Saúde faz revitalização de Unidades Básicas de Saúde em 2023
Casa da Cultura tem exposição sobre o Natal até o início de janeiro
A Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” segue até o dia 5 de janeiro de 2024 com a exposição “Pinturas Natalinas: Arte além das mãos”, da artista plástica Goret Chagas, membro da APBP (Associação dos Pintores com a Boca e os Pés).
São 17 telas que trazem uma retrospectiva do Natal, abordando desde São Nicolau até o Papai Noel. A artista também fez telas com Jesus, presépio e velas. A visitação é gratuita e pode acontecer de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. A Casa da Cultura fica na rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, no Centro, em frente à praça Carlos Pacheco. Além da Pinacoteca, a Casa da Cultura tem outras exposições permanentes. Logo no hall de entrada, o público pode conhecer o ateliê permanente do pintor e projetista italiano Bonaventura Cariolato. O espaço, dividido em duas salas, conta com mais de 20 quadros do artista, como o famoso 'A Velha Estalagem', objetos do pintor e plantas de obras, projetadas por ele, como a do Mosteiro de Claraval e a Capelinha, aquarelas inacabadas, cavaletes usados, cachimbos, pincéis e correspondências enviadas a familiares na Itália. Ainda no andar térreo da unidade, é possível conhecer o acervo da Academia Francana de Letras. Considerada de utilidade pública, a associação tem em seu quadro, escritores que são de Franca e que levam a literatura Brasil e mundo afora. Além de raros exemplares e obras desses autores, a sede da Academia, na Casa da Cultura, oferece projetos literários gratuitos à população. A Casa da Cultura também mantém o Memorial da Resistência Negra, com acervo sobre artistas negros como Carlos de Assumpção e Abdias do Nascimento. O local tem encontros, exposições temáticas e lançamentos de manifestações artísticas. Há, ainda, uma mostra permanente de itens que compõem a reserva técnica do MIS (Museu da Imagem e do Som). Com o nome de Bonaventura Cariolato, o local tem imagens de nomes do rádio francano, câmeras fotográficas antigas, equipamentos de som, projetores e outros objetos que contam a história da comunicação da rádio, televisão e outros meios de comunicação. Já o segundo andar, que abriga a Pinacoteca “Miguel Ângelo Pucci” e sua reserva técnica, possui exposições de pinturas e outras artes plásticas, como a de Goret Chagas para este Natal.Doações para o Fundo Municipal do Idoso podem ser feitas até o dia 28
O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Franca (COMUPI) alerta que as doações para o Fundo Municipal do Idoso podem ser feitas até o próximo dia 28, deste mês, último dia de expediente bancário do ano.
Toda pessoa física que paga o Imposto de Renda (IRPF), apresentando a declaração pelo modelo completo, pode destinar até 6% do valor do IRPF. Já a pessoa jurídica que apura a tributação pelo lucro real, poderá contribuir com 1% do IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) devido.
Para fazer a sua doação, o interessado deverá acessar o site da Prefeitura de Franca, www.franca.sp.gov.br, clicar no link 'Outros Serviços' - "Doações", escolher se fará a antecipação como Pessoa Física ou como Pessoa Jurídica e depois basta selecionar a opção 'Fundo Municipal do Idoso' para realizar a destinação. Na sequência, deve preencher a guia com os dados do contribuinte, indicando o valor a ser destinado, imprimir o boleto e efetuar o pagamento até o dia 28.
O Fundo Municipal do Idoso é gerenciado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que destinará o recurso para as entidades que apresentarem os projetos sociais, de acordo com as linhas de ação, demandas e prioridades identificadas pelo conselho ou as entidades cadastradas no COMUPI.
Prefeitura recebe apresentação cultural de Carlos de Assumpção
Para difundir a cultura afro e valorizar a arte, o Gabinete do Prefeito foi palco de uma apresentação cultural do poeta Carlos de Assumpção, renomado mundialmente e referência na literatura afro-brasileira.
O ato aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20. Carlos de Assumpção foi recebido pelo prefeito Alexandre Ferreira, que destacou a importância de ações como essa. "Este trabalho de valorizar a cultura negra começou com a Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, para ensinar as crianças a história da África e combater o racismo. Hoje, temos aqui vivências, cultura e ensinamentos", disse. Carlos de Assumpção, autor de livros como “Cadernos Negros”, “Quilombo”, “Protesto - Poemas” e “Não pararei de gritar: poemas reunidos”, enfatizou o encontro e a iniciativa da Prefeitura de Franca em fomentar a cultura. “É muito importante este ato para divulgar nosso trabalho e levar cultura, literatura e poesia às escolas e aos espaços públicos. A educação é o caminho para o Brasil progredir e temos de formar cidadãos, não meramente pessoas para enfrentarem provas”, explicou. A declamação de poemas também contou com música. Além deste evento, na semana passada, terminou a exposição “Guardiões de Memórias”, na Secretaria de Educação, resultado de um trabalho coletivo envolvendo 38 educadores de arte e alunos da rede municipal também sobre a cultura Afro-Brasileira.Último leilão de 2023 tem 15 animais arrematados
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, no Canil Municipal, o último leilão de animais de grande porte deste ano. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e havia 19 animais para serem arrematados. Desses, 15 foram leiloados.
Segundo um levantamento feito pelo Canil Municipal, já foram resgatados 213 animais até o início de dezembro entre equinos, bovinos e muares. A Secretaria de Meio Ambiente explica que estes animais foram retirados de vias e áreas públicas, após denúncias registradas na Guarda Civil Municipal, através dos telefones 153 e (16) 3724-1033. Uma equipe é acionada e recolhe o animal das ruas, levando-o para o Canil. Os proprietários têm um prazo de 5 dias para retirar os equinos, bovinos e muares, após publicação de edital de notificação no Diário Oficial. Caso descumpram, os animais são destinados ao leilão.Horta Comunitária da Vila Gosuen encerra o ano com 80 famílias atendidas
Desde o início de suas atividades, há quase nove meses, a Horta Comunitária Urbana da Vila Gosuen já atendeu 80 famílias direta e indiretamente com as verduras plantadas no espaço. A ação, feita pela Secretaria de Ação Social, visa o desenvolvimento de atividades educativas, além da produção de alimentos, estimulando o trabalho voluntário e solidário da comunidade.
Neste ano, 15 famílias participaram diretamente das atividades na horta, e as outras, atendidas pelos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e em situação de insegurança alimentar, receberam os alimentos. Para se ter uma ideia da produção, a Horta Comunitária da Vila Gosuen plantou, na última ação, 400 mudas de verduras e legumes e colheu em torno de 300 molhos de verduras (alface, chicória e almeirão) e 20 de legumes (abóbora, jiló e berinjela). As ações da Horta Comunitária contam com assessoria do setor agrônomo da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e da Credicocapec.A horta
A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Ação Social, associada ao Programa ‘Cozinhalimento’ e Banco de Alimentos, localizados no Parque dos Pinhais. A Horta conta com diversos canteiros de hortaliças, onde se cultiva desde verduras, como alface, rúcula, almeirão, couve, repolho, brócolis e outros vegetais, sendo cebola, cenoura, beterraba, entre outros. As beneficiárias são as próprias pessoas envolvidas e, em caso de maior colheita, é feita a distribuição para o CRAS e Banco de Alimentos.
Mais Artigos...
Página 126 de 1209