Email  

Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas

Tamanho da letra:

Administração Municipal >  Administração Direta > Secretaria Ação Social > Rede SUAS > Proteção Social Básica >  Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas

O QUE É 

O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades, a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades, potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.

A Proteção e o Cuidado no Domicílio da Assistência Social destina-se a usuários do SUAS em situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social, por violação de direitos, associadas a deficiência ou envelhecimento, que apresente dificuldades, restrições ou impedimentos temporários ou por longo tempo, de adesão e/ou acesso às unidades da rede socioassistencial ou que o atendimento no domicílio frente às singularidades das situações vivenciadas se apresenta como o mais adequado e oportuno para proteger a autonomia, fortalecer vínculos sociais e a participação das pessoas com deficiência e idosas. A oferta no domicílio pode garantir a equiparação das oportunidades de acesso, a continuidade do atendimento iniciado nas unidades da rede socioassistencial, a inclusão na rede a partir da adesão do atendimento no ambiente do domicílio ou a complementaridade às ações da rede de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial no território.

 
PÚBLICO DO SERVIÇO

Pessoas com deficiência (em qualquer faixa etária) e as pessoas idosas (com 60 anos ou mais) que vivenciam situação de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e sociais e/ou pela ausência de acesso a possibilidades de inclusão, autonomia, independência, segurança, usufruto de direitos, de participação plena e efetiva na sociedade e de processos de habilitação e reabilitação à vida diária e comunitária. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas com deficiência e/ou dependência, de ambos os sexos e suas famílias, oriundos da área urbana e rural que vivenciam situação de violações de direitos.

 
FORMAS DE ACESSO

A entrada ou inserção nos Serviços de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas poderão ocorrer a partir de encaminhamentos realizados pela Rede SUAS, Rede Intersetorial (saúde, educação, etc.) e SGD (Sistema de Garantia de Direitos), Busca Espontânea e Busca Ativa.

 
REFERENCIAMENTO

O Serviço é referenciado pelas Unidades Estatais de Proteção Social Básica - CRAS, o que compreende:

  •   • Receber orientações da Unidade de Referência alinhadas às normativas do SUAS;
  •   • Estabelecer compromissos, relações e procedimentos comuns específicos e ou complementares;

  •   • Estabelecer vínculos com o SUAS, integrando a rede de serviços socioassistenciais;

  •   • Observar fluxos e protocolos definidos pela Secretaria de Ação Social, referente a encaminhamentos, inserções, desligamentos, procedimentos e trocas de informações.

  •   • Os Coletivos possuem um Técnico de Referência, profissional de nível superior vinculado à unidade de CRAS do território do serviço.

 
Os Coletivos possuem um Técnico de Referência, profissional de nível superior vinculado à unidade de CRAS do território do serviço.

Coletivos 01 original

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais