Antigo Novo

Mais de 11 mil alunos voltam às aulas nas creches

 escola original

    A Secretaria de Educação iniciou na última quarta-feira, 25, o ano letivo das creches e creches-escolas parceiras do município. Mais de 11 mil alunos começaram suas atividades, nas 84 instituições e entidades subsidiadas pela Prefeitura de Franca, habilitadas em chamamentos públicos.
    Márcia Gatti, secretária da pasta, informou que os primeiros dias são de adaptação à rotina das creches para as crianças. “O acolhimento é muito importante para que os alunos tenham confiança nos profissionais das instituições conveniadas à Prefeitura e ocorre conforme a necessidade de cada criança”, disse.
    Já as escolas municipais iniciam as aulas no dia 6 de fevereiro.
 
Mais recursos e novas unidades
    Neste ano, a Prefeitura fará a destinação de R$ 86.276.876,20 para as instituições, que atendem as crianças, além do pagamento da diferença da remuneração do professor para o auxiliar de sala, passando dos atuais 7,62% para 11,09%; maior investimento na merenda; equipamentos e materiais didáticos. 
    Em 2022, foram entregues ampliações de oito creches e outras cinco unidades estão em processo de licitação para receberem as obras. Além disso, Franca terá cinco novas creches, sendo que duas estão em fase de licitação, no Jardim Nossa Senhora das Graças (Pacaembu) e Residencial Copacabana. 
     Já as outras três atenderão o Jardim Vera Cruz, Residencial Zanetti e Jardim Piratininga. As licitações serão abertas neste ano. 
     A secretária de Educação ressaltou que o objetivo é acolher ainda mais crianças e garantir que o atendimento seja cada vez melhor.

Concurso ‘Sabor da Educação’ tem premiação nesta sexta-feira

WhatsApp Image 2023 01 26 at 17.28.26 original 

     Acontece nesta sexta-feira, 27, a final do Concurso ‘Sabor da Educação’, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade de Franca. O cerimonial está previsto para às 20h30, com a entrega de premiações aos vencedores, no teatro da universidade.
     A divulgação do resultado está prevista, após a degustação dos pratos apresentados pelas três equipes finalistas. Cada participante da equipe vencedora receberá uma Smart TV. Os 2º lugares ganharão um smartphone cada. Todas as receitas farão parte do 1º Livro de Receitas da Alimentação Escolar de Franca e os pratos vencedores serão incorporados à merenda escolar da rede pública de ensino.
    O concurso tem como objetivo, ampliar e diversificar ainda mais o cardápio da merenda escolar, valorizando as merendeiras da rede municipal. Além dos profissionais, que atuam na Alimentação Escolar de Escolas Públicas das Redes Municipal e Estadual de Franca, o concurso foi aberto também aos estudantes dos Cursos de Nutrição e Gastronomia da Universidade de Franca.
    O projeto aconteceu em três etapas, tendo início em dezembro do ano passado, com seis equipes e terminará nesta sexta, com três times. As receitas foram preparadas e produzidas, em cada uma das etapas e os pratos degustados pelos jurados, que são três estudantes das escolas EMEB Rubens Zumestein, EMEB Christiane Dezuanni e EMEB Olívia Corrêa, previamente selecionados pelos diretores das instituições; representantes da Secretaria Municipal de    Educação; docentes do curso de Nutrição e Gastronomia da UNIFRAN e nutricionistas da Alimentação Escolar. 
    A partir das notas, os grupos passaram para as fases seguintes, chegando até a final.

Prazo para matrículas da EJA terminam dia 31

EJA original original 

     A Secretaria de Educação alerta as pessoas, que desejam aproveitar as opções de ensino da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que o prazo para matrículas termina na próxima terça-feira, 31. As aulas estão previstas para começar no início de fevereiro e a orientação é que procurem o quanto antes, uma das 4 unidades de ensino, em que serão oferecidas as aulas, nos Jardins Aeroporto 3, Redentor, Integração e no Jardim América, próximo ao Terminal Rodoviário, funcionando das 19h às 22h30.
     Além das aulas presenciais, no CESUM (Centro de Supletivo Municipal) é oferecida a opção de aprendizado semipresencial, onde o aluno se inscreve em determinada disciplina, que deseja eliminar, recebe o material de estudo (apostilas) e quando se sentir apto, comunica a secretaria e agenda  avaliação. Durante esse período, caso tenha alguma dúvida, poderá comparecer a unidade e receber orientações dos professores plantonistas, presencialmente.
     Para o Ensino Fundamental - Anos Finais, o estudante dever ter a idade mínima de 15 anos completos, enquanto que para o Ensino Médio, o interessado deverá ter concluído o Ensino Fundamental e 18 anos completos. Para o Ensino Médio, serão atendidos os critérios do Novo Ensino Médio e no ato da matrícula, o aluno assinará o Termo de Ciência, de que concluirá esta modalidade em dois anos, sendo quatro semestres.
     Para efetuar a matrícula, o interessado deverá comparecer a uma das unidades escolares, que oferecem a EJA, de segunda a sexta-feira, no horário das 14h às 20h, apresentando cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, RG, Certificado de Reservista e Título de Eleitor; comprovante de endereço com CEP; Certidão de Nascimento ou Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos; declaração de trabalho; comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
     Confira a relação das escolas para as matrículas da EJA:
 
