Email  

Meio Ambiente

Alunos plantam árvore símbolo de Franca no Parque dos Trabalhadores

plantio de arvores original
 
      Em comemoração aos 200 anos de Franca, a Secretaria de Meio Ambiente realiza nesta sexta feira, 22, o plantio de 200 mudas de Barbatimão, no Parque dos Trabalhadores. A árvore, típica do cerrado brasileiro, é símbolo de Franca, uma vez que a casca da planta produz uma tinta vermelha que, no passado, era utilizada no curtimento de couro. É uma espécie praticamente em extinção.
      O Parque dos Trabalhadores, que foi totalmente revitalizado e entregue no ano passado para população francana, foi escolhido por conter uma área de cerrado preservada.
      O plantio será feito por 50 alunos de uma creche e escola da rede municipal de ensino, às 14h30, com a presença de autoridades municipais. “É importante para as crianças, porque é uma forma de conscientização ambiental. Imagina que elas vão voltar ao parque daqui 10, 15 anos e ver aquela árvore já adulta, embelezando o parque, fornecendo sombra e mantendo este símbolo, importante para nossa cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Garcia Caluz.
 
 

Prefeitura ilumina campo de futebol no Jardim Aeroporto 4

Iluminacao Campo Aeroporto 4 original
 
      A Prefeitura concluiu a implantação de refletores de LED, em um campo de futebol localizado entre as ruas Honório de Lima e Joviano Gomes, no Jardim Aeroporto 4, na Região Sul. Foram instalados dez postes de concreto com nove metros de altura, cada um equipado com dois refletores cada, com 200 watts de potência. Os equipamentos já foram acionados, possibilitando que os esportistas utilizem o local para as competições, com mais segurança.

Leilão de veículos e outros bens da Prefeitura segue até dia 19

veiculos do Leilao original
 
A Prefeitura está com um leilão em andamento de veículos diversos e outros bens, cujo prazo limite para o acompanhamento e apresentação de lances será encerrado às 10 horas do dia 19. Pode participar qualquer pessoa, desde que acesse o portal da Prefeitura ou do leiloeiro credenciado (links: https://www.franca.sp.gov.br/portal-transparencia/paginas/publica/consulta_licitacao.xhtml ou https://www.savoyleiloes.com.br) e siga as orientações quanto ao cadastramento necessário.
O edital completo foi publicado no Diário Oficial do Município, compreendendo um total de 48 lotes, onde constam veículos automotores, motos, com e sem direito a documentação, além de inúmeros outros utensílios, como fogão industrial, forno, bebedouros de água entre outros. A listagem completa pode ser consultada nos sites acima.
A Prefeitura informa que todos os bens relacionados pertencem ao patrimônio público e conforme o previsto na legislação, após determinado tempo de uso, são disponibilizados de forma pública para que as pessoas possam participar. Pelas informações obtidas até esta quarta-feira, 13, há alta consulta em relação aos veículos, cujas ofertas vão sendo atualizadas a cada momento.
 
Cadastro prévio
A Prefeitura reitera que o leilão segue aberto no formato on-line e o cadastro prévio é o primeiro passo para participar. A pessoa interessada deve acessar o link:  https://www.savoyleiloes.com.br, clicar na opção ‘Habilite-se’ com antecedência de até uma hora antes do início do leilão, não sendo aceitas habilitações após este prazo. Ou seja, esta habilitação deve estar concluída antes das 9 horas do próximo dia 19.

Limpeza urbana é intensificada em toda cidade

limpeza pracas do centro original
 
Com frentes de limpeza distribuídas na área central e nos bairros da cidade, a Prefeitura vem intensificando os trabalhos, atuando também nas margens do Córrego dos Bagres, abrangendo as avenidas Antônio Barbosa Filho e Hélio Palermo.
Nesta segunda-feira, a Secretaria de Meio Ambiente distribuiu equipes nas quatro principais praças da área central, Dom Pedro I, Nossa Senhora da Conceição, Barão da Franca e Nove de Julho. Junto com a varrição tradicional dos calçamentos, todas as caçambas foram recolhidas e substituídas. Nas ruas e áreas verdes, no entorno da Câmara Municipal e Terminal Rodoviário, nos bairros São José e Baldassari, outro grupo de homens trabalhava na roçada e recolha dos resíduos gerados.
No Parque São Jorge, a manutenção do Parque Zumbi dos Palmares continua com a pintura de guias, reparos nos equipamentos de recreação, podas da grama e dos arbustos. Do local, foram retirados diversos caminhões de entulhos destinados ao Aterro Sanitário. Nas margens do Córrego dos Bagres, os serviços envolvem raspagem, limpeza de grades das bocas lobo e podas das floreiras ornamentais instaladas nas laterais.
 
