Em comemoração aos 200 anos de Franca, a Secretaria de Meio Ambiente realiza nesta sexta feira, 22, o plantio de 200 mudas de Barbatimão, no Parque dos Trabalhadores. A árvore, típica do cerrado brasileiro, é símbolo de Franca, uma vez que a casca da planta produz uma tinta vermelha que, no passado, era utilizada no curtimento de couro. É uma espécie praticamente em extinção.
O Parque dos Trabalhadores, que foi totalmente revitalizado e entregue no ano passado para população francana, foi escolhido por conter uma área de cerrado preservada.
O plantio será feito por 50 alunos de uma creche e escola da rede municipal de ensino, às 14h30, com a presença de autoridades municipais. “É importante para as crianças, porque é uma forma de conscientização ambiental. Imagina que elas vão voltar ao parque daqui 10, 15 anos e ver aquela árvore já adulta, embelezando o parque, fornecendo sombra e mantendo este símbolo, importante para nossa cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Garcia Caluz.