A Secretaria de Educação divulgou o calendário da rede municipal de ensino. A programação de datas de início e término das atividades nas escolas municipais e creches foi publicada no Diário Oficial do Município na última terça-feira.
Ao todo, quase 30 mil alunos já entraram de férias e só retornam em janeiro de 2025, sendo 16.442 na rede regular (1º ao 5º ano), 12.100 nas creches e 1.422 da Educação de Jovens e Adultos.
O planejamento da secretaria prevê para 2025, pelo menos, 200 dias letivos para todas as crianças matriculadas e também para os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos - Presencial e EaD) e CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal 'Profª Climene Novelino Abdala).
Após o recesso de fim de ano, os professores e demais servidores da Educação retomam os trabalhos na segunda quinzena de janeiro, quando começam os planejamentos e estudos pedagógicos.
Os primeiros a retornar para a sala de aula são os alunos das creches, nas fases I e II, no dia 27 de janeiro. Em seguida, no dia 3 de fevereiro, será a vez das crianças menores (0 a 3 anos), do berçário e maternal, que também são acolhidas nas creches municipais. E no dia 10 de fevereiro começa o ano letivo para os estudantes da rede regular.
As matriculas tanto para rede regular, quanto para as creches permanecem abertas durante todo o mês de janeiro, inclusive para transferência. Os pais e responsáveis deverão procurar diretamente a secretaria das escolas ou creches.
Márcia Gatti, secretária de Educação, faz uma boa avaliação de tudo que foi conquistado em 2024. “Nós demos um salto na educação este ano, que se deve aos frutos que estamos colhendo de todo um trabalho desenvolvido ao longo dos quatro anos. Finalizamos com o Selo Ouro do Ministério da Educação, que mostra que as crianças estão sendo alfabetizadas cada vez mais cedo. Já existem pesquisas que mostram que a criança quanto mais cedo é alfabetizada, mais chances ela tem de ter sucesso lá na frente. O Selo Ouro é o resultado das ações implantadas pela secretaria e o trabalho de parceria entre a Prefeitura, escolas, professores, famílias e alunos”, disse.
Em 2024, o município ganhou o prêmio PAR (Programa Alfabetização Responsável). Em 2021, apenas 75% dos estudantes alcançaram a base alfabética ao final do 3º ano. Este índice saltou para 94%.
Foram implantadas aulas de Inglês na Educação Infantil, Programa Tempo Todo (ensino em período integral) em 9 escolas das Fases I e II da Educação Infantil, implantação do Programa 'Escola Digital'. Através dele, alunos e professores ganharam projetores e computadores nas salas de aula. “Dentro deste programa, implantamos a plataforma digital Educacross onde os alunos, por meio de jogos, desenvolvem habilidades de Língua Portuguesa e Matemática. O resultado foi tão positivo que neste ano, alcançamos 25 milhões de desafios concluídos pelos alunos. Além disso, a Educacross não é qualquer plataforma, ela é reconhecida internacionalmente”, completou.
Para 2025, a secretária de Educação afirma que terão novos projetos e novas escolas, dentre elas a inauguração das unidades do Jardim Adelinha e Nadeide Scarabucci que, juntas terão capacidade para mais de 600 alunos, além da entrega da creche-escola do Residencial Copacabana e Vila Nossa Senhora das Graças (Pacaembu).