Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Educação

Educação dobra atendimento de crianças nas aulas de Inglês

 Aulas de Ingles original

     A Secretaria de Educação ampliou a grade curricular das escolas municipais com a inclusão de aulas de inglês. Este projeto, iniciado em 2023, atendia 3.750 estudantes da Educação Infantil das Fases 1 e 2, nos períodos parcial e integral. Agora, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental também estão sendo contemplados, o que significa que o atendimento quase dobrou.

     De acordo com Rodrigo Souza, professor de inglês e responsável técnico pela formação de docentes da disciplina, as aulas têm despertado grande interesse nas crianças. “A intenção da Secretaria de Educação neste ano foi dar continuidade no aprendizado e passamos a atender alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Com isso, o número quase dobrou, passando para 7.100”, disse.

     São 13 professores que ministram as aulas. Para alunos da Educação Infantil, de 4 e 5 anos, e do 1° ano do ensino parcial, elas acontecem uma vez por semana. Já no ensino integral são duas vezes por semana. Ao todo, as aulas de inglês são ministradas em 50 escolas.

     “A ideia é dar continuidade a cada ano, de forma que os alunos que iniciaram a Fase I da Educação Infantil em 2023, tenham durante todo o ciclo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma aula de inglês por semana”, completou.

     Segundo o professor, os alunos aprendem o idioma de forma lúdica, inserido em contextos que despertam a atenção e interesse da criança. “Aprender inglês na Educação Infantil faz com que os alunos percebam, desde cedo, que é possível compreender uma outra língua além do português, oferecendo base para se tornarem fluentes em outro idioma mais tarde.”

Educação divulga resultado final do Programa 'Bolsa de Medicina Municipal'

 Fachada Sec Educacao original

       A Secretaria de Educação publicou nesta sexta-feira, 22, no Diário Oficial do Município, o edital com o resultado final e a convocação do Processo de Seleção do Programa 'Bolsa de Medicina Municipal'. O documento poderá ser conferido pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2488-22032024.pdf .      As duas estudantes aprovadas no processo, com as vagas disponibilizadas neste ano, deverão comparecer no dia 2 de abril, às 7h, na Secretaria de Educação (av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal), munidas do RG, número de conta corrente ou poupança em nome do estudante (caso tenham), papel e caneta. Na oportunidade, elas receberão todas as orientações sobre a formalização de acesso ao programa, funcionamento, legislação, direitos e deveres, dentre outras questões. O não comparecimento das alunas convocadas poderá implicar na desclassificação automática e irrecursável do interessado, conforme estabelecido na Lei Complementar nº 380, de 27 de abril de 2022. Também constam da publicação, os estudantes que estão na lista de espera, em ordem de classificação, com vigência até dezembro deste ano. Não é necessária a presença dos estudantes relacionados na lista de espera.     Através do 'Bolsa de Medicina Municipal', as universitárias receberão auxílio de 50 e 40% de desconto na mensalidade e poderão continuar recebendo o benefício até o final da graduação, desde que atendam aos critérios estabelecidos pela legislação.       Com este novo processo de seleção, serão 9 estudantes beneficiados pelo Programa 'Bolsa de Medicina Municipal' neste ano.O programa       O Programa Bolsa de Medicina Municipal foi iniciado em 2021 e teve a regulamentação atualizada, por meio da Lei Complementar Municipal nº 380, de 27 de Abril de 2022. Tem como objetivo a concessão de bolsa de estudo parcial a estudantes universitários matriculados no curso de Medicina do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF). O valor da mensalidade é dividido entre Prefeitura, faculdade e estudante.     Os estudantes formados com auxílio do projeto, custeado em parte pelo Poder Público e Instituição de Ensino Superior, deverão celebrar compromisso para a prestação de serviço comunitário compulsório não remunerado, em unidades de saúde municipais, com carga horária anual de 960 horas, sendo no mínimo 20 horas semanais, cumpridas em no máximo 12 meses, independentemente do período do benefício da bolsa, após a obtenção do respectivo registro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP).

Educação amplia número de alunos no período integral

 Aulas Municipais Sala de Aula original

       A Secretaria de Educação ampliou o Programa “Tempo Todo”, de ensino integral na rede municipal, passando a atender, além da Educação Infantil, o 1º Ano do Ensino Fundamental. Em 2023, eram 447 estudantes. Neste ano, já são 808 alunos atendidos e contemplados por oficinas curriculares de matemática, inglês, teatro, cultura e revisão de estudos, no contraturno da aula.

     De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, há anos a Rede Municipal, por meio das creches parceiras, oferecia a Educação Infantil Integral e a Rede Estadual a partir do 2º Ano do Ensino Fundamental. “A administração enxergou a necessidade de preencher esta lacuna que existia no 1º Ano e hoje, já temos nove salas de aula de ensino integral no 1º Ano do Fundamental”, afirmou.

     O critério utilizado para iniciar a implantação do 1º Ano integral foi baseada na possibilidade de continuidade dos estudantes em escolas municipais, que já tinham o Programa “Tempo Todo” para os estudantes da Educação Infantil. “Iniciamos o projeto para o 1º ano em quatro das sete escolas municipais de Educação Básica, que já possuíam o ‘Tempo Todo’. Portanto, os estudantes da Educação Infantil destas escolas tiveram a continuidade do atendimento em período integral em 2024, agora no 1º Ano do Ensino Fundamental”, disse a secretária.

     Neste ano, o ensino integral no 1º ano do Fundamental foi implantado em 9 salas de 1º ano e foram abertas mais duas escolas. Com isso, o atendimento dobrou. “É um trabalho contínuo e espero que possamos abrir novas salas nos próximos anos.”

     Já o prefeito Alexandre Ferreira afirmou que, além de dar uma educação de qualidade através do ensino integral, você também dá tranquilidade para as famílias. “O aluno da creche-escola e pré-escola que vinham de um ensino integral, quando chegavam no 1º Ano do Fundamental estudavam meio período. Era um ciclo que se quebrava e a criança ficava em casa. Com o 1º Ano integral, este aluno tem a continuidade nesse tipo de ensino. Fica na escola com toda estrutura, educação e alimentação de qualidade, dando tranquilidade para os pais trabalharem o dia todo”, destacou.

Professores da rede municipal recebem formação continuada

 Professores Formacao original

         A Secretaria de Educação segue com investimentos na formação continuada dos profissionais, com o objetivo de buscar o aperfeiçoamento da prática e aprimorar o atendimento aos alunos.

       A formação é feita em parceria com o SESI, instituição que investe na promoção de atividades educativas e culturais. O objetivo principal, segundo a secretária de Educação, Márcia Gatti, é a promoção da alfabetização na idade certa. “Anteriormente, as crianças que frequentavam a pré-escola participavam de atividades educativas, mas não com o foco na leitura e escrita. Alfabetizar na idade certa significa garantir que crianças aprendam a ler e a escrever até os sete anos, idade que corresponde ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, desenvolvendo habilidades básicas de leitura e escrita, possibilitando a expansão de conhecimentos e a promoção de uma participação ativa na sociedade”, disse.

      Em 2021, o município iniciou a alfabetização já a partir dos 4 anos. “Estudos apontam que, quando a criança começa a ser alfabetizada entre 4 e 5 anos, chega aos 7 já sabendo ler e escrever, com maior facilidade de aprendizado. Por isso, a Prefeitura não mediu esforços para se adequar a esta realidade e hoje é referência”, ressaltou o prefeito Alexandre Ferreira.

      Em setembro do ano passado o Sesi-SP, juntamente com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), premiaram oito cidades paulistas que mais se destacaram, em 2022, na alfabetização de crianças na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental. Franca foi uma delas. Em sua primeira edição, o Prêmio PAR (Programa de Alfabetização Responsável) teve como objetivo dar visibilidade a esta etapa crucial da educação.

     O Programa Alfabetização Responsável propõe um percurso formativo voltado aos professores, que atuam em turmas de estudantes de 4 a 7 anos matriculados na Pré-Escola (4 e 5 anos) e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além de ofertar formações aos diretores escolares, coordenadores pedagógicos, pedagogos das creches parceiras e unidades escolares, além dos orientadores educacionais que atuam diretamente nas escolas do município.

     Os encontros formativos tiveram início em fevereiro e serão desenvolvidos ao longo do ano letivo. Participam deste programa, profissionais da educação que atuam em 50 unidades escolares e 44 creches parceiras do município. Entre coordenadores, orientadores educacionais, diretores, pedagogos e professores, mais de 800 profissionais receberão a formação continuada, impactando na aprendizagem de mais de 13.300 estudantes da Rede Municipal de Ensino.

      Além deste trabalho, no segundo semestre do ano passado, os professores da rede também receberam formação continuada através do Instituto Avisa Lá com o título: “Aproximação com a Cultura Escrita: aos 4, 5 e 6 anos.”

161 estudantes pleiteiam auxílio do ‘Bolsa Universidade’

 Bolsa Unversidade original

     A Secretaria de Educação divulgou nesta semana, que foram registradas 161 inscrições de estudantes, que estão pleiteando o auxílio do Programa 'Bolsa Universidade' neste ano. De acordo com o cronograma da secretaria, no período de 1º a 6 de março, os candidatos tiveram prazo para o preenchimento do formulário no site da Prefeitura e nos dias 7 e 8, a entrega de toda a documentação exigida no edital, junto com o formulário de inscrição preenchido e impresso, efetivando o interesse em participar da seleção.

     A próxima etapa consistirá na análise do material e documentação apresentados pelos estudantes, que será feita pela equipe de Serviço Social da secretaria, a partir dos critérios estabelecidos pela lei e a divulgação no dia 5 de abril, no site da Prefeitura, no link do programa https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-universidade, da data prevista para o resultado da primeira etapa da seleção, contendo os classificados para a segunda fase do programa, as entrevistas sociais. É essencial que os candidatos fiquem atentos e acessem a página da Prefeitura nesta data.

     Para este ano, o Programa 'Bolsa Universidade' disponibiliza 131 vagas, sendo 35 para a FDF (Faculdade de Direito de Franca); Unifran com 50 e Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) com 46 oportunidades para várias graduações.

     O valor do benefício concedido será dividido entre a Prefeitura, estudante e a faculdade, regulado pela UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca) e é calculado pelo valor da mensalidade de cada estudante, considerando o limite de 16,4 UFMF (valor da semestralidade ou da anuidade em seis ou doze meses). Em 2024, a UFMF tem o valor unitário de R$ 79,78.

     O benefício é concedido até a conclusão do curso, desde que o estudante bolsista permaneça dentro dos critérios estabelecidos.

     Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9267 ou 3711-9220, das 7 às 12 horas, ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais