Prefeitura recupera galerias no City Petrópolis

 DSC 2336
     Equipes da Secretaria de Infraestrutura iniciaram nesta quinta-feira, 13, a recuperação de um ramal de galerias pluviais, com aproximadamente 90 metros de extensão, no bairro City Petrópolis, região norte de Franca. A tubulação existente no local é de 40 centímetros de diâmetro, sendo retirada uma a uma, para limpeza e posterior reinstalação.
     Bocas de lobas com acúmulo de lixo e materiais inservíveis também foram identificadas durante o trabalho. A limpeza foi realizada na rua José Gianesella, na altura do cruzamento com a avenida São Francisco, próximo à escola municipal "Aldo Prata" e Canil Municipal. Esse problema ocasionou dificuldade no escoamente da água da chuva, causando estragos no asfalto.
     O trabalho é realizado com tráfego liberado em meia pista, com a devida sinalização de advertência nas proximidades. Com a rede de galerias limpa e as bocas de lobo captando a água novamente, a Secretaria de Infraestrutura espera resolver a situação.
     Foram retirados do ramal os mais diversos tipos de materiais, como pedaços de madeira, garrafas pets, pneus, pedaços móveis, além de pedras. A conclusão dos trabalhos está prevista na  próxima semana. 

Galerias são recuperadas na Voluntários da Franca

 DSC 2257
     O rompimento de uma tubulação de galerias na rua Voluntários da Franca, pouco acima do cruzamento com a rua Voluntário Mário Mazini, na Estação, mobilizou uma das equipes de emergência da Prefeitura. A partir das primeiras horas dessa terça-feira, 11, os responsáveis da Secretaria de Infraestrutura fizeram o isolamento do local, tão logo tomaram conhecimento do fato, com o afundamento do solo que provocou a abertura de um buraco na pavimentação.
     Essa rede de drenagem pluvial existente na rua Voluntários da Franca é antiga e responsável pela captação e condução das águas até o Córrego dos Bagres.  O que de fato ocorreu foi um deslocamento da conexão de um tubo para outro, gerando o vazamento de água, o que provocou o afundamento no asfalto. 
     O serviço de reparo foi executado com a utilização de  uma máquina retroescavadeira, com interrupção de apenas meia pista. Logo após às 13h a reconexão da tubulação estava concluída, o local aterrado e compactado, tendo sido acionada a Emdef (Empresa para o Desenvolvimento de Franca), que ficou incumbida de recuperar o asfalto.

Prefeitura implanta Programa “Alvará na Hora”

 DSC 2224
     O Prefeito Alexandre Ferreira lançou nesta segunda-feira, 10, o Programa “Alvará na Hora”, que possibilitará a emissão de alvarás de construção em menos de dois minutos. O sistema online é destinado aos pedidos de construções residenciais térreas unifamiliares, com até 140 m² de área construída, em terreno inferior a 350 m² e irá contribuir na desburocratização do atendimento aos profissionais da construção civil e responsáveis técnicos. “No ano passado, nós recebemos cerca de 12 mil processos entre construção, reforma, ampliação e regularização de imóveis e aproximadamente 50% desses pedidos se enquadra no programa. Dessa forma, vamos agilizar o atendimento ao cidadão que não irá mais perder tempo e dinheiro, pois ele poderá iniciar sua obra imediatamente após a solicitação”, explicou Ferreira.
     O prefeito também acredita que a medida impactará positivamente o ramo da construção civil, tendo em vista, que metade dos pedidos feitos à Prefeitura não precisará mais aguardar a aprovação do projeto para dar início à obra.
Alexandre Ferreira destacou ainda que esta é mais uma das ações implementadas pela Prefeitura com o objetivo de agilizar o atendimento. No mês passado, também foi lançado o Alvará Online, no qual o interessado pode realizar os pedidos de aprovação de projeto pelo site da Prefeitura. Além desta comodidade, tanto o profissional responsável, como proprietário, tem acesso às informações e andamento do processo, com maior segurança podendo ser acessado, inclusive, através de QR-code. No link do Alvará Online podem ser protocolados os projetos de edificação com até três pavimentos, projetos para ampliação, regularização ou demolição de imóveis residenciais, comerciais, industriais, certidão de liberação de lotes para fins de registro em cartório e os pedidos de Habite-se total ou parcial.
     A Prefeitura também elaborou um novo Código de Edificações, que foi criado há 53 anos e necessitava de adequações. E, ainda, a implementação da “outorga onerosa”, lei complementar que permite a regularização de imóveis reformados em desacordo com os limites urbanísticos. Para ampliações até 140  m² o proprietário é isento de tarifas e para edificações com metragem acima deste tamanho será cobrada uma taxa a baixo custo.
     Outra medida adotada pela Prefeitura foi a disponibilização de atendimento da CDHU em Franca, através da Central de Habitação, departamento localizado no Paço Municipal. “Agora o francano não precisa mais ir para outra cidade para regularizar sua situação junto à CDHU”, concluiu o prefeito.
     O “Alvará na Hora” e o “Alvará Online” estão disponíveis no link https://franca.prefeituras.net/login.

Infraestrutura substitui galerias em ruas do Jardim Dermínio

DSC 2203 
     A Secretaria de Infraestrutura iniciou, nesta segunda-feira, a manutenção na rede de galerias no Jardim Dermínio.
     Por causa das fortes chuvas dos últimas dias, aconteceu  o rompimento de um trecho de galeria na rua Presidente Nilo Peçanha, próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Rodrigues Alves. Pelo menos sete tubos de concreto com diâmetro de 60 foram substituídos. 
     Os trabalhos foram mantidos durante todo o dia, com abertura das valas, retirada dos tubos danificados e instalação de novos itens para reconstrução do canal. Essa primeira etapa foi concluída, no final da tarde, com o aterramento e compactação do solo.
     O próximo passo será a recolocação de massa asfáltica pela EMDEF (Empresa para o Desenvolvimento de Franca).

Infraestrutura recupera galerias no Parque Progresso

 DSC 1988
     A Secretaria de Infraestrutura foi acionada e executou nesta quarta-feira, os serviços de recuperação de galerias, em razão do rompimento da rede na avenida Reinaldo Chioca, no Parque Progresso, o que demandou fechar parte da via para providenciar os reparos. Pelo menos 5 tubos de concreto danificados, em virtude das águas pluviais, tiveram que ser substituídos.
     O trabalho, em andamento, foi interrompido pelas chuvas durante parte do dia, mas mesmo assim, foi concluído parcialmente no final da tarde, permitindo que o tráfego fosse liberado e a área comprometida sinalizada, sem receber novo asfalto. Esse serviço passará por uma revisão nesta quinta-feira e havendo condições meteorológicas, o pavimento novo será aplicado.
     De acordo com as informações de técnicos que trabalharam no local, existem dois ramais de galerias, com diâmetro de 60 mm, que foram trocados.

 

Rede rompida na Congonhas do Campo
     Nesta quinta-feira, 30, uma outra intercorrência foi registrada na rua Congonhas do Campo, nos fundos do Jardim Brasilândia, na região Leste. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura esteve no local e constatou que 4 tubos de concreto foram danificados pelas águas pluviais, rompendo o asfalto, mobilizando também técnicos da Sabesp, já que houve comprometimento em parte da tubulação da companhia. 
     Um grupo de servidores da Prefeitura, com a tubulação, caminhão e uma retroescavadeira foram mobilizados, mesmo sob a chuva, para realizar a substituição e deixar o local em condições de tráfego.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais