O Espaço de Difusão Científica, localizado no Complexo do antigo colégio Champagnat, informa o cronograma das atividades da instituição durante as férias de julho.
O Espaço de Difusão Científica, localizado no Complexo do antigo colégio Champagnat, informa o cronograma das atividades da instituição durante as férias de julho.
Em assembleia realizada na manhã da sexta-feira, 30 de junho, o Conselho Municipal da Condição Feminina elegeu as novas representantes da sociedade civil para complementação do mandato 2017/2018 de cargos em vacância. A eleição das novas representantes da Sociedade Civil aconteceu na sede da Secretaria de Ação Social e contou com número considerável de participantes, o que demonstra o engajamento das mulheres nas questões pertinentes ao seu papel na sociedade.
No pleito, foram eleitas
a) Representantes dos Movimentos Sociais e Populares de Franca
Suplente: Marília Angélica Martins
b) Representantes da Comunidade Feminina de Franca – Grupos e Associações de mulheres e meninas, lideranças femininas, Grupos de Arte e Cultura
Titular: Ana Beatriz Junqueira Munhoz
1ª Suplente: Ana Claudia Koenig
2ª Suplente: Stella Santana Lima
Dessa forma, o objetivo da Assembleia Eleitoral de completar os cargos vagos foi efetivado, recompondo o conselho na esfera da sociedade civil, elegendo representantes na condição de titulares ou suplentes.
A próxima reunião do Conselho Municipal da Condição Feminina está programada para o dia 14 de julho, às 9h, na Secretaria de Ação Social, Avenida Champagnat, 1750, Centro.
Outras informações pelo telefone (16) 3711-9310.
Sara Gabriele Oliveira Chaves, 18 anos, atleta bolsista da Prefeitura de Franca, através da Divisão de Esportes da FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), conquistou a medalha de ouro no Pan Americano 2017, realizado em Cancún, no México, entre os dias 28 de junho a 2 de julho. Foram 4 lutas e 4 vitórias na categoria Sub21 – Pesado – 78 kg + (78 kg e acima).
Antes da disputa do Pan, Sara já havia conquistado o título brasileiro em competição que aconteceu em Lauro Freitas, no final de maio último.
Sara iniciou no judô com 7 anos de idade, por orientação médica, para corrigir um pequeno problema nas pernas. Aos poucos foi tomando gosto pelo esporte, participando de competições, até que em 2013, começou a lutar por Franca, recebendo todo apoio da equipe técnica da FEAC.
Com 1,80m de altura e muito forte, Sara treina 4 horas por dia, sendo 2h no período da tarde e 2h à noite. Estudante do segundo semestre do curso de pedagogia, Sara é extremamente focada no que faz, e tem tudo para representar o Brasil nas Olimpíadas de 2024, mas antes tem elevado o nome de Franca ao lugar mais alto do pódio.
A Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacinação contra gripe segue até a próxima sexta 7 de julho, ressaltando que não há, até o momento, previsão de prorrogação da campanha. Portanto, aqueles que não se vacinaram ainda têm chance de fazê-lo na Rede Municipal de Saúde, bastando que se dirijam a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou núcleo ESF (Estratégia Saúde da Família), de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h.
Na quinta-feira, dia 6, está prevista a divulgação de mais uma parcial dos números de cobertura que, de acordo com a última divulgação, está próximo a 68 mil pessoas vacinadas, que representam 77% da meta. O atendimento é gratuito e incluiu, na segunda quinzena de junho, vários grupos prioritários, entre eles moto-taxistas, taxistas, motoristas de ônibus, pessoas com 50 a 54 anos, 55 a 59 anos, entre outros.
O Secretário Municipal da Saúde Rodolfo Moraes Silva reforça a importância da vacina e orienta a quem não se vacinou para não perder a oportunidade de se prevenir contra a gripe.
Dentre o público alvo, aqueles que cumprem penas em regime fechado a cobertura foi superior a 234%, vindo depois mulheres puérperas, com 95% e os idosos acima de 60 anos com 85,2%.
Mais informações na Vigilância Epidemiológica pelo telefone (16) 3711-9435.
Representantes do programa “Famílias Acolhedoras” estiveram em reunião com o prefeito Gilson de Souza na tarde da segunda-feira no gabinete. Em pauta, a solicitação de apoio do Governo Municipal para ampliação do programa que atende crianças “que precisam de acolhimento fora da família de origem”, como diz o documento de apresentação do programa, que esclarece também que o acolhimento tem que ser autorizado pelo Ministério Público, através de Termo de Guarda Provisória. Embora seja por tempo indeterminado, a criança fica com a família acolhedora até que seja feita a análise da situação do acolhido e a definição judicial de seu encaminhamento, que pode ser a reintegração à família de origem ou o direcionamento para adoção.
O prefeito Gilson de Souza ouviu as representantes, afirmando que “o programa Família Acolhedora tem vital importância social e o Governo Municipal não olvidará esforços para que possa não só ser ampliado mas também melhorar sua atuação”.
Participaram da reunião com o prefeito o Secretário de Ação Social Edgar Ajax Filho e as representantes do programa Maria Beatriz S. Pinto, Silvia Renata da Silva Lino e Luzia Ferreira.
As Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento da Prefeitura de Franca, juntamente com representantes do comércio de alimentos, se reuniram com o prefeito Gilson de Souza, na última sexta-feira 30 de junho, para tratar de ajustes e implementações no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O SIM tem como propósito acompanhar e certificar a origem e condições dos produtos que são processados no âmbito do município, fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria de Saúde. O intuito maior do Governo Municipal foi de alinhar e integrar ações, obtendo um atendimento mais ágil para os profissionais que atuam com o comércio de alimentos – a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Desenvolvimento se preocupam em garantir que as condições de manipulação e conservação dos produtos alimentícios sejam adequadas de modo que cheguem aos consumidores com qualidade e prazo de validade.
Com a presença de dirigentes dos principais supermercados e açougues da cidade, que comercializam carnes temperadas, foram definidas as adequações na Lei em vigor. De acordo com o Governo Municipal, é necessário que o processo de comercialização atenda plenamente as condições de segurança da população previstas em lei
O papel do SIM
Criado em outubro de 1996 e regulamentado em janeiro do ano 2000 pela Prefeitura, o SIM (Sistema de Inspeção Municipal) é ligado à Secretaria de Desenvolvimento e tem entre seus objetivos orientar comerciantes no sentido de regularizarem a situação dos estabelecimentos urbanos e rurais, levando sempre em consideração os padrões sanitários exigidos para a manipulação, processamento e industrialização de produtos alimentícios de origem animal, evitando os riscos de contaminação, minimizando danos à saúde pública através de certificação e garantia de qualidade dos alimentos para consumo humano.
O SIM está instalado no Parque Fernando Costa e à disposição para passar orientações sobre obtenção dos registros do estabelecimento comercial, procedimentos corretos de manipulação de alimentos, entre outras informações sobre a legislação em vigor.
A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, vem promovendo nos últimos dias uma série de serviços nas estradas rurais do município. As boas condições dessas estradas são importantíssimas, pois atendem o escoamento da produção agropecuária, das crianças que estudam na cidade e também são elo de ligação entre a cidade e vilarejos rurais. O trabalho envolve a manutenção e reconstrução das cercas que margeiam as estradas, desobstrução de canaletas, abertura e limpeza de represas secas, substituição ou instalação de novos mata-burros.
A secretaria informa que foram feitas intervenções na região do Paiolzinho, Furna dos Taveira e região do Bom Jardim, no setor Oeste da cidade. A secretária da pasta Rosaura Garcia Zuccolo explica que há um número significativo de pequenos proprietários rurais nos arredores do município que dependem dessas estradas em boas condições, por isso, a manutenção precisa ser constante, oferecendo conforto e segurança aos usuários.
Ela reforça que, com essas ações, o Governo Municipal atende solicitações de diversos proprietários rurais, principalmente na substituição dos mata-burros de madeira por mata-burros com estrutura de ferro que, além de maior durabilidade, oferece maior resistência e estética.
Ao melhorar as vias rurais da região, a Prefeitura atende também o projeto de Turismo Rural que está em fase de implantação pela Divisão de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento.
Página 1180 de 1207