-
O auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Parque Francal, será palco nesta quinta-feira, 30, do II Seminário População em Situação de Rua e Políticas Públicas, organizado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, com o apoio da Prefeitura.A secretária de Ação Social, Gislaine Liporoni Peres, é uma das convidadas para discorrer sobre as principais ações desenvolvidas no município, ao lado de outros convidados, inclusive representante do Movimento Nacional da População de Rua, Darcy da Silva Costa.A abertura dos trabalhos está programada para às 13h30, onde serão abordados temas A Voz e Vez da População em Situação de Rua; Novos Sujeitos e Novos Direitos para Resistir e Reexistir em Tempos Sombrios, Políticas Públicas e Moradia Primeiro: A Porta de Saída da Rua, projeto este já implementado e com bons resultados em Franca, além de debates sobre as políticas públicas destinados à população em situação de rua, com representantes de Franca e os 22 municípios da região, interessados em saber mais sobre ações colocadas em prática.Com diversos serviços para essa população mais vulnerável, dentre eles o Espaço Dignidade e Moradia Primeiro atendem, em média, 300 pessoas/dia, totalizando mais de 1.000 atendimentos por mês. Essas e outras ações, os participantes terão oportunidade de conhecer com mais detalhes e como Franca vem tratando essa questão.
Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19
Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quarta-feira, 29, que contará com 8 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA
Na UBS Horto, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
1ª e 2ª DOSES (6 ANOS OU MAIS), POPULAÇÃO EM GERAL, PCD, COMORBIDADES / 3ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - IMUNOSSUPRIMIDOS - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSOPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
Nas UBS's Paulista, Santa Clara e Leporace, das 8 às 16h. Lembrando que as crianças nessa faixa etária deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª e 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 1ª, 2ª , 3ª DOSES GESTANTES / 5ª DOSE IMUNOSSOPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - PFIZER
A primeira dose para pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e profissionais de saúde, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, além da quinta dose para Imunossuprimidos, com 50 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS Aeroporto 3, no horário das 8 às 16h.
1ª, 2ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS ) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE - 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA
A primeira, segunda e terceira aplicações para a faixa etária de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais de saúde, quinta dose para os imunossuprimidos (50 anos ou mais), estarão disponíveis na UBS Brasilândia, das 8 às 16h. As pessoas deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
O segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço. Para receber a 4ª dose, as pessoas com 40 anos ou mais, deverão observar o intervalo de quatro meses de recebimento da terceira dose.
1ª, 3ª E 4ª DOSES ADICIONAIS (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS)- JANSSEN
A primeira, terceira e quarta doses adicionais para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais da saúde, quinta dose imunossuprimidos, com 50 anos ou mais, da vacina Janssen, estarão disponíveis nas UBS's Ângela Rosa e Estação, das 8h às 16h. Para a aplicação da quarta dose, podem tomar o imunizante as pessoas que tiverem o intervalo de 4 meses após a terceira dose.
Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)
A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
Para esta quarta-feira, 29, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Paulistano, Planalto, Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Santa Terezinha e Luíza, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
Influenza
A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Aeroporto 3, Paulista, Santa Clara, Leporace, Brasilândia, Ângela Rosa, Estação e Horto, das 8 às 16h.
Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Paulistano, Planalto, Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Santa Terezinha e Luíza, no horário das 8 às 16h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
Prefeitura anuncia a construção de Centros Esportivos no Parque Moema e Jardim Palma
O prefeito Alexandre Ferreira autorizou na última semana, a abertura de licitação para a construção de mais duas unidades do CEPEL (Centro Popular de Esportes e Lazer), desta vez para atender os moradores do Parque Moema/Jardim Petráglia e o Jardim Palma.
Os editais com as tomadas de preços foram publicados no Diário Oficial do Município da última sexta-feira e as empresas interessadas em participar terão prazo para entregar as propostas até o dia 13 de julho.
Os dois novos centros esportivos, que serão construídos em áreas localizadas na avenida Dom Pedro I, entre o Parque Moema e o Jardim Petráglia e na Av. Leila Scarabuci Guimarães, no Jardim Palma, receberão investimentos superiores a R$ 891 mil, destinados através de emendas impositivas da Câmara Municipal.
Com o anúncio dessas unidades, já são 8 CEPEL's que serão construídos ou estão com as obras em andamento. No City Petrópolis, os serviços estão em fase de alvenaria das quadras de areia e skate e no Jardim Santa Bárbara, a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), responsável pela execução das obras, está realizando a colocação de pedras e ferragens da estrutura.
Os outros bairros que serão contemplados com os Centros Populares de Esportes e de Lazer são Residencial Ana Dorothéia, Polo Clube e Samell Woods.
