As 56 escolas da Rede Municipal de Ensino receberam nesta segunda-feira, 2, os professores, colaboradores e os alunos para o retorno gradual das aulas e atividades presenciais do ano letivo 2.021.
O prefeito Alexandre Ferreira e Márcia Gatti, secretária de Educação, acompanharam de perto essa retomada, na EMEB Profª Vanda Thereza de Senne Badaró, no Recanto Elimar II, onde puderam conferir o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, com a aferição da temperatura na entrada, distanciamento social em toda a unidade, inclusive nas salas de aula, uso obrigatório de máscara de proteção e EPIs (Equipamento de Proteção Individual), álcool em gel e toda a sinalização e comunicação visual para garantir a segurança e a saúde de todos os presentes.
Márcia Gatti destacou que estava muito feliz com o trabalho das equipes das escolas, que se superaram e se organizaram da melhor maneira para receber os estudantes, com toda a segurança.
O prefeito Alexandre Ferreira disse que a retomada das aulas presenciais é resultado de um esforço de todos, que estão conscientes da sua responsabilidade para o enfrentamento da doença. "Só assim, com o apoio de todos, vamos vencer essa pandemia e retomar o nosso cotidiano. Estamos trabalhando firmes para garantir a segurança aos alunos e tranquilidade às famílias", comentou.
Nesta primeira etapa, as escolas municipais estarão recebendo o percentual de 35% da capacidade de alunos atendidos até o dia 27 de agosto, de acordo com o Plano de Retomada de cada unidade, com o revezamento de estudantes. A estimativa é que cerca de 7 mil alunos retornem às salas de aula, de um total de 20 mil estudantes matriculados, nos Ensinos Infantil e Fundamental.
Já na EMEB Profª Ana Rosa de Lima Barbosa, no Parque do Horto, a diretora Adriana Mozeti Lemes ressaltou que era um dia especial e bastante aguardado por todos. "Está sendo um retorno emocionante e tranquilo. Os professores estão acolhendo os alunos da melhor forma e eles mesmo tímidos, no começo, não esconderam a alegria em voltar para a escola", explicou Adriana Lemes.
A secretária de Educação destacou que nesta segunda e terça-feiras, as escolas farão um cadastro dos alunos, para que recebam a merenda escolar, caso não estejam participando das aulas presenciais. Segundo ela, os pais receberão um link pelo grupo de Whatsapp ou uma ligação da diretoria de cada escola para que efetuem o cadastro. Ela destacou que a merenda escolar é um direito de todos os alunos e os estudantes que não estiverem na unidade também irão receber a alimentação, em dias e horários que serão comunicados para a retirada da refeição pelo responsável acompanhado pela criança, na próxima semana.
Márcia Gatti comentou ainda que, durante a realização das aulas remotas e on-line, foram entregues cerca de 38 kits de alimentação escolar, cuja úlltima remessa foi entregue no início de julho, onde as famílias poderão ser atendidas por até 57 dias.
O retorno dos alunos para as escolas e creches da Rede Municipal dependerá da autorização dos pais e familiares e todo o processo será conduzido de forma espontânea, com a avaliação permanente da situação epidemiológica da cidade, com relação à pandemia. A família que não permitir a volta dos filhos para as unidades, neste primeiro momento, continuará acompanhando todo o processo pedagógico e aulas no formato on-line.
Os estudantes que apresentarem febre ou sintomas de gripe, não deverão ir à escola e a família deverá comunicar, imediatamente, ao Comitê Escolar, a situação de saúde dos filhos, bem como de seus familiares. Os dados de saúde serão registrados no Sistema de Monitoramento da SED (Secretaria Escolar Digital) e a Secretaria de Saúde será comunicada. Os estudantes deverão levar garrafinhas de água, tendo em vista que será permitida apenas a utilização de bebedouros para a reposição da água.
A partir do dia 30 de agosto até o 22 de setembro, o percentual de alunos atendidos nas escolas será ampliado, considerando a quantidade de estudantes, que os pais autorizarem o retorno e a quantidade de profissionais imunizados.
Reforço Escolar
Será oferecido reforço escolar, em horário oposto às aulas regulares, para a recuperação de aprendizagens dos alunos, que não tiveram avanço significativo em relação ao domínio das habilidades, em todo esse tempo pandêmico. Os professores, coordenadores e pedagogos realizarão um curso intensivo sobre defasagem e diversidade escolar. As aulas serão presenciais e se estenderão até dezembro.