O Ambulatório de Saúde Mental Adulto compõe a rede de saúde mental do município de Franca. Surgiu na década de 80 como único serviço de saúde mental atendendo crianças, adolescentes, adultos, dependentes químicos com sofrimento psíquico. Em 2001, com a criação do CAPS ad deixou de atender os problemas de dependência química e em 2004, com a criação do NAIA, ficou destinado aos atendimentos de adultos com transtornos mentais de moderado a grave.
O serviço é composto por equipe multidisciplinar, sendo: médicos psiquiatras, enfermeira, psicólogos, assistente social e terapeuta ocupacional.
Realiza atendimentos a pacientes adultos encaminhados da atenção básica nas seguintes modalidades: consultas psiquiátricas, atendimento de enfermagem, atendimento social, atendimento psicológico, atendimento e oficinas com terapeuta ocupacional, grupo de música e oficina de bonsai.
Além disso, em 2021, o serviço se tornou referência no atendimento do Programa de Tabagismo no município, atendendo pessoas com desejo de cessar o uso de tabaco. Esse atendimento é por demanda espontânea através de inscrição na recepção da unidade.