Bocas de lobo
A Secretaria de Meio Ambiente continua com três equipes permanentes nas ruas, cuidando da limpeza e desobstrução das bocas de lobo. Este serviço é contínuo, mas foi intensificado nas últimas semanas.
Nesta segunda-feira, foram atendidas ocorrências no Jardim Rivieira e no Parque Francal, em que os responsáveis tiveram que remover e recolocar as grades de proteção. As pessoas podem contribuir, destinando os materiais e lixo aos serviços de limpeza e quando observarem bocas de lobos obstruídas, poderão avisar pelo telefone (16) 3711-9440, fornecendo o endereço que a manutenção será programada.
 

Meio Ambiente irá notificar comerciantes que descartam lixo irregular

Lixo descarte irregular original
 
A Secretaria de Meio Ambiente, com a Vigilância Sanitária, iniciará um trabalho de notificação de proprietários de estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, para que materiais sejam descartados nos dias e horários corretos de cada bairro, evitando sujeira nos canteiros, praças e vias da cidade.
Rui Engrácia Caluz, secretário de Meio Ambiente, falou sobre a iniciativa. “Tanto nos bairros como na área central, os caminhões coletores passam três vezes por semana em horários definidos. O que temos notado é que muitos comerciantes descartam os lixos orgânicos e recicláveis depois do horário da coleta. Muitos materiais também tem sido colocado em locais inadequados”, disse.
No Centro da cidade, com concentração de comércios, há, segundo o secretário, o descarte em locais irregulares. “O lixo reciclável não é colocado nos contêiners corretos e o mesmo acontece o lixo orgânico”.

Prefeitura intensifica serviços de limpeza pública

Limpeza_Publica.png
 
A Prefeitura está intensificando o trabalho de limpeza pública por todos os setores da cidade, a partir da região central, onde vem concentrando ações nos calçadões, praças e ruas, com a raspagem e pintura de guias. As equipes também estão presentes nos bairros, como no Residencial Ana Dorotéia, realizando as podas nos jardins de uma praça da região, também no canteiro central da avenida Emílio Paludeto, que interliga a Vila Hípica ao Jardim Aeroporto 2, nas margens da avenida Ismael Alonso y Alonso, a partir do pontilhão ‘Dona Quita’, na Praça Zumbi dos Palmares, no Parque São Jorge e no Distrito Industrial.
 Diariamente, dezenas de homens equipados com roçadeiras costais são distribuídos em diferentes regiões para cuidar dos espaços públicos e cada morador pode colaborar com este trabalho, destinando o lixo e materiais para os serviços de coleta.
Nos últimos meses, a Secretaria de Meio Ambiente dobrou a equipe responsável pelo serviço de limpeza e desobstrução de bocas de lobo na cidade. Em média, são atendidas de 8 a 10 ocorrências por dia por cada equipe. A programação é atualizada, diariamente, cujo mapeamento é feito a partir das chamadas recebidas pelo telefone (16) 3711-9440 e nas identificações que são feitas pelas próprias equipes.
Na maioria dos casos, a obstrução é resultado de galhos, folhagens, sacolas plásticas, restos de construções e até utensílios domésticos. As regiões de baixada, nas margens dos córregos, têm maior incidência de obstruções e estão sendo priorizadas. Os bairros Jardins Aeroporto, Santa Bárbara, Paulistano, Brasilândia, Portinari, São José, Boa Esperança, tiveram ocorrência atendidas nos últimos dias.

Meio Ambiente irá notificar comerciantes que descartam lixo irregular

Lixo em canteiro da Presidente Vargas original
 
Diante das repetidas vezes em que lixos orgânicos e recicláveis tem sido descartados de maneira irregular nas praças da região central e avenidas, a Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Vigilância Sanitária, num primeiro momento, notificará proprietários de estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes a descartarem os materiais nos dias e horários corretos, evitando que o lixo seja espalhado, deixando ruas e praças sujas. “Tanto nos bairros, como na área central, os caminhões coletores passam três vezes por semana em horários definidos. O que temos notado é que muitos comerciantes descartam os lixos orgânico e reciclável depois do horário da coleta. Com isso, esse material fica exposto mais de 24 horas, causando um desconforto para quem passa pelos locais. Muitos, destes materiais também têm sido colocados em locais inadequados como, por exemplo, na área central, o lixo reciclável não é destinado aos contêiners corretos, bem como o lixo orgânico”, disse Rui Engrácia Caluz, secretário de Meio Ambiente.
De acordo com ele, o objetivo desta fiscalização é conscientizar donos de lojas, bares e restaurantes, a colocarem o lixo e materiais recicláveis nos locais, dias e horários corretos do serviço de coleta, conservando a cidade mais limpa. "Se houver um trabalho conjunto e ajuda de todos, Franca ficará cada dia mais bonita", finalizou.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais