Saúde inicia Campanha de Vacinação contra Poliomielite
Teve início nesta segunda-feira, 27, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) destinada às crianças menores de 5 anos.
A vacina está disponível em toda a rede de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e núcleos das ESFs (Estratégia de Saúde da Família), sendo as UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião, Luíza e Paraty, no horário das 8 às 19 horas e ESFs do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Os pais ou responsáveis deverão levar seus filhos para receber o imunizante, apresentando a carteira de vacinação.
A Poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3 que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, eliminado no país desde 1994.
Segundo a Secretaria de Saúde, no próximo dia 8 de junho, será realizado o 'Dia D', no horário das 8 às 12h30, atendendo orientações do Ministério da Saúde. A relação dos postos que estarão em funcionamento neste dia será divulgada na próxima semana.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite se estenderá até o dia 14 de junho e a estimativa de imunização na cidade é de 21 mil crianças menores de 5 anos.
Prefeitura amplia canal de comunicação para pesquisa sobre o transporte público
‘Emprega Franca’ começa a semana com 320 oportunidades de trabalho
'Fumacê' atenderá Paulistano, Leporace I, Parque São Jorge e Vila Formosa nesta semana
O Departamento de Vigilância em Saúde segue com as ações de combate à dengue na cidade, com a visitação dos agentes de controle de vetores, uniformizados e credenciados, em residências e estabelecimentos comerciais, nos bairros da cidade e a realização do 'fumacê'.
A programação da nebulização para esta semana contempla a realização do serviço nesta segunda-feira, 27, em ruas do Jardim Paulistano. Na terça-feira, 28, será atendido o Parque Vicente Leporace I e na quarta-feira, 29, receberão o 'fumacê' o Parque São Jorge e a Vila Formosa, a partir das 18 horas.
Durante a ação, os moradores devem deixar as portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas. O material utilizado não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação estejam cobertas.
Até o momento, foram registrados 3054 casos de dengue e 13 óbitos, sendo 8 mulheres e 5 homens, na faixa etária entre 29 e 85 anos. A última morte confirmada pela doença é de um homem, de 69 anos, ocorrida no dia 25 de abril. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.
'Arrastão da Limpeza' recolhe mais de 10 toneladas de materiais
A ação realizada mensalmente, sempre no último sábado, tem o objetivo de ajudar a população no descarte correto de materiais que não são mais utilizados.
A próxima edição do 'Arrastão da Limpeza' está prevista para o dia 29 de junho, em 37 bairros da Região Norte I, atendendo o Residencial Meirelles, Parque Vicente Leporace, Jardins Tropical, Portinari, Vera Cruz, Luiza, Vila São Sebastião até o Condomínio Residencial Villa D’Itália, dentre outros, a partir das 7 horas. Podem ser descartados móveis velhos, mesas, cadeiras, sofá, madeiras, colchão, eletrodomésticos e pneus.
Escolas municipais recebem ações para promoção da saúde bucal
Sônia Aparecida Ponce Silva Pucci, responsável pelo setor de saúde bucal, disse que em 2023 foram atendidas 4.458 crianças em 16 escolas aderidas ao Programa de Saúde Bucal, sendo sete creches e nove EMEBs (Escola Municipal de Ensino Básico). “Os alunos recebem atividades de educação em saúde bucal, kit de higiene com escova e creme de dental, orientação com escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, avaliação de risco para cárie, ART (Tratamento Restaurador Atraumático) e casos complexos encaminhados para UBS mais próximas”, disse.
Para os trabalhos, a Secretaria de Saúde disponibiliza as escovas e creme dental. As ações são realizadas com profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), alunos e professores do curso de Odontologia da Unifran. Os atendimentos seguem e a expectativa é atender mais de 4 mil crianças e adolescentes.
Mais Artigos...
Página 42 de 1206