Equipe de vôlei venceu o São Bernardo por 3 a 1 durante os Jogos Abertos do Interior
Equipe de vôlei venceu o São Bernardo por 3 a 1 durante os Jogos Abertos do Interior
Franca será palco na próxima semana, do 1º Curso de Capacitação de Esporte Paralímpico, com a marca da inclusão, patrocinado pelo Comitê Brasileiro Paralímpico e com o total apoio da Prefeitura de Franca, focado em quatro modalidades. A abertura está programada para o teatro da Universidade de Franca, na segunda-feira, 25, às 8 horas, no Parque Universitário (Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 201), onde autoridades locais e do Estado darão as boas-vindas aos participantes, seguido das atividades iniciais que nesse primeiro dia será toda centralizada no local.
O convidado Edilson Alves da Rocha, estará discorrendo ao longo do dia sobre a Introdução ao Movimento Paralímpico. A partir do segundo dia os trabalhos serão descentralizados, conduzidos por professores especializados que compartilharão suas vivências e saberes a partir das 7h30 e durante a terça e quarta-feira.
Sobre atletismo, no ginásio de Esportes do Jardim Cambuí, a capacitação será coordenada pelo professor Alex José Sabino; sobre Gooalboll, Sílvia Helena Piantino Silveira estará com os participantes no ginásio de esportes ‘Amauri Destro’, ao lado do ginásio Pedrocão. Já sobre bocha, Rodrigo de Souza Freitas, conduzirá a sua capacitação na Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e sobre o vôlei sentado, no ginásio de esportes do Champagnat, falará o professor Ubiratan Kuripana.
Com as inscrições esgotadas, esse curso atraiu candidatos das mais diferentes regiões do País e notadamente da região, não apenas professores de educação física, como técnicos e demais profissionais que lidam com o esporte. Trata-se de uma oportunidade sem igual para atualizar conhecimentos, trocar experiências e ter acesso a novas ferramentas de inclusão, onde o alvo não é apenas saber trabalhar as pessoas com deficiência, mas também e particularmente aquele que não tem deficiência mas precisa de conhecimento sobre como enxergar e respeitar aqueles que têm suas limitações.
Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria da Educação, tel. 3711-9216, com Lígia ou Radmila.
O Poliesportivo será movimentado nesse final de semana com jogos de alto nível. A partir desta sexta-feira, 22, o ginásio será palco do Torneio Integração São Paulo Minas de Basquete Master. Atletas do passado e que até recentemente estiveram nas quadras, defendendo grandes clubes do cenário nacional, poderão ser vistos. Entre eles: Márcio Dornelles, Valtinho, Zezinho, Figueiroa e tantos outros. O acesso é gratuito.
O evento é organizado por um grupo de abnegados esportistas com o apoio da Prefeitura, por meio da Feac (Fundação do Esporte, Arte e Cultura) e será enriquecido no sábado e domingo com dois jogos adicionais, válidos pelo Campeonato Municipal, que está em sua fase final, envolvendo agremiações locais. Para essa sexta-feira, começando às 19 horas, medirão forças Uirapuru/Uberaba x Praia Clube de Uberlândia e logo depois, Master Franca x Caiçara de Patos de Minas.
No sábado, começando às 10 horas, se enfrentam Caiçaras x Uirapuru e no jogo de fundo, Franca Master x Praia Clube. No domingo, no mesmo local e horário, se enfrentarão Praia Clube x Caiçaras e Master Franca x Uirapuru.
Certame municipal
Pelo Campeonato Municipal, uma das decisões será neste sábado, às 16 horas, envolvendo Wilzards x Los Brothers e no domingo, o tira teima envolvendo a partir das 14 horas, Sunwest x Jussara, já que nos confrontos anteriores cada time venceu uma vez.
A Casa da Cultura e do Artista Francano está com duas exposições até o final deste mês: ‘Pelos Ares’ e ‘Conceitos da Arte Indígena Brasileira’. O horário de visitação é das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 15 horas aos sábados. O acesso é gratuito.
A mostra “pelos ares” consiste em uma exposição temática que tem o intuito de conscientizar o público sobre a importância da utilização correta dos recursos hídricos e da preservação do meio ambiente.
Já a “Conceitos da Arte Indígena Brasileira” aborda a arte indígena está presente na essência do povo brasileiro, sendo um dos pilares para a cultura do país, e será celebrado pelas obras dos alunos do Colégio ‘Villa Lobos’.
A Casa da Cultura está ainda com o 43º Salão de Arte Contemporânea que reúne trabalhos de artistas francanos que ainda concorrem a prêmios.
Em dezembro
Já em dezembro será realizado o 43º Salão de Arte Contemporânea no período de 7 de dezembro a 20 de janeiro de 2020, com visitação das 9 às 18 horas de segunda a sexta e das 9 às 15 horas aos sábados na Pinacoteca, que fica nas dependências da Casa da Cultura e do Artista Francano.
Nesta edição, serão avaliadas e expostas dez categorias sendo: desenho, escultura, gravura, pintura, fotografia, instalação, mosaico, xilogravura, grafite e performance. O objetivo principal é despertar o interesse do público pelas artes plásticas, visando descobrir e divulgar novos talentos e promover uma mostra voltada para a arte Contemporânea.