Email  

Meio Ambiente

Leilão de animais de grande porte acontece na próxima terça-feira

animais no Canil Municipal original
 
      O Canil Municipal realizará na próxima terça-feira, 25, o primeiro leilão de animais de grande porte deste ano, a partir das 9h30, no próprio Canil, que fica na rua José Gianesela, 415, City Petrópolis.
      Para participar, a pessoa deverá efetuar o cadastro no Escritório da Defesa Agropecuária para a obtenção do número do Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal). O interessado poderá optar pelo sistema on-line e acessar o site https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/informativo/, anexando o comprovante de endereço e documentos pessoais, entre outros exigidos, ou comparecer à sede da unidade, que fica na rua Capitão Zeca de Paula, 883, Jardim Consolação e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
      Depois, é necessário se cadastrar no Canil Municipal, pelo telefone ou WhatsApp (16) 3703-9389, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pessoalmente, apresentando CPF, RG, comprovante de residência e número de cadastro no Gedave.
      De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, 15 equinos e 6 muares serão leiloados nesta terça-feira. Informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3703-9389.
 

Meio Ambiente intensifica ações de limpeza pública

limpeza original
 
      A Secretaria de Meio Ambiente continua atuando com frentes de trabalho de limpeza pública em diferentes regiões da cidade, compreendendo a roçada da vegetação nos canteiros de vias e praças públicas, além de raspagem. Nesta terça-feira, foram realizados serviços na avenida Adhemar de Barros, entre os Jardins Brasilândia e São Luiz, inclusive no Centro Esportivo próximo à rotatória de saída para a rodovia João Traficante, que liga Franca a Ibiraci.
      Entre os Jardins Petráglia e Planalto outra equipe trabalhou na poda do gramado do canteiro central e raspagem na avenida Dom Pedro I. A população pode ajudar enviando suas solicitações pelos telefones 'Limpezap' (16) 3711-9440 e 0800-591-6842.
      Os Jardins Aeroporto II e III, Recanto Elimar, a avenida Jaime Telini, entre os Jardins Paraty e Botânico, bairros Miramontes e City Petrópolis, regiões do Portinari e Vila São Sebastião também receberam equipes de manutenção, compreendendo as principais praças e avenidas nestes locais.  

Prefeitura busca parcerias para administração do ‘Bosque dos Angicos’

Bosque dos Angicos original
 
      A Secretaria de Meio Ambiente publicou  nesta terça-feira, 18, no Diário Oficial, o edital de chamamento público, buscando instituições parceiras que tenham interesse em fazer a gestão do Parque Ecológico ‘Sebastião Branquinho’, localizado no bairro São Joaquim, Região Oeste de Franca, conhecido como 'Bosque dos Angicos'.
      As instituições terão prazo até o dia 21 de março, às 16 horas, para entregar a documentação e um plano de trabalho detalhado, com metas, cronograma e orçamento, bem como a documentação exigida, na Secretaria de Meio Ambiente, localizada na avenida Nazira Aidar, 2400, Jardim Redentor.
      As organizações, que se habilitarem para a parceria com a Prefeitura de Franca, terão a responsabilidade de cuidar da manutenção, limpeza e segurança do parque, inclusive com o monitoramento e vigilância 24 horas, bem como promover eventos de recreação e educativos com a temática da conscientização ambiental.
      O secretário de Meio Ambiente, Nicola Rossano Costa, destaca que a exemplo do que está sendo feito no Parque dos Trabalhadores ‘Papa João Paulo II’, a proposta é oferecer todo respaldo à instituição credenciada para que mantenha o espaço bem cuidado e aberto a toda população.
      Considerando alguns equipamentos já existentes e a vegetação  nativa, com a limpeza e conservação, o local será transformado em uma opção de lazer para a população daquela região da cidade, envolvendo a comunidade com atividades voltadas a saúde, cultura.
      O projeto classificado terá duração inicial de 12 meses, podendo ser renovado por até 60 meses.

Meio Ambiente segue com limpeza em praças

limpeza praca Barao original
 
      A Secretaria de Meio Ambiente de Franca segue com o trabalho de limpeza e higienização das praças com maior circulação de pessoas.
      Na manhã desta segunda-feira, o trabalho foi realizado na Praça Barão, na área central, onde os funcionários se mobilizaram para fazer a limpeza dos canteiros, recolhendo lixo e entulhos, além da utilização de um caminhão pipa com água pressurizada para lavar o calçamento e bancos.
      De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Nicola Rossano Costa, o serviço seguirá uma programação voltada para os locais de maior circulação de pessoas. “Hoje, nós repetimos o trabalho de lavagem na praça Barão. Já foram atendidas as praças Sabino Loureiro, das Bandeiras, Nove de Julho e Dom Pedro. Vamos avaliar outros locais que chegaram como demanda, sendo a Praça 1º de Maio e no Jardim Consolação”, comentou.
      Segundo Nicola, este trabalho é fundamental para melhorar cada vez mais o aspecto visual da cidade. “Todas as praças recebem os agentes de limpeza para os serviços de rotina, como a recolha de lixo, roçada e varrição, mas algumas precisam de uma atenção especial, como a lavagem”, ressaltou.
      A população pode auxiliar a Prefeitura neste trabalho, descartando lixo nos locais e horários adequados e denunciando à Guarda Civil atos de vandalismo e descartes irregulares, considerados crimes ambientais, pelos telefones 153 e (16) 3724-1033.
 

Meio Ambiente realiza limpeza na Praça da Estação

limpeza praca Estacao original
 
      A Secretaria de Meio Ambiente segue com o trabalho de lavagem e limpeza das praças e logradouros públicos no município. Na manhã desta segunda-feira, 10, a higienização foi realizada na Praça Sabino Loureiro, na Estação.
      Durante a ação, funcionários se mobilizaram para fazer a limpeza dos canteiros, recolhendo todo tipo de lixo e entulhos. A cobertura do ponto de ônibus, coreto e bancos foram lavados.
      De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Nicola Rossano Costa, o serviço seguirá uma programação voltada para os locais de maior circulação de pessoas. “Vamos definir agora qual será a praça que faremos o trabalho na próxima semana. Nosso objetivo é expandir o serviço para mais locais, como o Jardim Consolação, por exemplo. Este trabalho é fundamental para  melhorar cada vez mais o aspecto visual da cidade. Todas as praças recebem os agentes de limpeza que fazem os trabalhos de rotina, como a recolha de lixo, roçada e varrição. A população pode auxiliar a Prefeitura neste trabalho, descartando lixo nos locais e horários adequados. A manutenção dos espaços públicos é uma responsabilidade de todos”, ressaltou o secretário.
      Além da Praça Sabino Loureiro, já foram higienizadas as Praças das Bandeiras, Barão, Nove de Julho e Dom Pedro.

Canil realiza leilão de animais de grande porte no dia 25

Canil original
 
      A Secretaria de Meio Ambiente, através do Canil Municipal, realiza no dia 25 de fevereiro o primeiro leilão de animais de grande porte em 2025. Serão 15 equinos e 6 muares à disposição.
      O leilão acontece a partir das 9h30 no próprio Canil, que fica na rua José Gianesela, 415, City Petrópolis. Para participar, a pessoa deverá efetuar o cadastro no Escritório da Defesa Agropecuária para a obtenção do número do Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal).
      Para o leilão, o interessado poderá optar pelo sistema on-line e acessar o site https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/informativo/, anexando o comprovante de endereço e documentos pessoais, entre outros exigidos, ou comparacer à sede da unidade, que fica na rua Capitão Zeca de Paula, 883, Jardim Consolação e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
      A próxima etapa é se cadastrar no Canil Municipal, pelo telefone/WhatsApp (16) 3703-9389, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pessoalmente, apresentando CPF, RG, comprovante de residência e número de cadastro no Gedave. O intuito é reduzir a incidência de casos em que os animais fiquem soltos em áreas públicas ou sejam vítimas de maus-tratos, o que é considerado crime.
      De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, desde 2021, quando o Serviço de Captura foi retomado, foram recolhidos 758 animais de grande porte, entre equinos e muares, que foram chipados.

Guarda Municipal flagra descarte irregular

GCM descarte irregular original
 
      O descarte inadequado de lixo é um problema ambiental e social grave que pode causar uma série de impactos negativos, como poluição do solo, da água e do ar, proliferação de vetores de doenças, e danos à saúde humana e ao meio ambiente.
      Para coibir essa prática, a Guarda Civil Municipal tem intensificado as fiscalizações naquelas locais conhecidos como “pontos viciados”, ou seja, terrenos ou áreas públicas ou particulares onde são descartados, de forma indevida, materiais e lixos.
      Nesta semana, uma pessoa foi flagrada descartando uma grande quantidade de resíduos de madeira no Jardim Paulistano. O homem foi identificado e autuado conforme o Código Municipal de Meio Ambiente e o Código de Posturas.
      De acordo com o inspetor da Guarda Civil Municipal, Luís Fernando Fernandes, no mês de janeiro, a corporação atendeu 23 denúncias de descarte de lixo. “Destas, 7 pessoas foram atuadas. A orientação para quem tem pequenas empresas como têxtil, calçado, marcenaria, é contratar pessoas especializadas que possam fazer o descarte correto em locais apropriados. O que normalmente ocorre é que essas empresas contratam carroceiros, pessoas que não têm cadastro nenhum para recolher e nem descartar esse lixo, e é onde acontece o descarte irregular por toda a cidade”, disse.
      Para ajudar no combate a esse tipo de situação, a Guarda Civil tem utilizado drones para auxílio na identificação desses locais, em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente, que identificou 109 pontos viciados de descarte. As multas para quem for pego realizando esse tipo de prática pode chegar a R$ 598 cada uma.
      Em 2024, foram realizadas cerca de 280 autuações.
 
Denúncias
      A Secretaria de Meio Ambiente orienta a população a contribuir com denúncias para a Guarda Civil pelos telefones 153 e (16) 3724-1033.
 
Descarte Correto
      As pessoas que precisarem realizar descartes de recicláveis e pequenas quantidades de restos de construção podem utilizar os Ecopontos, localizados no:
 
City Petrópolis: Avenida São Pedro, 1231.
Jardins Luíza: Avenida Ida Zero Zaninelo, s/n
Portinari: Avenida Hotto Paiva, quadra 34
Parque das Esmeraldas: Rua Geraldino Augusto Machado e Avenida Higino Furini
 
      O atendimento é gratuito, de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, e aos domingos, das 8 às 14 horas. Ainda há o Aterro de Galho, localizado na avenida Sidney Romeu de Andrade que recebe o lixo verde, produto de podas de árvores e jardinagem em geral, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

/**/