Compete à Divisão de Gestão Escolar:
- Subsidiar os Gestores escolares (Diretores de Educação Infantil e Ensino Fundamental) quanto aos processos de Gestão de processos, de ensino e aprendizagem, do clima organizacional e financeiro da escola;
- Viabilizar formação continuada uma vez que os estudos também têm a finalidade de fortalecimento do Projeto Político Pedagógico por meio da consolidação dos processos de gestão institucional e pedagógica;
- Elaborar e dirigir reuniões Administrativas e Pedagógicas (presenciais) aos Diretores escolares, colaborando no aperfeiçoamento profissional de cada um, bem como, assegurando a realização das diretrizes de trabalho estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura;
- Prestar assessoria Administrativa e Pedagógica aos Diretores escolares orientando, acompanhando e averiguando as ações,conforme as demandas apresentadas (são realizadas visitas agendadas ou não, de acordo com as necessidades surgidas durante oano letivo) com abordagens referentes a assuntos Administrativos no que se referem a determinações, normas e regras estabelecidos pela SME e Prefeitura;
- Colaborar para o fortalecimento do Projeto Político Pedagógico (PPP), por meio da consolidação dos processos de GestãoInstitucional e pedagógica;
- Cooperar para o bom funcionamento dos Colegiados (Associação de Pais e Mestres e Conselho de Escola) orientando sobre procedimentos relacionados a aquisição de patrimônio pelas APM;
- Orientar e acompanhar a implantação do Sistema de Gestão Financeira nas Unidades Escolares, com início de inclusão dos dados em outubro de 2016;
- Participar e acompanhar as ações referentes à formações específicas (conveniadas ou contratadas); Exemplo o Programa Fundação Lemann e Programa L’Hermitage (Formação o Programa Gestão Escolar de Qualidade);
- Dar apoio Técnico / Administrativo / Pedagógico aos Diretores: Atender, orientar e indicar aos Diretores os caminhos sobre comoresolver as demandas e problemas que surgem no dia a dia das escolas, através da articulação entre os Setores e Divisões da SME (Divisão de Gestão Educacional, Divisão de Cadastro e Tecnologia, Divisão de Administração e Controle), realizando feedbackssempre que necessário;
- Acompanhar a Projeção da Demanda Escolar com os Diretores e responsáveis da Divisão de Cadastro e Estatística ealizando as adaptações necessárias, garantindo o atendimento de toda Demanda do ano subsequente, atendendo as legislações vigentes;
- Realizar os procedimentos necessários para a resolução dos casos de Ouvidoria referente às Unidades Escolares, resolvendo deforma adequada os casos encaminhados, articulando as ações com os Setores e Divisões da SME;
- Realizar os procedimentos junto as Unidades Escolares (Diretores) para empréstimos das escolas, de acordo com a lei nº 7;327de 13/11/2009; Atendendo às solicitações de entidades assistenciais, instituições religiosas e/ou comunitárias, clubes de serviços edemais instituições legalmente organizadas.