Escola Municipal 'Prof. Antônio Sicchierolli'
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929 - Jardim América
 
Escola Municipal 'Prof. José Mário Faleiros'
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971 – Jardim Aeroporto III
 
Escola Municipal 'Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa'
Rua João Francisco Murzi, 5210 – Jardim Redentor
 
Escola Municipal 'Prof.ª Nair Martins Rocha'
Rua Padre Conrado, 1900 – Vila Conceição Leite
 
 CESUM 'Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala'
 Avenida Champagnat, 1808 – Centro - (16) 3701-8367 

Premiação do Concurso ‘Sabor da Educação’ acontece nesta sexta-feira

 premiacao original

      A etapa final do Concurso ‘Sabor da Educação’, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e a Universidade de Franca, está marcada para a próxima sexta-feira, 27. Está previsto um cerimonial, às 20h30, para a entrega da premiação aos vencedores, no teatro da universidade. 
     O concurso é uma iniciativa, que visa ampliar e diversificar ainda mais o cardápio da merenda escolar, valorizando as merendeiras da rede municipal. Além dos profissionais, que atuam na Alimentação Escolar de Escolas Públicas das Redes Municipal e Estadual de Franca, o concurso foi aberto também aos estudantes dos Cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca.
    O projeto aconteceu em três etapas, tendo início em dezembro do ano passado, com seis equipes e terminará na sexta, com três times. As receitas foram preparadas e produzidas, em cada uma das etapas e os pratos degustados pelos jurados, que são três estudantes das escolas EMEB Rubens Zumestein, EMEB Christiane Dezuanni e EMEB Olívia Corrêa, previamente selecionados pelos diretores das instituições; representantes da Secretaria Municipal de Educação; docentes do curso de Nutrição e Gastronomia da UNIFRAN e nutricionistas da Alimentação Escolar. A partir das notas, os grupos passaram para as etapas seguintes.
      A premiação contemplará cada participante da equipe vencedora, com uma Smart TV. Os 2º lugares receberão um smartphone cada. Todas as receitas farão parte do 1º Livro de Receitas da Alimentação Escolar de Franca.
     Segundo a Secretaria de Educação, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para o atendimento aos alunos que possuem restrições alimentares. 
      Após a final do concurso, os pratos vencedores também serão incorporados à merenda escolar.

Administração convoca novos coordenadores, pedagogos e professores

 creche escola peres elias sala de aula agosto 2022 scaled original

     A Secretaria de Administração e Recursos Humanos publicou no Diário Oficial do Município, a convocação de 51 profissionais da Educação para atuarem na rede municipal, nas sete escolas que terão ensino em tempo integral e nas demais unidades. O prazo para apresentação dos candidatos aprovados em concursos públicos, terminou na última quarta-feira, 18. A publicação está disponível no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2202-14012023.pdf.
    Dos 51 convocados, sete são para as vagas de coordenadores pedagógicos, um escriturário e dois inspetores de aluno. Também foram chamados cinco pedagogos e 36 professores de Educação Básica, sendo 20 PEB I e 16 PEB II. Desses, 13 são de Inglês e 3 de Educação Artística.
    Márcia Gatti, secretária de Educação, afirmou que as convocações fazem parte das ações da Prefeitura de Franca para garantir mais profissionais. "Estamos completando o quadro das equipes gestoras das escolas e contribuindo com a formação para o atendimento e ensino de nossos alunos. Com os orientadores, podemos fazer o acompanhamento com as famílias", disse.
    Os profissionais, que foram convocados, também poderão atuar nas escolas em tempo integral que, além das aulas regulares, terão oficinas curriculares de teatro e dança, cultura do movimento e atividades culturais, tecnologia e inovação, leitura, jogos de raciocínio, experiências científicas, projetos didáticos, brinquedos e brincadeiras, aulas de inglês e de música.
    O início do ano letivo nas escolas de Ensino Fundamental - Anos Iniciais, de 1º ao 5º Ano, está previsto para o dia 6 de fevereiro

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais