, já foram mais de 56 toneladas de materiais recolhidos das casas e terrenos da cidade. Lembrando que a Prefeitura mantém quatro Ecopontos, que funcionam de domingo a domingo, nos bairros City Petrópolis, Portinari, Luiza e Esmeralda, onde o descarte pode ser feito gratuitamente.  
       Confira os endereços:
 
City Petrópolis: Avenida São Pedro, 1200; telefone (16) 3030-2985
Jardim Portinari: Avenida Hotto Paiva, 1341; telefone (16) 3030-7557
Parque das Esmeraldas: Rua Geraldino Augusto Machado, 411; telefone (16) 3030-7020
Jardim Luiza: Avenida Ida Zero Zaninelo, 2501; telefone 16) 3030-7492.
 
           Os quatro Ecopontos funcionam de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas e aos domingos das 8 às 14 horas. Também é possível agendar para que móveis velhos e outros materiais sejam recolhidos através do telefone 0800 591 6842.

'Saúde em Ação' leva atividade física e estilo de vida saudável para mais de 800 pessoas

Saude em Acao original
 
      O Projeto 'Saúde em Ação', da Secretaria de Saúde, reforça a promoção de hábitos saudáveis e a prevenção de doenças. Neste sentido, profissionais de educação física se reúnem duas vezes por semana para praticar atividades físicas com os grupos e uma vez por mês, é desenvolvida atividade educativa com profissionais na UBS.
      O projeto funciona em 15 Unidades Básicas de Saúde, em parceria com instituições que fornecem os profissionais para executar as atividades. Tem 'Saúde em Ação' nas UBSs do Jardim Ângela Rosa, Brasilândia, Paulistano, Planalto, Aeroporto I e III, Progresso, São Sebastião, Santa Clara, Estação, Guanabara, Leporace, Santa Terezinha, Horto e Jardim Paineiras.
      A aposentada Benedita Faria da Silva tem 84 anos e não perde uma aula. Ela disse que a qualidade de vida melhorou bastante, depois que começou a participar das atividades. “Tinha uma dor de joelho e hoje não sinto mais nada. É bom vir aqui, a gente faz amizade também. É bom para a cabeça e para o corpo”, explicou.
      Crislaine Cintra é educadora física e também fisioterapeuta. É ela que orienta a turma de 40 alunos, nas manhãs de terça e quinta-feira, na quadra da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em frente à UBS do Paulistano. A profissional fala que o objetivo do projeto é trazer mais qualidade de vida para as pessoas e independência. “A maioria das pessoas que frequenta tem acima de 55 anos. Mas isso não impede que qualquer pessoa independente da faixa etária faça parte do nosso grupo. São vários núcleos espalhados pela cidade e, hoje, atendemos mais de 600 pessoas”, disse.
      Para participar, o interessado tem que procurar a unidade de saúde de referência do bairro e passar pelo médico para atestar que tem condições de praticar atividades físicas. “Temos alunos que foram encaminhados pelo médico da UBS, justamente para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Tem gente que entrou aqui com problemas de diabetes, pressão arterial, depressão, e hoje melhorou a qualidade de vida”, ressaltou.
      É o caso da Cleonice Cândida Vasteles de 59 anos. “Eu tenho diabetes e pressão alta. Desde que comecei a me exercitar, a minha diabetes ficou controlada e consegui emagrecer mais de 10 quilos. Além do exercício, é um ambiente muito agradável. Nota 10 viu”, declarou a aposentada.
      A educadora e fisioterapeuta ressalta que a atividade física, principalmente, acima dos 60 anos,  traz bem-estar, força muscular, mais disposição e autonomia. “A atividade física, nesta faixa etária, melhora muita a vida do idoso em muitos aspectos como, por exemplo, melhora o tônus muscular, equilíbrio, evitando assim as quedas. A gente sabe que um dos principais fatores de lesões graves em idosos são as quedas que culminam na fratura de ossos. A atividade física fortalece a musculatura e melhora o equilíbrio”, finalizou.

'Sabores da Saúde' ensina pacientes a terem hábitos de alimentação saudável

Sabores da Saude original
 
      A Secretaria de Saúde de Franca desenvolve a cada quinze dias, o Projeto 'Sabores da Saúde' nas UBS´s (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Paulistano, City Petrópolis, Estação, Paraty e Horto. A ação é desenvolvida com grupos de acompanhamento nutricional, reunindo pacientes que procuram as unidades com a intenção de perder peso, melhorar a saúde e principalmente a alimentação.
      Durante o atendimento, que acontece a cada quinze dias, às segundas-feiras, na UBS do City Petrópolis, os pacientes têm a oportunidade de medir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e ouvir palestras sobre cuidados com a saúde em geral e com a alimentação, aproveitamento de alimentos e a forma correta de consumí-los.
      Hezilmara Aparecida de Mendonça, nutricionista da rede municipal, que acompanha os grupos, ressaltou que o projeto é uma oportunidade que a Prefeitura dá para os pacientes que precisam deste acompanhamento nutricional, mas que, muitas vezes, não conseguem ter acesso a uma nutricionista. Além da profissional, médicos e enfermeiros também participam da ação e encaminham outros que necessitam para fazer os acompanhamentos, gratuitamente. “É um trabalho muito dinâmico porque estes pacientes trazem suas dúvidas e o que eles precisam. Muitos já fazem acompanhamento na unidade de saúde e utilizam medicamentos para diabetes, hipertensão, então nós vamos adequando a alimentação deles aos pouquinhos, de acordo com a necessidade de cada um. Cada vez que eles vêm, a gente melhora um pouquinho e os resultados têm sido incríveis”, disse.
      É o caso da Cláudia Aparecida dos Santos, auxiliar de saúde, que procurou o grupo porque estava acima do peso e gostaria de melhorar a alimentação. “Eu já tinha alguns encaminhamentos de especialistas para procurar o serviço de nutrição e eu achei que era necessário porque, às vezes, sozinha a gente não consegue. Em grupo, as coisas fluem melhor, uma ajuda a outra. Tem sido maravilhoso este trabalho e tenho muito que agradecer à Prefeitura”, ressaltou.
      Ela ressaltou que as informações adquiridas no grupo podem ser levadas para dentro de casa e acaba ajudando toda família. “Tudo o que aprendo aqui estou colocando em prática no dia-a-dia, inclusive dentro de casa, como a importância de se hidratar e comer bem na hora certa e na quantidade correta. Todos em casa têm mudado os hábitos e partindo para uma vida mais saudável”, comentou.
      De acordo com a nutricionista, responsável por acompanhar e orientar os grupos, o trabalho desenvolvido é de prevenção e autocuidado. Ela ainda dá uma orientação: “Então, elas vêm aqui para aprender a comer, a aproveitar ao máximo os alimentos e aquilo que elas têm em casa. Não precisa ficar gastando dinheiro com dieta cara e comprar coisas caras. Você vem aqui para aprender a extrair o melhor daquilo que você já tem em casa. Às vezes, um detalhezinho que você faz na sua alimentação, você já melhora 90% de tudo o que está fazendo”, completou.
      Os interessados em fazer parte dos grupos podem procurar as unidades de referência e se informarem do dia e horário dos atendimentos.

‘Arrastão da Dengue’ acontece na Vila Imperador e Parque São Jorge neste sábado

Arrastao da Dengue 1 original
 
      O trabalho de prevenção e combate ao mosquito da dengue continua em toda a cidade. Além da campanha de conscientização e visitas de agentes, a Secretaria de Saúde realiza neste sábado, 26, mais uma edição do ‘Arrastão da Dengue’, na Vila Imperador e Parque São Jorge.
      Desta vez, o projeto percorrerá ruas como Irênio Grecco, Jonas Rodrigues de Moura, Olímpio de Almeida, Antônio Bernardes Pinto e avenida Chico Júlio, a partir das 8 horas. Os agentes de saúde passarão orientando os moradores sobre a prevenção e eliminação de criadouros do mosquito da dengue, enquanto a Secretaria de Infraestrutura estará com caminhões recolhendo materiais inservíveis que deverão ser separados e deixados nas calçadas na noite anterior.
      Nos últimos meses, a Prefeitura já realizou ‘Arrastões da Dengue’ nos Jardins do Éden/Palma, Tropical, Aeroporto 1, Aeroporto 3, Santa Bárbara, Conceição Leite/Santos Dumont, Vera Cruz, Ângela Rosa, Vila São Sebastião, Leporace, Vila Santa Terezinha, Jardim Aeroporto, Paineiras e São Domingos, além do ‘Dia D’ na Feira Livre da Estação.
      Até o momento, a ação contabilizou mais de 50 toneladas de materiais recolhidos.

UBS do Paraty completa um ano com quase 80 mil atendimentos

UBS Paraty original
 
      A Unidade Básica de Saúde ‘Dr. Saul Luiz Cavalcanti’ do Jardim Paraty completa neste mês, um ano de funcionamento, com cerca de 80 mil atendimentos.  
      Projetada e construída em concepções modernas, a UBS tem amplas instalações, incluindo os consultórios de médicos, dentistas, assistentes sociais, psicólogo e fonoaudióloga, além da farmácia onde é feita a dispensação da medicação.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, ressaltou que a UBS beneficia milhares de pessoas residentes nos bairros como Ana Dorothea, São Jerônimo, Residencial Chico Neca, Jardim Botânico e outros da Região Sudeste.
      Segundo a diretora da unidade, Viviane Nogueira Borges Trajano, dentre a quantidade total de atendimentos, constam quase 20 mil na distribuição de medicamentos, no matriciamento de psiquiatria foram contabilizados 13,7 mil atendimentos para o acompanhamento de pessoas em saúde mental. O número de consultas com clínico geral chegou a quase 8,2 mil; ginecologista 2 mil consultas; dentista 1,5 mil; 1,1 mil consultas de enfermagem; procedimentos de enfermagem mais de 26,5 mil, atendimento assistente social 759; psicólogo 1.040; fonoaudióloga 645 atendimentos  e 4,3 mil vacinas aplicadas no período.
      A UBS do Jardim Paraty fica na avenida Arthur da Costa e Silva, s/n e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.  
 
Depoimentos
      Leny Gomes, 60 anos, casada e mãe de 3 filhos, disse que a UBS tem sido fundamental para a comunidade neste primeiro ano. Contou que já utilizou por diversas vezes os serviços da unidade para pegar medicamentos, consultas com nutricionista, ginecologista, clínico geral, aferição de pressão, entre outros. "A UBS tem realmente melhorado a vida de muitas pessoas. Moro no Chico Neca há 23 anos e posso dizer que temos saúde para todos da região. Meu marido passou por uma cirurgia em Patrocínio Paulista e fez todos os curativos aqui na unidade, recebendo toda atenção todas as vezes que compareceu", comentou.
      Airta Iva de Oliveira, 74 anos, casada e mãe de dois filhos, mora no Ana Dorothea, também é usuária da UBS Paraty e elogiou o atendimento prestado pelos funcionários. "Anteriormente à construção da unidade no bairro, tinha que recorrer a ônibus ou táxi para ir até a UBS do Jardim Brasilândia ou Ângela Rosa. Aqui, na nova unidade, sempre recebi um acolhimento de qualidade, desde as equipes da recepção aos demais funcionários, motivo de orgulho para a cidade", declarou.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais