Administração Municipal > Administração Direta > Ouvidoria
A Ouvidoria SUS está formalmente implantada através do decreto 9206 de 01/01/2009.
A Ouvidoria SUS é um instrumento que possibilita ao cidadão a busca de seus direitos junto aos órgãos de saúde responsáveis pelo bom funcionamento do SUS, assim como a melhoria da comunicação entre as diferentes esferas administrativas, o que facilita o cumprimento dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde
Através do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS foi criado um sistema que permite a padronização de condutas com intuito de aprimorar o processo de resolução das demandas apresentadas pelos cidadãos usuários do SUS. Além de disseminar informações, registrar e encaminhar as manifestações acolhidas na ouvidoria possibilita a troca de informações entre os órgãos responsáveis pela gestão do SUS, para adoção das providências cabíveis diante das manifestações recebidas e gera relatórios que subsidiam a gestão.
Recebe solicitações, denúncias, reclamações, informações e elogios referentes aos serviços prestados pelo Setor de Saúde no Município e encaminha aos Setores competentes; Fornece informações gerais sobre a estrutura, atendimento e funcionamento das unidades de saúde públicas ou privadas, ligadas ao Sistema Único de Saúde; Identifica e avalia o grau de satisfação da população em relação aos serviços de saúde executados, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS; Garanti a todos os demandantes, caráter de sigilo e discrição, quando solicitado; e divulga permanentemente os serviços prestados para conhecimento, utilização contínua e ciência dos resultados alcançados.
O fluxo de recebimento das demandas segue os seguintes tramites: Após a analise, a demanda é encaminhada ao órgão ou entidade competente para a solução da questão, que terá o prazo para conclusão a partir da data de encaminhamento da demanda, seguindo as prioridades especificadas a seguir:
- Urgente - até 05 dias
- Alta - até 30 dias
- Média - até 60 dias
- Baixa - até 90 dias
A Ouvidoria SUS é destinada a todos os cidadão e trabalhadores de saúde.
Na equipe técnica há uma assistente social, o gerente da ouvidoria e um operador. Tem como atribuições atender as demandas dos cidadãos (reclamações, solicitações, sugestões, denuncias, informação, elogios), tendo como porta de entrada: telefone, fax, e-mail, correspondência, presencial, caixa de sugestão, órgão da imprensa.
A Ouvidoria SUS funciona na Sede da Secretaria Municipal de Saúde, sito a Av Dr. Flavio Rocha, 4780, Jardim Redentor, no horário das 8 as 12 horas e 13 as 17 horas.
A Ouvidoria SUS constitui um espaço de comunicação entre o cidadão e o gestor relativos aos serviços prestados visando a melhoria do atendimento. É um canal de informação e de escuta da população em geral.
Este espaço é aberto para receber solicitações, denúncias, sugestões e reclamações, além de fornecer informações gerais sobre a saúde. Entre em contato conosco.
Telefones:
(016) 3711 9471
(016) 3711 9492
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fax: 3711 9472
Endereço: Av. Dr. Flávio Rocha 4780. Jardim Redentor. CEP 14.405-600
Ouvidora: Fabiana Ferraro
Horário: 8 às 12hs e das 13 às 17hs.