Em Franca, uma cidade no coração do interior de São Paulo. No dia 29 de julho de 1998, um novo capítulo na história da saúde da região se inaugurava. O Núcleo de Gestão Assistencial, o NGA-16, foi erguido na Rua Aluísio Pacheco Ferreira, 4010, sob a administração do Prefeito Gilmar Dominici. Este ambulatório de especialidades tinha uma missão nobre: cuidar da saúde da população, oferecendoum atendimento de qualidade totalmente pelo SUS.
O NGA-16 não é apenas um local de consultas médicas, é um complexo de cuidados médicos e assistenciais que atende Franca e diversas cidades vizinhas, como: Cristais Paulista, Itirapuã, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga. Ribeirão Corrente, Rifaina e São José da Bela Vista.
Com uma equipe dedicada, eles atendem em média 1500 pacientes todos os dias, um número expressivo que reflete a confiança da comunidade na qualidade do serviço prestado.
Dentro das suas paredes, uma miríade de especialidades médicas se encontra para atender as necessidades variadas dos pacientes. Desde consultas de angiologia a atendimentos em neurologia, oncologia, ortopedia, e muitas outras áreas especializadas.
Além das consultas e atendimentos médicos, o Núcleo de Gestão Assistencial abriga diversos serviços vitais para a saúde da população. Dispensação de medicamentos, cuida de pacientes ostomizados, atende casos de queimaduras, feridas, disfagia e atendemos pacientes com deficiência auditiva noAmbulatório de Saúde Auditiva. Até mesmo serviços como troca de sonda vesical e traqueostomia é realizado ali, garantindo que os pacientes recebam toda a assistência necessária.
O NGA-16 oferece um leque de exames como:retossigmoidoscopia; endoscopia digestiva alta e baixa; nasofibrolaringoscopia; eletrocardiograma; Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF); Audiometrias Clínicas e de Confirmação; Bera; assegurando um diagnóstico preciso e completo.
Com o passar dos anos, o Núcleo de Gestão Assistencial tornou-se um símbolo de compromisso com a saúde da comunidade, expandindo seus serviços para atender às demandas crescentes da região. Seus corredores testemunharam histórias de superação, cura e cuidado, tornando-se um ponto de referência para todos que buscavam por um atendimento de qualidade e humano.
E assim, dia após dia, o NGA-16 continua a cumprir sua nobre missão, levando esperança e cuidado a cada vida que toca, sendo uma luz no caminho daqueles que precisavam de assistência médica na cidade de Franca e em suas redondezas.