Ações de enfrentamento à COVID-19 começam nesta segunda-feira

DSC 2383 

     A partir desta segunda-feira, 17, entram em vigor as novas medidas de enfrentamento à Pandemia de COVID-19. As UBS's do Jardim Luíza, Santa Clara e Jardim Brasilândia passam a atender exclusivamente casos suspeitos de COVID-19 e Síndromes Gripais, incluindo a realização de testes. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A Prefeitura adquiriu mais de 24 mil novos testes e outros seis mil devem ser enviados pelo Governo do Estado nos próximos dias.

     As ações foram anunciadas pelo Prefeito Alexandre Ferreira na última quinta-feira, 13. Eleesclareceu que as pessoas com consultas de rotina agendadas nessas três unidades não precisam se preocupar, pois as equipes da Secretaria da Saúde entrarão em contato com os pacientes para informar sobre a transferência dos atendimentos para as UBS’s mais próximas.

     Durante o pronunciamento, Ferreira explicou que a procura por atendimento no Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz" aumentou muito nas últimas semanas. Desde o final de dezembro, foram mais de 45 mil pacientes atendidos nos Pronto-Socorros e UPA's da rede pública municipal. Somente na quinta-feira, foram registrados 263 novos casos positivos de COVID-19 e outros 590 suspeitos, de acordo com a Secretaria de Saúde.

     Mesmo com as doses sendo disponibilizadas diariamente nas UBS'S e nos programas da ESF's (Estratégia de Saúde da Família), aproximadamente, 95 mil pessoas estão com a segunda dose ou a dose adicional em atraso. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, 85% daspessoas já tomaram a primeira dose da vacina, 77% receberam segunda dose e 25% receberam a dose de reforço.

     Entre as ações colocadas em prática pela Prefeitura, o prefeito destacou a ampliação física da estrutura do PS, com a instalação de uma tenda em área anexa à unidade e a contratação de mais profissionais. "Transformamos o Pronto-Socorro em atendimento exclusivo de Síndrome Gripal e COVID-19, além disso, contratamos 80 novos técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde que já estão atuando nas unidades da rede municipal", ressaltou o prefeito.

     A Secretaria de Saúde irá retomar o trabalho de telemonitoramento de pacientes, com apoio de agentes comunitários de saúde com o objetivo de verificar o avanço da doença.

     Por último, o Prefeito concluiu pedindo a colaboração de todos, solicitando que continuem com medidas preventivas, usando máscaras, álcool em gel e evitando aglomerações.

Confira a programação da Campanha de Imunização contra COVID-19

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 contempla para esta segunda-feira, 17,  oito postos de vacinação, funcionando das 7h30 às 16h.
 
1ª DOSE (DE 12 A 17 ANOS) / 2ª E 3ª DOSES /  4ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS - PFIZER
     Para as pessoas, com idade de 12 a 17 anos que ainda não receberam a primeira dose, a  aplicação da segunda e terceira doses da vacina Pfizer, além da 4ª dose para imunossuprimidos, o atendimento acontece nesta segunda-feira, 17, nas UBS's Paulista, Santa Terezinha, Horto, Ângela Rosa, Planalto e Aeroporto 3, das 7h30 às 16h. A Secretaria de Saúde informa que a UBS do Guanabara não terá vacinação nesta segunda-feira, 17, tendo em vista que as profissionais responsáveis pela aplicação das vacinas foram afastadas após testarem positivo para COVID-19.
     Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores. 
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . 
     A primeira, segunda e terceira doses também estão disponíveis para gestantes e puérperas.
     As pessoas com 18 anos ou mais podem realizar a terceira dose com 4 meses de intervalo. Já o primeiro reforço para Imunossuprimidos pode ser realizado com 28 dias após a segunda dose. E o segundo reforço precisar de 4 meses de intervalo do primeiro reforço.
     A primeira, segunda e terceira doses estão disponíveis para as gestantes e puérperas acima dos 12 anos.
 
 
    
1ª e 2ª DOSE (ACIMA DOS 18 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para os francanos, na faixa etária de 18 anos ou mais, e segunda dose da Coronavac estarão disponíveis na UBS São Sebastião, das 7h30 às 16h. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento da primeira dose para a segunda aplicação da vacina.
 
 
 
2ª DOSE e REFORÇO PARA IMUNOSSUPRIMIDOS - JANSSEM 
     A dose adicional para as pessoas que tomaram a vacina Janssen, que tenham 18 anos ou mais e receberam o imunizante, com o intervalo de pelo menos dois meses, e a dose adicional para Imunossuprimidos com 18 anos ou mais, com no mínimo 28 dias de intervalo, serão aplicadas na UBS Leporace, das 7h30 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e o comprovante da primeira aplicação. Segundo o Documento Técnico da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a dose adicional poderá ser, preferencialmente, da vacina Pfizer ou qualquer imunobiológico disponível.

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

 WhatsApp Image 2022 01 15 at 20.07.01
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
     Para esta segunda-feira, 17, estarão disponíveis as UBS's Progresso, Estação, Aeroporto 1 e Paulistano,  funcionando das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) no City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Confira a programação da Campanha de Imunização contra COVID-19

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 contempla para esta sexta-feira, 14,  11 postos de vacinação, funcionando das 7h30 às 16h.
 
1ª DOSE PESSOAS DE 12 A 17 ANOS /  1ª 2ª E 3ªDOSES/  4ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS: PFIZER
     Para as pessoas, com idade de 12 a 17 anos, que ainda não receberam a primeira dose, além da aplicação da segunda e terceira doses da vacina Pfizer,  nesta sexta-feira, 14, o atendimento será prestado nas UBS São Sebastião, Brasilândia, Progresso, Ângela Rosa, Planalto, Horto, Guanabara e Luiza, das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . 
     As pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias. Já o intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
     A terceira dose para pessoas com 18 anos ou mais, podem receber o imunizante após 4 meses da segunda dose. O reforço para imunossuprimidos, maiores de 18 anos, com intervalo de 28 dias após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses após a aplicação do primeiro reforço.
 
 
2ª DOSE - ASTRAZENECA  (RETORNO  ANTECIPADO PARA 8 SEMANAS): 
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Leporace, das 7h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
 
2ª DOSE e DOSE ADICIONAL PARA IMUNOSSUPRIMIDOS COM 18 ANOS OU MAIS QUE RECEBERAM - JANSSEM 
     Será aplicada na UBS Aeroporto 3, das 7h30 às 16h, a segunda dose e dose adicional para imunossuprimidos (com 18 anos ou mais), para as pessoas que tomaram a vacina Janssen, com o intervalo de pelo menos dois meses, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e o comprovante da primeira aplicação. Segundo o Documento Técnico da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a dose adicional poderá ser, preferencialmente, da vacina Pfizer ou qualquer imunobiológico disponível.
 
 
1ª DOSE 18 ANOS A MAIS / 2ª DOSE CORONAVAC:
     A primeira e a segunda doses para os francanos na faixa etária de 18 anos ou mais, estarão disponíveis na UBS Paulista, das 7h30 às 16h. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento da primeira dose para a segunda aplicação da vacina.
 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

 WhatsApp Image 2022 01 13 at 17.45.25 1
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
     Para esta sexta-feira, 14, estarão disponíveis as UBS's Santa Terezinha, Estação, Aeroporto 1, Santa Clara e Paulistano,  funcionando das 7h30 às 16h. Também estão disponiveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) no City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais