Saúde

Jardim Paineiras e São Domingos recebem ‘Arrastão da Dengue’

Arrastao Dengue original
 
      A Secretaria de Saúde confirmou para este sábado, 12, a realização de mais um ‘Arrastão da Dengue’. Desta vez, a iniciativa será no Jardim Paineiras e no Residencial São Domingos a partir das 8 horas.
      Os agentes de saúde percorrerão as ruas Luzia Garcia Gomes, Zuleika Lima Pucci, Frank César Pereira e Higino Lucas Silva, orientando os moradores sobre a prevenção e eliminação de criadouros do mosquito da dengue, enquanto a Secretaria de Infraestrutura estará com caminhões recolhendo materiais inservíveis que devem ser separados e deixados sobre as calçadas na noite anterior.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse que o trabalho integrado das pastas permite melhores resultados e facilita para os moradores da região atendida a destinação correta dos materiais que tenham em casa, e que a luta contra o mosquito continua.
      Já foram feitos Arrastões nos Jardins do Éden/Palma, Tropical, Aeroporto 1, Aeroporto 3, Santa Bárbara, Conceição Leite/Santos Dumont, Vera Cruz, Ângela Rosa, Vila São Sebastião, Leporace, Vila Santa Terezinha e o ‘Dia D’ na Feira Livre da Estação. O trabalho resultou na retirada de mais de 40 toneladas de materiais inservíveis destes bairros.
      Até o momento, Franca registrou 1.038 casos positivos de dengue e um óbito ocorrido em 26 de março. Trata-se de uma mulher de 79 anos, que apresentava comorbidades.

Saúde faz leilão de espaços para venda de flores nos cemitérios

cemiterio Santo Agostinho original
 
      Está marcado para o próximo dia 24, o leilão para a atribuição dos espaços destinados à venda de flores e produtos afins em frente aos dois cemitérios municipais da cidade na véspera e no Dia das Mães. O edital com as orientações foi publicado nesta quarta-feira, 9, no Diário Oficial do Município.
      A Divisão de Vigilância em Saúde e Posturas Municipais orienta que os interessados compareçam no dia 24, às 8 horas, no auditório da Secretaria de Saúde (avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador), munidos de documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. Na ocasião será realizado o leilão, tipo maior oferta, para a atribuição de espaços destinados ao comércio de flores e artigos congêneres, nos dias 10 e 11 de maio, em frente aos Cemitérios Santo Agostinho e Saudade.
      Os locais a serem disponibilizados contam com seis metros quadrados cada e serão atribuídos de forma pessoal e intransferível, sendo vedada a substituição do cessionário e transferência a qualquer título, no período especificado e ficará automaticamente revogado ao final dele. O lance mínimo estabelecido por espaço é de duas UFMF (Unidades Fiscais do Município de Franca), cujo valor unitário é de R$ 83,45 mais a taxa de ocupação de solo de R$ 1,34 o m² por dia.

Campanha de Vacinação contra a Gripe começa em todas as unidades de Atenção Básica

vacinacao gripe original
 
      A Secretaria de Saúde iniciou a Campanha de Vacinação contra a Gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs). A imunização segue diretrizes da secretaria estadual e do Ministério da Saúde.
      Neste primeiro momento, serão 7.400 doses. Poderão se imunizar os seguintes grupos: crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; povos indígenas; pessoas em situação de rua; povos e comunidades tradicionais quilombolas; trabalhadores da Saúde; professores e trabalhadores de instituições de ensino básico a superior; das forças de segurança e salvamento; das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; portuários; dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, falou sobre a importância da vacinação. “É fundamental que a população busque as unidades para se vacinar, pois a imunização reduz os sintomas e, consequentemente, a internação pela doença”, ressaltou.
      A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas e é necessário que a pessoa leve um documento de identificação com foto.
 

Prefeitura recolhe 10,3 toneladas de materiais em 'Arrastão' no Aeroporto

Arrastao Dengue original
 
      A Prefeitura retirou mais de 10 toneladas de materiais inservíveis durante o 'Arrastão da Dengue' realizado no último sábado, no Jardim Aeroporto.
      A 9ª ação, promovida pelas Secretarias de Saúde e Infraestrutura, tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
      Segundo a Prefeitura, o mutirão já percorreu os bairros Éden/Palma, Aeroporto 3, Santa Bárbara, São Sebastião, Leporace, Santa Terezinha, Jardim Tropical, Conceição Leite, Santos Dumont, entre outros. Uma ação de orientação também foi realizada na feira livre da Estação.
      Além do arrastão, outras medidas estão sendo adotadas, como a intensificação da limpeza de terrenos e ações educativas para sensibilizar a população sobre os riscos da doença.
      De acordo com Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, a população tem colaborado durante as ações. “Apesar disso a luta não pode parar. A população é uma forte aliada do poder público neste combate”, disse.
 

Sábado tem ‘Arrastão da Dengue’ no Jardim Aeroporto 1

Arrastao da Dengue 3 original
 
      O Jardim Aeroporto I recebe neste sábado, 5, o 9º ‘Arrastão da Dengue’, ação que tem o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e manter o bairro mais limpo e seguro.
      A iniciativa inclui a coleta de materiais descartáveis e a conscientização dos moradores sobre como evitar criadouros do mosquito transmissor da dengue. De acordo com Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, a partir das 8 horas, as equipes percorrerão ruas e avenidas do bairro recolhendo objetos que possam acumular água e se tornar criadouros do Aedes aegypti. “A gente pede que a população separe todos os materiais inservíveis que possam acumular água e deixem nas calçadas das casas para que nossa equipe possa recolher. Até o momento, Franca registra 904 casos confirmados de dengue. Apesar deste número ser menor que dos anos anteriores, esta luta não pode parar. A população é um forte aliado do poder público neste combate”, disse.
      Waléria ressaltou ainda a importância de cada morador tirar 10 minutos por semana para olhar vasos, calhas e qualquer local que possa juntar água. “Gostaria de aproveitar e agradecer a população que não tem medido esforços neste combate ao mosquito, pois a luta é de todos nós”, disse.
      Além da retirada dos resíduos, agentes de saúde orientarão os moradores sobre práticas eficazes para evitar a proliferação do mosquito dentro de casa.
 
Outras ações de combate à dengue
      Além do mutirão, a cidade segue com a limpeza de áreas públicas, campanhas educativas e fiscalização intensificada pela Guarda Civil. Para facilitar o descarte correto, quatro Ecopontos estão à disposição nos bairros City Petrópolis, Portinari, Luíza e Parque das Esmeraldas. Há também o Serviço de Recolha Agendada de Materiais, que pode ser solicitado pelo telefone 0800-591-6842.
 
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais