A Prefeitura de Franca publicou no final desta quinta-feira, no site - www.franca.sp.gov.br, a primeira listagem de pessoas contempladas com cestas básicas, depois que implementou o sistema de cadastramento on-line, com o preenchimento de um conjunto de informações pelos interessados. Essa primeira relação envolve àqueles moradores da região Norte. A listagem com os beneficiados das demais regiões da cidade será publicada nos próximos dias. Em pronunciamento feito na noite anterior, pelas redes sociais, o prefeito Alexandre Ferreira, já antecipava a medida e os objetivos da Prefeitura, com essa iniciativa, de oferecer amparo para àquelas famílias mais vulneráveis, que atenderam aos critérios do programa, após análise das equipes de assistentes sociais. Estarão sendo beneficiados os públicos prioritários, como as famílias que estão sem renda e possuem entre seus membros, crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e gestantes.
A programação da distribuição das 5,8 mil cestas de alimentos começa na segunda-feira, dia 12 e seguirá um cronograma constante da publicação, por regiões, que deve ser observado com atenção pelas pessoas que fizeram a inscrição. Ao acessar o site da Prefeitura, deverão verificar se foram contempladas nesta etapa e as informações sobre o dia e local para a retirada. Caso o nome não conste na lista, deverão aguardar, pois as equipes sociais continuam analisando outras solicitações e, nos próximos dias, uma segunda lista será divulgada.
Mais aquisições
O prefeito Alexandre Ferreira informou que desde os primeiros dias do ano, com o agravamento da pandemia, a Prefeitura registrou um aumento de pessoas dependendo do auxílio. Nesses primeiros meses já foram adquiridas e distribuídas 6,5 mil cestas de alimentos e outras 13,5 mil estão em processo de compra, através de licitação, que deve ser aberta no próximo dia 14, sem contar a solicitação feita de 12 mil cestas para o Governo Federal.
Cadastramento necessário
Para receber a cesta básica, através desse programa social da Prefeitura, é indispensável que a pessoa esteja cadastrada. Não vai adiantar comparecer em um dos locais, caso o seu nome, com o respectivo documento, não estiverem na relação publicada. Outra informação é que se por alguma razão, o titular do benefício não puder comparecer para retirar sua cesta, poderá transferir esse direito para um terceiro, que deve apresentar no ato, tanto o seu documento de identidade, quanto do contemplado.
Novos cadastros para o programa poderão ser feitos a partir de segunda-feira, dia 12. Mais informações poderão ser recebidas pelo whatsapp 3711-9809 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A Secretaria de Saúde renovou o convênio com comunidades terapêuticas da cidade para o acolhimento de pacientes, que necessitam de tratamento para dependência de álcool e drogas.
A parceria foi estendida por um período de um ano, com as entidades Associação Núcleo de Apoio e Recuperação da Vida (NAREV), Desafio Cristão Nova Vida (DCNOVI) e Associação Mão Amiga Recanto da Janaína, possibilitando o atendimento de 50 pacientes do sexo masculino, nas três unidades, com investimentos superiores a meio milhão de reais.
O encaminhamento do paciente para o acolhimento nas unidades é dado pelo médico psiquiatra, após passar por tratamento no CAPS AD III Renascer (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), e for constatada a necessidade de um tratamento mais especializado, mediante autorização da Secretaria Municipal de Saúde.
O CAPS AD, administrado pela Fundação Espírita Allan Kardec (FEAK), por meio de convênio, conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, farmacêuticos, monitores, enfermeiros e técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, dentre outros e tem funcionamento 24 horas, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.
O tratamento conta com atendimento psicoterápico e consultas individuais ou em grupos, participação em oficinas, orientações e outras ações específicas para cada paciente. O CAPS AD III Renascer também conta com 8 leitos disponíveis para o acolhimento por até uma semana, no máximo, dos usuários, após avaliação da equipe, respeitando a vontade do paciente, visando a reestruturação do indivíduo, melhora no quadro de saúde, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e reinserção na sociedade.
O paciente que necessita ser encaminhado para o acolhimento nas comunidades terapêuticas conta com um Projeto Terapêutico Singular, com os atendimentos e atividades voltadas para as suas necessidades, visando sua recuperação. Somadas ao tratamento são oferecidas 35 atividades e oficinas de saúde, educativas, esportivas, artesanato, culinária e até educação financeira. O tratamento tem duração de seis meses.
O CAPS AD III Renascer fica na rua Cavalheiro Petráglia, 82, na Vila Santos Dumont, próximo a UBS da Estação.
A Secretaria de Saúde programou para este sábado, 10, uma força tarefa, com servidores que estarão trabalhando para a atualização do cadastro das doses aplicadas em Franca, no sistema Vacivida, do Governo do Estado. O Vacivida permite todo o acompanhamento individualizado e em tempo real dos registros de pessoas imunizadas contra o coronavírus, com relatórios atualizados de doses aplicadas e a cobertura vacinal dos 645 municípios paulistas.
Lucas Souza, secretário de Saúde, informou que a ação será necessária, tendo em vista que a quantidade de vacinas aplicadas nos postos Drive Thru do Poliesportivo e Franca Shopping, uma média de 450 doses, em cada posto, totalizando 900, em cada dia de vacinação de primeira dose, precisam ser inseridas no sistema. Devido ao intenso movimento nesses dias, durante a vacina, os dados dos pacientes são anotados, manualmente, e agora devem ser digitalizados e transferidos para o cadastro estadual. Nas Unidades Básicas, esse problema não foi registrado, uma vez que o sistema é atualizado, no momento da aplicação do imunizante.
De acordo com o boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica até esta quarta-feira, foram aplicadas 49.908 doses, entre a primeira e a segunda aplicação da vacina para idosos, com idade a partir de 68 anos, profissionais de saúde, idosos e pessoas com deficiência, que vivem em instituições de longa permanência. Somado a esse número, a Secretaria Municipal de Saúde ainda vacinou 1.016 profissionais de segurança e 159 do CDP, totalizando 51.083 doses aplicadas na cidade.
A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) publicou no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, os editais de Chamamentos Públicos, ampliando os prazos de inscrições para a concessão de auxílio financeiro do Bolsa Atleta-Treinador, Projetos Esportivos e Paradesportivos, Bolsa Cultura e Convênios de Arte e Cultura. Ao reabrir esses prazos, a fundação que tem como propósito fomentar as atividades de esporte e cultura na cidade, busca ampliar as oportunidades para que mais candidatos participem dos processos e se apresentem nos prazos estabelecidos, cumprindo as exigências previstas.
Para o chamamento destinado ao Bolsa Atleta/Treinador, a vigorar para este ano e 2022, as inscrições deverão ser feitas a partir desta quinta-feira, 8 até o dia 22, deste mês, diretamente na sede da Fundação (4º andar da Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal), de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Aos inscritos até o prazo anterior, de 15 de março, ficam disponíveis os envelopes entregues, facultada a sua retirada para alterações, caso entendam necessário.
Projetos Paradesportivos
Outro procedimento de chamamento é para Projetos Esportivos e Paradesportivos, cujo prazo de inscrições também começou nesta quinta-feira, 8 e segue até o próximo dia 15. As inscrições também devem ser feitas nos mesmos horários na sede da fundação, no Parque Francal. Lembrando que aos inscritos até o prazo anterior, de 26 de março, ficam disponíveis os envelopes entregues, facultada a sua retirada para alterações, caso entendam necessário.
Auxílio Bolsa Cultura
Para o chamamento público voltado a concessão de auxilio financeiro Bolsa Cultura, o prazo de inscrição é de 30 dias, portanto, segue até o dia 7 de maio. As inscrições deverão ser feitas na sede da FEAC. Aos inscritos até o prazo anterior de 15 de março, ficam disponíveis os envelopes entregues, facultada a sua retirada para alterações, caso queiram.
Convênios Arte e Cultura
O quarto chamamento publicado, estabelece a reabertura com mais 8 dias de prazo para as inscrições de Projetos de Arte e Cultura, conforme estabelecidos na Lei nº 8.050, de 22 de abril de 2014, que trata do Programa de Incentivo a Arte e à Cultura de Franca. As inscrições, no mesmo horário dos anteriores, deverão ser feitas na sede da FEAC, no Parque Francal, até o próximo dia 15.
A fundação ratifica que ficam mantidas as condições para o recebimento das inscrições contidas no Informativo FEAC, no dia 8 de março destacando que o recebimento das inscrições através de e-mail deve considerar igualmente o prazo final para a entrega, data e horário estipulados. O edital completo está disponível no site da FEAC, através do link: http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos. Informações complementares podem ser obtidas nos tels. 3711-9356/9355.
A Secretaria Municipal de Saúde reduziu para apenas 3 postos de atendimento, a segunda dose da vacinação a ser oferecida nesta sexta-feira, dia 9. Isso é explicado pela diminuição a cada dia, do público alvo formado pelos idosos com 77 anos ou mais e profissionais de saúde, que precisam receber a segunda dose da vacina contra o Coronavíus.
Dessa forma, o atendimento nesta sexta-feira será prestado na UBS da Estação, no período das 7h30 às 13h e no posto Drive Thru, do Poliesportivo, das 8h às 17h. Os profissionais de saúde deverão se apresentar na UBS do Jardim Paulista, das 13h às 17h, levando um documento de identidade, CPF e o cartão de vacina, comprovando que receberam a primeira dose.
Educação
A Secretaria de Saúde informa também, ter recebido nesta quinta-feira, um lote de vacinas, exclusivamente, para os profissionais de educação, com previsão de início da imunização para a próxima segunda-feira, 12. O cronograma com os locais e horários de atendimento será divulgado nesta sexta-feira, cabendo lembrar que a Secretaria de Educação se antecipou e constituiu uma comissão para auxiliar na organização e planejamento dessa logística.
Poderão receber a vacina, professores e funcionários que trabalham dentro das salas de aula, com idade de 47 anos ou mais. No âmbito local, os profissionais de Educação devem acessar o site vacinaja.educacao.sp.gov.br e efetuar o cadastro, anexando os holerites, de fevereiro e março deste ano.
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