Todas as unidades serão semelhantes a construída na Vila Gosuen/Santa Terezinha, inaugurada no início deste ano e contarão com quadra de areia, praça Street Skate, quadra de basquete 3x3, parque infantil, gramado e pista de caminhada, além da instalação de bancos e iluminação.
O prefeito Alexandre Ferreira destacou a importância deste projeto, que destina áreas públicas para a construção de centros de lazer e entretenimento, beneficiando milhares de moradores, em diferentes regiões da cidade. "Vamos construir um espaço para toda a família e em todas estas obras, temos a importante ajuda dos vereadores, que destinaram emendas impositivas para que pudéssemos construir novos espaços de recreação e esportes para a comunidade", ressaltou ele.
Educação aplica Avaliações Diagnósticas nesta semana
Os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Anos) da rede municipal de ensino serão submetidos nesta semana, as Avaliações de Acompanhamento do Processo nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática.
Segundo a Secretaria de Educação, estarão participando das provas, 12.550 alunos, cujo principal objetivo é verificar os níveis de aprendizagem dos estudantes, comparados aos resultados que eles obtiveram na Avaliações Diagnósticas aplicadas no inicio do ano letivo. Os resultados das Avaliações de Acompanhamento do Processo servirão para constatar quais habilidades vêm sendo construídas e quais ações precisam ser aperfeiçoadas. Serão utilizados para o replanejamento das situações didáticas para o segundo semestre, das ações pedagógicas e de forma a mobilizar a aquisição de procedimentos, atitudes e conceitos necessários para o avanço no domínio das habilidades, principalmente às relacionadas aos processos de recomposição das aprendizagens.
Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que as avaliações foram elaboradas por profissionais da área pedagógica da secretaria, tendo em vista as habilidades do Currículo Paulista previstas no Plano de Ação - Mapas de Foco – 2022.
De acordo com ela, esse trabalho possibilita ao professor reunir dados quantitativos de sua turma, organizados por níveis de desempenho escolar. Portanto, é possível obter resultados gerais de cada classe, de cada ano escolar, de cada escola e, assim, de toda a rede municipal. Para os estudantes da Educação Especial serão realizadas avaliações adaptadas elaboradas pela Seção de Políticas Públicas em Educação Especial da secretaria, com base nas próprias Avaliações Diagnósticas de Acompanhamento.
Márcia Gatti ressaltou que essas avaliações são aplicadas em três momentos durante o ano letivo, logo após o início das aulas, antes dos recessos de julho e ao final do ano letivo.
Meio Ambiente inicia projeto de visitas ao Zoobotânico
A Secretaria de Meio Ambiente iniciou na última semana, marcando o encerramento da Semana Ambiental, o projeto de visitas monitoradas ao Jardim Zoobotânico, recebendo uma primeira comitiva de estudantes e educadores. Nesta segunda-feira, um segundo grupo esteve no local, com a utilização de um micro-ônibus da própria Prefeitura, colocado à disposição para o transporte dos visitantes.
O intuito é fortalecer as ações de educação ambiental, a partir do público infantil, difundindo os conceitos de boas práticas e respeito à natureza. O primeiro grupo que esteve no Zoobotânico foi o do CCI Joanna de Ângelis - Unidade I, com 30 crianças e alguns familiares. Os participantes fizeram a visita monitorada pelas dependências do espaço, recebendo orientações de um profissional que os acompanhou, encerrando o passeio com um piquenique.
Nesta segunda-feira, outros 30 estudantes e professores da Escola Estadual ‘Prof. Pedro Nunes Rocha’ da Vila Europa, percorreram os viveiros de formação de mudas, a área onde são mantidas as aves em recuperação e também o meliponário com as colônias de abelhas sem ferrão, conhecendo um pouco da estrutura e como é produzida parte das plantas utilizadas na arborização das praças, ruas e parques da cidade.
As visitas e solicitações de transporte devem ser feitas previamente, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
Prefeitura conclui melhorias no Canil Municipal
O Canil Municipal de Franca, localizado no bairro City Petrópolis, na região Norte da cidade, acaba de ter concluído a construção do muro de proteção, uma das mais recentes melhorias que haviam sido programadas, visando oferecer mais segurança para a equipe de servidores e também para os animais que estão sendo atendidos pela unidade.
Nesse processo, a Prefeitura investiu recursos na ordem de R$ 395 mil, cujo acompanhamento técnico esteve a cargo da Secretaria de Infraestrutura. Foram construídos quase meio quilômetro de muros, com altura de 2,5 metros e contará com espirais cortantes em sua parte superior.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a quem o Canil hoje está vinculado, o valor investido é oriundo de repasses feitos, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
Mais Artigos...
Página 485 de 1207