Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Saúde segue com Campanha de Multivacinação em creches

DSC 2583 1 original 

     Na próxima semana, a Secretaria de Saúde seguirá com o cronograma de vacinação em creches. É a Campanha de Multivacinação, que teve início no último dia 26.
     Na segunda-feira, 1º de abril, a imunização acontece na Creche CCI Lar de Ismália, localizada na rua João dos Santos Ferreira, 1261, no Jardim Paulistano. A ação acontece simultaneamente na UBS do Jardim Paulistano até às 19h.
     Confira as unidades escolares, que terão atendimento nos próximos dias:
 
02/04 - Terça-feira – Joanna de Angelis - Instituição Espírita -Unidade II (Rua Jacinto Nery, 455, Parque Vicente Leporace I) – UBS Leporace.
 
02/04 - Terça-feira – Creche São José (Rua Luís Gama, 2831, Jardim Boa Esperança) – UBS Paulista.
 
02/04 - Terça-feira – Instituto José Edison de Paula Marques (Rua Luiz Milani, 2800, Jardim Luíza) – UBS Progresso
 
03/04 - Quarta-feira – CCI Erotildes Alves de Freitas (Avenida Primo Meneguetti, 1280, Jardim Panorama) – UBS Paulistano
 
03/04 - Quarta-feira – Creche Eurípedes Barsanufo (Rua Geraldo Bombicino, 2780, Vila Europa) – UBS Progresso
 
03/04 - Quarta-feira – Creche Ângelo Verzola (Rua Orestes Tristão, 1161, Jardim Derminio) – UBS Vila São Sebastião
 
05/04 - Sexta-feira – Creche Luciene Ribeiro M.C. Dias (Rua dos Tupinambas, 1200, Jardim Martins) – UBS Vila São Sebastião
 
     A Campanha de Multivacinação tem como público alvo crianças na faixa etária entre 4 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias. O objetivo é oferecer aos pais e responsáveis, a oportunidade de imunizar as crianças no horário em que forem buscá-las nas creches, a partir das 16 horas. Basta que eles levem a carteira de vacinação dos filhos matriculados nas respectivas unidades para que o documento possa ser conferido e atualizado. A vacinação acontecerá na presença dos responsáveis.
     Já nas Unidades Básicas de Saúde, as doses são aplicadas até às 19h.

Saúde realiza “fumacê” na Região Leste

 Novo Fumace original

        A Secretaria de Saúde segue com várias ações no combate à dengue. A cidade já registrou, até o momento, 1.438 casos positivos da doença e três óbitos.

     Para reforçar o combate ao mosquito transmissor, nesta semana o “fumacê” foi intensificado. Na segunda-feira, parte dos bairros Jardim Paulista e Bueno receberam o carro da nebulização. As ações vão se estender até quinta-feira, 28. Nesta terça-feira, o Jardim Paulistano receberá o serviço, a depender das condições climáticas.

     Na quinta-feira, 28, encerrando as ações de “fumacê” da semana, será a vez dos bairros Consolação e Jardim São Vicente. De acordo com a Vigilância em Saúde, os locais foram escolhidos por apresentarem maior número de casos confirmados da doença.

     Além do “fumacê”, os agentes de vetores seguem realizando as visitas de rotina, casa a casa e em estabelecimentos comerciais para orientação e conscientização da população sobre a importância da autovistoria e eliminação de criadouros.

Saúde realiza Campanha Multivacinação em creches municipais

 Vacinacao Creches original

     Como forma de incentivar e facilitar a vacinação em crianças na faixa etária entre 4 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, a Secretaria de Saúde realiza, a partir desta terça-feira, 26, a Campanha de Multivacinação nas 85 creches do município. O objetivo é oferecer aos pais e responsáveis a oportunidade de imunizar as crianças no horário em que forem buscá-las nas unidades, a partir das 16 horas.
    A vacinação acontecerá na presença dos responsáveis. Basta que eles levem a carteira de vacinação dos filhos matriculados nas respectivas unidades para que o documento possa ser conferido e atualizado.
    De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, estarão disponíveis ao longo do mês todas as vacinas do calendário: Pentavalente, Rotavírus, Poliomielite, Tétano, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) Hepatite B, Hepatite A, Pneumocócica e Covid-19.

     A ação terá início na creche Instituição “Joanna de Ângelis”, nesta terça. Na quarta-feira, a imunização ocorrerá na Creche Maria Umbelina de Souza. E, na quinta-feira, na Creche Escola “Rafael Felipe Bastianini Marques”.
      A Secretaria de Saúde adotou outras medidas para incentivar e facilitar a vacinação. Entre elas, a ampliação do horário das salas de vacina das Unidades Básicas até às 19 horas.

Campanha de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira

 Vacinacao Campanha original

           A Secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira, 25, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A ação acontecerá até 31 de maio.
      Nesta primeira etapa da campanha, serão atendidas as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias, após o parto (que deverão apresentar certidão de nascimento da criança, cartão de gestante e documento do hospital); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas (deverão levar comprovação da vinculação ativa); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo doença respiratória crônica, cardíaca crônica, doença renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; pessoas em situação de rua; adolescentes e jovens menores de 18 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
      A vacina contra a Influenza estará disponível nas seguintes UBSs: Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
      Os ESFs (Estratégias Saúde da Família) do Esmeralda, Paineiras, Luiza e Palma farão a imunização das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Para receber a vacina, os públicos-alvos deverão comparecer às unidades de saúde, munidos de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de covid-19.
      A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas que tomaram os imunizantes contra a covid ou contraíram a doença deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.

Saúde amplia acesso a serviço de Psicologia nas UBSs

 Servico Psico UBS original

      Com o objetivo de facilitar o acesso de pacientes aos atendimentos de Psicologia na rede de Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura iniciou um novo sistema para o agendamento de consultas, que está em vigor deste a última semana.

     A partir de agora, as pessoas que necessitarem de atendimento com psicólogos, deverão procurar uma UBS ou ESF (Estratégia de Saúde da Família) de segunda a sexta-feira, no horário das 7 às 19h, tendo em mãos o encaminhamento médico da rede SUS e um documento de identidade para inserção no sistema de informação. Desta forma, semanalmente, serão liberadas novas vagas e a equipe da UBS irá convocar novos pacientes, que estão aguardando por atendimento, avaliando a data em que a pessoa solicitou a vaga, dia do encaminhamento e grau de prioridade que o médico estabeleceu. O contato será feito através de telefone, por isso é essencial que as pessoas mantenham o seu cadastro atualizado.

     Anteriormente, o agendamento era feito uma vez por mês, em dia determinado, onde as pessoas entregavam o encaminhamento na unidade e a quantidade de agendamentos era feita conforme o número de vagas liberadas para aquele mês.

     O atendimento de Psicologia é prestado em todas as 16 UBSs, sendo: Aeroporto I, Aeroporto III, Ângela Rosa, Brasilândia, Guanabara, Estação, São Sebastião, Luíza, Leporace, Santa Clara, Santa Terezinha, Horto, Planalto, Paulista, Paulistano e Progresso.

     Segundo a Secretaria de Saúde, a Atenção Básica visa possibilitar o primeiro acesso das pessoas ao Sistema, inclusive das pessoas que demandam um cuidado em saúde mental. Quando se fala do trabalho do psicólogo neste nível de atenção, entende-se que a atuação não deve se limitar a uma prática curativa e individualizada, mas também se pautar em ações que promovam a autonomia, conscientização e empoderamento dos indivíduos e comunidades, oferecendo a possibilidade de promover mudanças em suas vidas.

     Além das psicoterapias (individuais e em grupo) os psicólogos também oferecerão Grupos de Apoio nas unidades. Este grupo é aberto e tem o objetivo desenvolver ações de promoção de saúde mental e acolher os pacientes que aguardam por atendimentos. A participação no Grupo de Apoio é aberta e livre, respeitando o desejo do paciente. Mais informações sobre dias e horários, poderão ser obtidas na UBS mais próxima da casa.

     Ainda de acordo com a secretaria, em 2023 foram realizados 25.714 agendamentos de Psicologia, sendo que a média mensal é de 1.545 atendimentos.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais