Em Dezembro de 2013, a Fundação Procafé firmou um convênio com a Fundação do Café da Alta Mogiana, a partir do apoio da COCAPEC (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas) e da Prefeitura Municipal. Em uma área de quase 20 hectares surge, a partir deste convênio, a Fazenda Experimental de Franca (FEF).
O objetivo do convênio é promover a difusão de tecnologias na cultura do café para cafeicultores da região da Alta Mogiana, que representa condições edafo-climáticas diferentes das Fazendas Experimentais de Varginha e Boa Esperança.
-Área: 21 ha.
-Altitude: 1025 metros (média)
-Vegetação Natural: Cerrado
-Relevo: Suave ondulado
-Solo: Teores de Fósforo, Potássio, Cálcio e Magnésio são baixos. O pH é baixo e o índice de Alumínio é alto. A matéria orgânica é baixa.
-Tipo de Solo: Latossolo Vermelho
-Clima: Clima tropical de altitude, com invernos secos, verões chuvosos e temperaturas moderadas durante todo o ano. A temperatura média anual é de cerca de 20 °C. De acordo com a classificação climática de Köppen.
Com a dedicação de técnicos e colaboradores o trabalho transformou a área buscando o objetivo de gerar tecnologia regionalmente, apesar do pouco tempo de convênio os ensaios já estão em andamento.
Anualmente recebe o DIA DE CAMPO da Fundação Procafé, onde são apresentados os resultados das pesquisas de variedades e métodos de manejo. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Franca e de diversas entidade e empresas do setor cafeeiro, com média de público superior a 700 produtores/ano.
Mais informações:
Av. Dr. Sidney Romeu Andrade, S/N, Jd. Marambaia – Faz. Experimental de Franca
Resp. Técn.: Eng. Agr. Marcelo Jordão da Silva Filho
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: http://fundacaoprocafe.com.br/content/franca-sp