A Secretaria Municipal de Ação Social contabilizou nesta segunda-feira, 2, o número de 189 pessoas em situação de rua, que foram acolhidas desde quarta-feira, da semana passada, em que a cidade viveu dias com o registro significativo de baixas temperaturas. Uma estrutura emergencial foi montada por determinação do prefeito Alexandre Ferreira e colocada à disposição desse público, a partir do dia 28, quando foram anunciadas 98 novas vagas distribuídas em três serviços de acolhimento mantidos pela Prefeitura, o Espaço Dignidade, Abrigo Provisório e Casa de Passagem. Durante este período, as pessoas acolhidas receberam roupas, banho e alimentação, além do apoio das equipes de assistentes sociais.
O atendimento contou com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, FEAC e a Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Civil, aliado ao Serviço de Abordagem que, com pessoas treinadas, passou a atuar até às 22h.
Durante esses dias, conforme o plano de ação, ao todo foram feitas 115 abordagens nas ruas, com a entrega de alimentos, cobertores, agasalhos e o encaminhamento para os serviços de atendimento. Ao todo, 17 servidores da Ação Social estiveram envolvidos, ajudando no fim de semana. Foram recebidas 200 doações de almoços e café da manhã, além de 300 marmitas, roupas, cobertores, moletons, meias, repassados às pessoas atendidas.
A Secretaria de Ação Social externou seu agradecimento a cada pessoa que ajudou nesta mobilização e doações.