Email  

Meio Ambiente

Projeto prevê melhorias no Bosque dos Angicos

Bosque dos Angicos original
 
     Um projeto de lei do prefeito Alexandre Ferreira, enviado no começo desta semana para apreciação da Câmara Municipal, tem como objetivo levar melhorias ao Parque Ecológico ‘Sebastião Branquinho’, o Bosque dos Angicos, no bairro São Joaquim. Os investimentos serão de R$ 337,2 mil.
      Localizado na rua Antônio Mondenezi, o Bosque dos Angicos é uma área protegida por alambrados, composta por dezenas de árvores nativas, de variadas espécies e uma vegetação densa de menor porte. Além de melhorias e manutenção, a iniciativa prevê que os cuidados sejam feitos por uma OSC (Organização da Sociedade Civil), via Chamamento Público.
      De acordo com o projeto, a instituição deverá proporcionar opções de lazer à população e manter o ambiente organizado. Agora, a iniciativa da Prefeitura passará pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação e, posteriormente, deverá ser votada pelos vereadores.

Operação do Canil Municipal e Guarda Civil recolhe 18 animais nesta terça-feira

animais original
 
      As equipes do Serviço de Captura de Animais de grande porte do Canil Municipal e da Guarda Civil recolheram na manhã desta terça-feira, 18 animais entre equinos e muares, que estavam soltos em ruas do Jardim Paineiras e no bairro City Petrópolis, na Região Norte da cidade.
      Os animais foram encaminhados para a sede do Canil Municipal e dos 18 recolhidos, 7 receberam os chips para identificação. Os demais já possuíam o microchip. Dois dos cavalos foram recolhidos à unidade pela terceira vez e desta forma, atendendo a legislação municipal, não poderão retornar para os proprietários e serão direcionados para leilões municipais.
      Eduardo Garcia, chefe da Seção de Conservação do Meio Ambiente e responsável pelo Canil, explicou que a ação foi realizada para atender às demandas de ocorrências, que são frequentes nestes bairros.
      Ele alertou que a posse e a guarda dos animais são de inteira responsabilidade dos proprietários e orientou que as denúncias de animais de grande porte soltos em vias e áreas públicas ou em situação de maus tratos, devem ser feitas pelos telefones/ WhatsApp  (16) 3703-9389  e da Guarda Civil (16) 3724-1033 ou 153. O Serviço de Recolha de Animais é prestado por uma empresa contratada, que é acionada após o recebimento da solicitação pelos canais citados.
      Garcia disse que, caso queiram retirar os animais, os proprietários deverão comparecer ao Canil, onde deverão pagar as taxas e diárias do animal, posteriormente, receberão o auto de infração, emitido pela Guarda Civil para encaminhamento do processo ao Ministério Público.  
      Em 2024, o Serviço de Captura recolheu 122 animais e neste ano, até o momento, foram retirados das ruas, 24.
      Atualmente, o Canil Municipal está acolhendo 35 animais de grande porte.
      A unidade funciona na rua José Gianesella, 415, no Bairro City Petrópolis. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (16) 3703-9389.

‘Arrastão da Dengue’ recolhe quase 10 toneladas de materiais em bairros da Região Oeste

Arrastao Dengue original
 
O primeiro ‘Arrastão da Dengue’ de 2025 foi realizado no último sábado em onze bairros da Região Oeste, entre a Vila São Sebastião e Jardim Martins, e recolheu mais de 9,6 toneladas de materiais.
A ação foi realizada de forma conjunta pelas secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, com caminhões percorrendo as ruas e recolhendo os materiais descartados pelos moradores, enquanto que os agentes da Vigilância visitaram as casas e estabelecimentos para orientar a população.
De acordo com a Vigilância Ambiental, o trabalho de campo feito pelos agentes até por volta das 13 horas atingiu os objetivos previstos, já que possibilitou o contato com diversas pessoas nestes onze bairros.
Ainda no final de semana, na noite de sábado, a Secretaria de Saúde fez outra ação. Quem foi ao ginásio ‘Pedrocão’ ou assistiu ao jogo do Franca Basquete contra o Paulistano pôde acompanhar outra ação de combate à dengue. Através da parceria entre a Prefeitura e o Franca Basquete, os mascotes da Vigilância, ‘Andrezinho’ e ‘Condessa Dengue’, participaram do início da partida com faixa alusiva ao combate ao mosquito Aedes aegypti e formas de prevenção. 
A Saúde orienta que, em caso de situações suspeitas com larvas ou locais com focos de dengue, a população acione a Vigilância Ambiental através dos telefones (16) 3711-9408 ou 3711-9415.

