Apresentação
“Sem agricultura, não há humanidade!”, disse Mavi.
E o agronegócio, por definição, é toda relação comercial ou industrial que envolve uma cadeia produtiva agrícola ou pecuária.
Desta forma, a Administração de Agronegócios da Prefeitura de Franca tem como prioridade: apoiar, incentivar, fomentar e reconhecer ações que desenvolvam e fortaleçam as cadeias produtivas relacionadas à agropecuária municipal e regional.
Neste sentido, são atribuições da GF de Adminitração de Agronegócios:
- Auxiliar na execução e acompanhamento das atividades concernentes à agricultura, pecuária e abastecimento;
- Promover condições para o desenvolvimento das atividades rurais do Município;
- Auxiliar a promoção de exposições, feiras, torneios leiteiros e leilões de gado, além de materiais utilizados na agricultura e pecuária;
- Promover palestras e cursos aos produtores agropecuário, divulgando técnicas e conhecimentos úteis, auxiliando o desenvolvimento das atividades no Município e Região;
- Auxiliar na implantação de atividades relacionadas a apicultura, piscicultura, fruticultura, horticultura e outros;
- Gerenciar as atividades da UMC - Unidade Municipal de Cadastramento, através de convênio firmado com o INCRA - Instituto Nacional de Colonização Rural;
- Gerenciar as atividades do SIM - Serviço de Inspeção Municipal;
- Auxiliar na chefia imediata para conservação e limpeza do Parque Fernando Costa;
- Gerenciar os contratos de locação dos espaços físicos do Parque Fernando Costa;
- Executar outras funções correlatas que lhe forem determinadas pela chefia imediata ou Secretário(a).
AÇÕES DESEMPENHADAS PELA
ADMINISTRAÇÃO DE AGRONEGÓCIOS EM 2019
- Atendimentos:
- Retiradas de enxames: 120 atendimentos de fevereiro a outubro;
- Serviço de Inspeção Municipal (SIM): 58 atendimentos a empresas e Responsáveis Técnicos para novos registros e/ou atualizações;
- UMC: mais de 100 atendimentos para emissão de CCIR e/ou orientaçõessobre o INCRA;
- Extensão Rural: mais de 200 atendimentos de extensão rural à produtores rurais e munícipes, desde orientações para plantios e manejos até fornecimento de projetos para instalação de novas culturas.
- Cursos e capacitações:
- Programa de Apicultura: 02 programas semestrais com 12 participantes cada – parceria Sindicato Rural de Franca / FAESP / SENAR-SP;
- Curso de Piscicultura: 01 com 12 participantes – parceria Sindicato Rural de Franca / FAESP / SENAR-SP;
- Curso de Aplicação de Agrotóxicos: 01 com 15 participantes – parceria Sindicato Rural de Franca / FAESP / SENAR-SP;
- Curso de Meliponicultura: 02 com 12 participantes cada – parceria Sindicato Rural de Franca / FAESP / SENAR-SP;
- Programa Saúde no Campo (cuidados com animais peçonhentos): 01 com 22 participantes – parceria Sindicato Rural de Franca / FAESP / SENAR-SP;
- Curso de Mel na Gastronomia: 01 com 16 participantes – parceria Sindicato Rural de Franca / FAESP / SENAR-SP;
- Curso de Criação de Galinha Caipira: 01 com 52 participantes – contratação direta pela Divisão de Agronegócios;
- Curso de Gestão na Olericultura: 01 com 21participantes – contratação SEBRAE-SP;
- Adesão ao Programa Cidadania no Campo da Secretaria Estadual de Agricultura.
- Feiras e eventos:
- 6ª COPA REGIONAL DE 3 TAMBORES: apoio ao Clube Hípico para sua realização, que contou com mais de 600 participantes em 5 etapas ao longo do ano;
- 4º DIA DE CAMPO FUNDAÇÃO DO CAFÉ DA ALTA MOGIANA E PROCAFÉ: evento que conta com apoio da Prefeitura, visa divulgar novas variedades de cafés além de novas tecnologias e técnicas de manejo, recebeu mais de 500 visitantes;
- 50ª EXPOAGRO: realizada em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Paiolzinho, contou com números expressivos 98,2 mil visitantes, 1,8 mil animais em exposição e julgamento, R$ 7,2 milhões em movimentação financeira;
- 188ª CAVALHADAS DA FRANCA: este que é um dos mais tradicionais eventos da cidade, contou com o apoio da Prefeitura em sua realização pelo Clube das Cavalhadas da Franca e recebeu mais de 7 mil visitantes nos dois dias de espetáculo;
- 3ª FAMCAFÉ: a feira que atende ao setor cafeeiro vem ganhando corpo e com projeção nacional, com 5132 visitantes, 53 empresas expositoras, 16 marcas de cafés especiais e 07 cafeterias da Região da Alta Mogiana, 6 campeões brasileiros de barismo, mais de 12 mil xícaras de cafés servidas, movimentando cerca de R$ 3,2 milhões;
- 8º SEMINÁRIO DE MELIPONICULTURA: evento tradicional do setor, com mais de 170 participantes, durante dois dias que puderam acompanhar 20 palestras dos mais renomados pesquisadores do setor;
- NATAL HORSE SHOW: uma competição de Team Penning (modalidade de esporte equestre), o evento acontecerá dia 30/11, pela primeira vez em Franca, com apoio da Prefeitura, e tevea maior premiação em único dia de prova. Com mais de 100 competidores de 15 cidades diferentes.
- Visitas externas:
- Participação na FEMAGRI (Guaxupé-MG), maior feira de máquinas e implementos do setor cafeeiro do Brasil;
- Participação na AGRISHOW (RIbeirão Preto-SP), maior feira de agronegócios da América Latina;
- Participação na Hortitec (Holambra-SP), maior feira do setor de olericultura do país;
- Participação no 45º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras (Poços de Caldas-MG);
- Capacitação para o Programa Cidadania no Campo, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, na CDRS de Ribeirão Preto.
- Parque Fernando Costa:
- A gestão do Parque Fernando Costa é um desafio enorme, com média de 5 mil visitantes por dia, o parque é para muitos um local de lazer, práticas esportivas e recreação, mas também local da realização de grandes eventos, e em 2019 foram mais de 80 agendamentos, desde reuniões de conselhos até grandes shows, dentre os quais destacamos 50ª Expoagro, Dia do Mineiro, Hallel, Festival Gastronômico de SP, Aniversário da Franca e Feira da Fraternidade;
- Manutenção diária, limpeza, roçada, retirada de entulhos do recinto;
- Serviços de trator para associações e centros comunitários;
- Foram realizadas melhorias nos acessos ao recinto, atendendo exigências do Corpo de Bombeiros para aumentar a segurança do local;
- Foi realizada uma grande reforma, incluindo manutenção nos pavilhões, com limpeza dos telhados, troca de telhas e pintura das paredes;
- Também foi realizada a limpeza do lago central, com o remendo de vazamentos, retirada dos resíduos e reabastecimento;
- Instalação do sistema de caixas para o projeto de piscicultura, com 18 caixas interligadas para criação de tilápias;
- Realização de inspeção de criadouros para o combate à dengue;
- Gestão dos almoxarifados da Secretaria, com conferencia dos estoques e manutenção no sistema informatizado;
- Levantamento do patrimônio mobiliário (inventário anual);
- Apoio na manutenção da Cozinha de Referência e Central de Cursos e Capacitação;
- Ressocialização, recebendo infratores que prestam serviço à comunidade;
- Preparação para instalação da horta modelo.
Mais informações:
Av. Dr. Flávio Rocha, 500 - Pq. de Exposições Fernando Costa
João Jacinto – GF de Administração de Agronegócios
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(16) 3711-9481