Encontro ‘Brota na Base’ reúne adolescentes
Sinalização viária é intensificada na cidade
Ampliação do Canil Municipal está em fase de conclusão
O Canil/Gatil Municipal construído pela Prefeitura no City Petrópolis está com as obras de ampliação em fase de conclusão. A reforma possibilitará melhores condições, conforto e maior capacidade de receber animais, como cães, gatos e aqueles de grande porte diariamente recolhidos na área urbana.
Os valores investidos, na ordem de R$ 550 mil, correspondem a recursos próprios da Prefeitura, somados com emendas impositivas da Câmara Municipal. Foram construídas mais 16 baias de alvenaria, com portas individuais de acesso, bebedouros com ventilação natural e devidamente cobertos; 4 gatis, com a correta segurança e estrutura para felinos; duas áreas de alimentação para equinos e três espaços cobertos para animais de grande porte.
Com as ampliações, o Canil passará a contar com quase 40 baias para cães, área específica para os gatos e melhorias para o acolhimento de equinos, muares e bovinos recolhidos em vias públicas.
Localizado no bairro City Petrópolis, na rua José Gianesela, 415, o Canil está todo protegido com muro de 2,5 metros de altura e conta com vigilância armada 24 horas. É também, um abrigo provisório para cães e gatos retirados de maus tratos e animais de rua e/ou comunitários, que foram atropelados, socorridos pelo VetMóvel e que são atendidos, mediante convênio com a Prefeitura, no Hospital Veterinário da Unifran.
Atualmente, o Canil Municipal conta com 32 cães e 5 gatos à espera de adoção, além de 37 animais (equinos e bovinos) de grande porte que em breve serão leiloados. O Serviço de Recolha de Animais funciona 24 horas por dia e qualquer cidadão, observando animais de grande porte em vias públicas, praças e afins na área urbana, deve acionar a Guarda Civil Municipal, nos telefones 153 ou (16) 3724-1033, para o pronto recolhimento.
Adoções e castrações
As pessoas interessadas na adoção de cães e gatos podem fazer contato com o Canil, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, através do telefone (16) 3703-9389, que também é WhatsApp. No local também podem ser feitos pedidos de castração de animais, serviço disponibilizado gratuitamente à população.
A castração deve ocorrer mediante prévio agendamento, em que o proprietário ou responsável do animal deve levá-lo e retirá-lo, após feito o procedimento cirúrgico. Os números da Secretaria de Meio Ambiente apontam que no período de 2021 até o final de 2023, devam ser feitas mais de 9 mil castrações. O serviço foi retomado por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, no início da gestão.
Qualquer pessoa pode castrar gratuitamente seu animal. Basta levar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses no Canil Municipal de Franca. Depois, o interessado receberá uma ficha com a designação da clínica, com as orientações para agendar o procedimento. O objetivo é estimular a posse responsável e fazer o controle populacional, através do credenciamento de duas clínicas veterinárias da cidade.
Escola Profissionalizante tem curso gratuito de auxiliar administrativo
A Secretaria de Desenvolvimento, através da Escola Profissionalizante de Franca "Caminho para o Emprego", está com inscrições abertas para curso gratuito na área de administração.
Com 9 vagas, há o curso de auxiliar administrativo aos sábados, das 9 às 10h30. As aulas acontecerão de 21 de outubro a 24 de fevereiro de 2024 na Sala de Informática da Rodoviária de Franca, que fica na avenida Sete de Setembro, 735, no Residencial Baldassari.
Os pré-requisitos são ter mais de 16 anos, Ensino Médio completo ou cursando. Para inscrever-se, basta acessar a aba ‘Caminho para o Emprego’, no site da Prefeitura de Franca, ou o link https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/seleciona_turma.xhtml.
Para mais informações, é possível entrar em contato com a Escola Profissionalizante, através do telefone (16) 3706-6590 ou 3724-7417 (WhatsApp). No site https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml, também há a relação de cursos disponíveis da Secretaria de Desenvolvimento e do Fussol (Fundo Social de Solidariedade).
Vigilância divulga vencedores do Concurso Cultural “Parceiros da Saúde contra o Aedes Aegypti”
A Secretaria de Saúde divulgou os nomes dos vencedores no XI Concurso Cultural “Parceiros da Saúde contra o Aedes Aegypti” que contou com a participação de alunos de escolas municipais e estaduais.
O concurso foi promovido pela Secretaria de Saúde em parceria com a Educação e o apoio da Diretoria Regional de Ensino. Os alunos participaram das seguintes categorias: arte visual, slogan, arte gráfica, produção textual e conteúdo digital. Foram 21 vencedores, contabilizando os alunos e as escolas que apresentaram projetos nas categorias arte visual e conteúdo digital.
Nesta edição, 70 escolas aderiram ao concurso, com um total de 8.694 alunos participantes do projeto e 325 inscritos. É possível conferir todas as informações através do link https://franca.sp.gov.br/noticias/saude/concurso-cultural-2022.
Realizado anualmente, o “Parceiros da Saúde contra o Aedes Aegypti” tem como objetivo despertar nos estudantes a importância de se trabalhar em conjunto para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika e febre amarela.
A cerimônia de premiação acontece em novembro, na semana de combate ao Aedes Aegypti. Tablets, kits YouTubers e para podcasts (com equipamentos) para as escolas são os prêmios para os vencedores.
Confira a relação dos vitoriosos:
Franca conquista ouro em três modalidades dos Jogos Abertos do Interior
Os Jogos Abertos do Interior, realizados na cidade de São José do Rio Preto, terminaram no último final de semana com o envolvimento de cerca de 8 mil atletas e 190 cidades. Franca participou com 270 atletas e ficou na 12ª colocação, obtendo dois primeiros lugares nas modalidades de basquete masculino e vôlei de praia feminino.
A cidade também conquistou um pódio na modalidade individual de lançamento de peso, com a atleta Cibelli Miguel da Silva, com a marca de 14,97 metros. O tênis e o xadrez feminino também tiveram posições de destaque, com segundo lugares e a ginástica artística masculina com uma honrosa terceira colocação.
Para o presidente da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), Mateus Caetano, o momento é de agradecer o empenho e dedicação de cada atleta e equipe técnica que representaram a cidade. “O trabalho feito com as equipes de base na cidade está dando resultados e a evolução registrada nos Jogos sinaliza isso”, disse.
Mais Artigos...
Página 159 de 1207