Praça Barão passa por higienização: Prefeitura irá estender trabalhos

limepza na praca Barao original
 
Para levar mais conforto e segurança a comerciantes e usuários da Praça Barão, foi definido um cronograma de lavagem e limpeza da praça Barão da Franca.  A decisão foi tomada após reunião na última semana entre a Secretaria de Meio Ambiente e a empresa responsável pela limpeza urbana da cidade.
Nesta segunda-feira, 20, o local passou por uma limpeza e higienização intensa, sendo utilizado um caminhão pipa com água pressurizada e funcionários da limpeza que realizaram a varrição e coleta de lixo.
O trabalho contou com apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, secretaria de Ação Social e agentes da Vigilância Sanitária, que orientaram os vendedores ambulantes sobre a proibição da comercialização de produtos.
Nicola Rossano Costa, secretário de Meio Ambiente, disse que trata-se de uma ação integrada das secretarias municipais, que será ampliada para outros locais. “Nós, do Meio Ambiente, cuidamos da limpeza e higienização. A Saúde, com as equipes de fiscalização, na orientação da venda irregular e também informações aos comerciantes sobre a disposição do lixo e materiais recicláveis. A Ação Social é responsável pelo acolhimento de moradores em situação de rua e encaminhamento para os serviços. O trabalho deve se estender para outras regiões, como a Praça Nove de Julho, Dom Pedro e Estação. Vamos programar, junto aos comerciantes de cada localidade, a lavagem e higienização dos espaços, segundo sempre um cronograma”, explicou.
No último final de semana, a praça das Bandeiras, esquina com a avenida Brasil recebeu a higienização.
Aliada a esta ação, outras equipes seguem com os trabalhos de raspagem de guias e pintura, roçada de canteiros centrais e praças.

Inscrições para Conferência Municipal do Meio Ambiente estão abertas até o dia 20

Secretaria de Meio Ambiente original
 
      Terminam na próxima segunda-feira, 20, as inscrições para a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Franca. Poderá participar do evento, qualquer pessoa maior de 16 anos residente na cidade devidamente credenciada.
      Os cadastros devem ser efetuados até às 10 horas do dia 20 de janeiro, exclusivamente, mediante o preenchimento do formulário no site da Prefeitura, https://franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/meio-ambiente/conferencia-municipal-meio-ambiente.
      A 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente acontece no dia 24 de janeiro, na Unidade II do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF), que fica na avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, bairro São José.
      O objetivo é incentivar a participação da população para a criação de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão a cidade na etapa estadual. Os municípios que participam das conferências têm a oportunidade de indicar políticas estaduais e nacionais de meio ambiente. Isso significa que as ideias e soluções desenvolvidas por cada localização terão o potencial de impactar políticas em uma escala maior.
 
Sobre a Conferência
      Durante a conferência municipal, os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
      Poderão ser levantadas, por município, até dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos (Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática; Governança e Educação Ambiental.)
      As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas, que será debatido nas Conferências Estaduais.

Limpeza urbana é reforçada em toda cidade

limpeza original
 
      A Secretaria de Meio Ambiente continua trabalhando com diversas frentes de limpeza pública, atendendo a todas as regiões da cidade. Na área central, todo começo de semana é realizada uma varredura geral nas praças e calçadões, sendo a Nossa Senhora da Conceição, passando pela Dom Pedro, Carlos Pacheco, próximo ao Cemitério da Saudade, Barão da Franca e 9 de Julho.
      Nesta região, a operação tem envolvido varrições, raspagem e recolha de resíduos descartados indevidamente nos canteiros e jardins.
      As avenidas Major Nicácio e Presidente Vargas até a Praça da República, situada na confluência com a rua Minas Gerais, onde existe um terminal integrado de ônibus também passaram pela limpeza. As floreiras da marginal do Córrego Cubatão (avenida Ismael Alonso y Alonso) estão recebendo podas e o serviço será estendido para a avenida Champagnat.
      Na Região Oeste, entre os Jardins Martins e Pulicano, um outro grupo de ‘roçadas’ trabalhou com podas de grama e recolha dos resíduos, envolvendo avenidas e praças na região. Entre os Jardins Paineiras e Vera Cruz, na Região Norte, uma equipe seguia com os serviços de podas em praças e canteiros de avenidas.
      Um outro trabalho de revitalização foi iniciado nesta semana pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, no Centro. Envolve a recomposição dos canteiros e jardins da Praça Nossa Senhora da Conceição, considerando que diversas intervenções no sentido de melhorar a acessibilidade estão em andamento.

Meio Ambiente intensifica recuperação de estradas rurais

manutencao em estradas rurais original
 
      A Prefeitura de Franca segue trabalhando na conservação das estradas rurais e espaços públicos. A Secretaria de Meio Ambiente, responsável por essas ações, realiza reparos, limpezas e substituições necessárias para garantir a segurança dos motoristas.
      Nesta semana, as equipes estiveram concentradas nas estradas Santo Antônio e Nego Elói, entre Franca e Ibiraci. Cerca de 15 quilômetros foram recuperados. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, além das estradas municipais de terra, o trabalho também é feito em ruas não pavimentadas. Nos últimos dias, cerca de 10 quilômetros no Parque dos Ipês receberam melhorias.
      Na maioria das vezes, as estradas de terra são margeadas por dezenas de propriedades rurais, onde existem desde produtores de leite a pessoas que cultivam hortaliças, legumes e até plantações de uvas. A manutenção busca oferecer condições seguras para os usuários em seus deslocamentos, pois além do fluxo diário destes produtores, as estradas são corredores por onde circulam ônibus e vans escolares que transportam estudantes até a cidade.
      Por ano, cerca de 240 quilômetros de estradas rurais recebem a manutenção. São utilizados maquinários para fazer o patrolamento, nivelamento, colocar cascalhos e manutenção de mata-burros. O trabalho é feito nas divisas com Ibiraci, Claraval e Ribeirão Corrente.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais