Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Educação

Educação inaugura Espaço Maker que vai atender mais de 16 mil alunos

 Espaco Maker 1 original

        Na tarde desta quinta-feira, 27, a Prefeitura inaugurou um espaço completamente tecnológico, voltado ao desenvolvimento da criatividade, que vai impactar diretamente na aprendizagem de 16.418 estudantes matriculados nas escolas municipais.
      O Espaço Maker, instalado no saguão da sede da Secretaria de Educação, é um ambiente de aprendizagem diferenciado que viabiliza a construção de importantes competências e habilidades. O local possuí bancadas, cadeiras e nichos, que criam um ambiente propício ao aprendizado prático. Além disso, os alunos terão acesso a notebooks, drones, impressoras 3D e muito mais. A palavra de ordem no espaço é o “Faça você mesmo”.
      Participaram do evento, o prefeito Alexandre Ferreira, as secretárias Márcia Gatti e  Lucimara Prado, de Educação e Desenvolvimento, respectivamente, o gerente regional do Sesi, Álvaro Alves Filho, além de vereadores e profissionais da Educação.
      Radimila Gomes, coordenadora da Comissão de Tecnologia do Departamento Pedagógico, ressaltou a importância do espaço. “Nós estamos muito felizes com a aquisição desta unidade, porque vem ao encontro das habilidades e competências para o século 21. Os alunos da rede terão oportunidade de tudo o que elas aprendem na teoria dentro da sala de aula, colocarem na prática. A gente brinca que o limite é a criatividade”, disse.
      De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, a construção do Espaço Maker é fruto de uma parceria da Prefeitura de Franca e Sesi/SP. “No final de 2023, o município recebeu do Sesi, o espaço por meio do 'Prêmio Programa Alfabetização Responsável', que homenageou e presenteou em regime de comodato, 8 municípios do Estado de São Paulo que apresentaram bons resultados no processo de alfabetização na idade certa. Ter este espaço é mais um ganho para a educação do município”, explicou.
      O espaço também oferecerá aos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Escola de Robótica, que consiste no desenvolvimento de minicursos de 40 horas, visando o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao pensamento científico, crítico e criativo, pensamento computacional (raciocínio lógico e lógica de programação), resolução de situação-problema, cultura maker e projetos de autoria, além de promover o trabalho em equipe, por meio do desenvolvimento de competências relacionadas à colaboração, respeito, resiliência, persistência e empatia durante o processo de criação e interação.
      Radimila Gomes disse que uma agenda será criada para que todos os alunos da rede possam utilizar o espaço.
 
A cultura maker
      É um movimento que incentiva qualquer pessoa a desenvolver suas próprias ideias e, assim, construir, consertar e reinventar ferramentas, recursos e objetos de qualquer natureza. Isso pode ser tanto de forma física, como virtual. O aprendizado ocorre por meio do famoso “colocar a mão na massa”, o que garante a absorção do conhecimento. Desta forma, esse movimento pode ser adotado como metodologia de ensino-aprendizagem nas escolas, dentro e fora das salas de aula”, disse.
 

Prefeitura apresenta o Plano Municipal da Primeira Infância

 Plano Primeiro Infancia original

        Durante cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 26, no auditório da Secretaria de Educação, foi apresentado o 1º Plano Municipal pela Primeira Infância de Franca. O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, Guilherme Paulo Marques, defensor público da área da Infância, as secretárias municipais de Ação Social e Educação, Gislaine Liporoni e Márcia Gatti, respectivamente, Rafael Murari, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e vereadores.
      O Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI de Franca) 2024-2034 é resultado do trabalho do Comitê Municipal Intersetorial, sob o monitoramento do Ministério Público.
      Iniciado em 2022, o plano foi construído com ampla participação dos atores do sistema de garantia de direitos, das crianças de 0 a 6 anos de idade e de seus familiares, afirmando o compromisso político e técnico do município com a Primeira Infância, a partir da concepção de que cuidar da criança impacta positivamente na sua sobrevivência, crescimento, desenvolvimento integral.
      Gislaine Liporoni, secretaria de Ação Social, reforçou a importância do plano. "Temos o Plano Nacional desde 2022 e Franca vinha discutindo e pensando em formas de efetivar esta proposta aqui. Foi um plano construído com a participação de crianças, trabalhadores, sociedade civil como um todo, do sistema de garantia de direitos, que se reuniu com uma regularidade e pensou ações específicas para crianças de 0 a 6 anos. Então, este plano nasce com a participação de todos e com propostas para os próximos 10 anos de implementação de serviços e ações de políticas públicas para crianças nesta faixa etária em todas as áreas”, disse.
      Segundo a secretária, muitas sugestões que vieram para compor o Plano, já estão sendo implantadas ao longo dos três últimos anos. “Porém, tem muitas outras específicas em cada área e que a gente entende que precisam ser colocadas nos próximos planos de governo. É um processo de trabalho para garantir o direito das crianças de 0 a 6 anos", completou.
         O prefeito Alexandre Ferreira destacou que o Plano da Primeira Infância é uma política pública estruturante. “A gente fala estruturante porque vai criar possibilidades destas crianças serem acompanhadas, segundo aquilo que são às necessidades que elas apontaram. Isso tem uma importância gigantesca à medida em que a gente atende o que elas precisam”, concluiu.
      O Plano Municipal da Primeira Infância está disponível no site da Prefeitura de Franca e pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=13851:plano-municipal-primeira-infancia .
 

Educação inaugura Espaço Maker para atendimento de mais de 16 mil alunos

 Espaco Maker original

         A Secretaria de Educação agora conta com uma sala, que irá impactar na aprendizagem de 16.418 estudantes matriculados nas escolas municipais. É o Espaço Maker, que será inaugurado nesta quinta-feira, 27, às 14h30.
      O Espaço Maker, instalado no saguão da sede da Secretaria de Educação, no Parque Francal, é um ambiente de aprendizagem diferenciado que viabiliza a construção de importantes competências e habilidades. Composto por um mobiliário ergonômico que facilita o desenvolvimento das atividades, bancadas, cadeiras e nichos que criam um ambiente propício à criatividade, colaboração e aprendizado prático, o espaço possibilita o desenvolvimento dos pensamentos críticos e analíticos, resolução de problemas, criatividade e liderança, por meio do protagonismo do aluno. A palavra de ordem no local é “Faça você mesmo”.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que a construção do Espaço Maker é fruto de uma parceria da Prefeitura de Franca e Sesi/SP, que passou a dar formação continuada aos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de aprimoramento do processo de aprendizagem dos alunos da rede. No final de 2023, o município recebeu do Sesi, o espaço por meio do 'Prêmio Programa Alfabetização Responsável', que homenageou e presenteou em regime de comodato 8 municípios do Estado de São Paulo que apresentaram bons resultados no processo de alfabetização na idade certa. “Ter este espaço é mais um ganho para a educação do município. A cultura maker é um movimento que incentiva qualquer pessoa a desenvolver suas próprias ideias e, assim, construir, consertar e reinventar ferramentas, recursos e objetos de qualquer natureza. Isso pode ser tanto de forma física, como virtual. O aprendizado ocorre por meio do famoso “colocar a mão na massa”, o que garante a absorção do conhecimento. Desta forma, esse movimento pode ser adotado como metodologia de ensino-aprendizagem nas escolas, dentro e fora das salas de aula”, disse.
      O espaço também oferecerá aos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Escola de Robótica, que consiste no desenvolvimento de minicursos de 40 horas, visando o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao pensamento científico, crítico e criativo, pensamento computacional (raciocínio lógico e lógica de programação), resolução de situação-problema, cultura maker e projetos de autoria, além de promover o trabalho em equipe, por meio do desenvolvimento de competências relacionadas à colaboração, respeito, resiliência, persistência e empatia durante o processo de criação e interação.
 

Educação convoca estudantes classificados no 'Bolsa Universidade'

 Educacao original

      A Secretaria de Educação alerta que os 87 estudantes aprovados no processo de seleção do Programa 'Bolsa Universidade' deste ano deverão comparecer nesta quarta-feira, 19, no auditório da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal), às 7h30. A convocação, publicada no Diário Oficial do Município, visa reunir os universitários aprovados no programa, que receberão as orientações e informações necessárias sobre o pagamento do auxílio. O edital contendo os nomes dos alunos classificados pode ser conferido no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2544-14062024.pdf .
     Os novos beneficiários do Bolsa Universidade deverão apresentar documento de identidade (RG), número da conta corrente ou poupança em nome do estudante, caso tenham, além de papel e caneta para anotações. O não comparecimento dos convocados poderá implicar na desclassificação automática e irrecursável conforme estabelecido pela Lei Complementar nº 379 de 20 de abril de 2022.
     O valor do benefício concedido pelo programa é dividido entre a Prefeitura, estudante e a faculdade, regulado pela UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca) e é calculado pelo valor da mensalidade de cada estudante, considerando o limite de 16,4 UFMFs (valor da semestralidade ou da anuidade em seis ou doze meses). Em 2024, a UFMF tem o valor unitário de R$ 79,78. O auxílio poderá ser pago até a conclusão do curso, desde que o estudante bolsista permaneça dentro dos critérios estabelecidos na legislação.
     Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9267 ou 3711-9220, das 7 às 12 horas, ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 

Educação divulga resultado final do Programa 'Bolsa Universidade'

 Secretaria de Educacao original

    A Secretaria de Educação publicou nesta sexta-feira, 14, no Diário Oficial, o resultado final do processo de seleção do Programa 'Bolsa Universidade'. O edital poderá ser conferido pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2544-14062024.pdf .
     A convocação dos 87 estudantes que foram classificados por atenderem a legislação do programa, em ordem alfabética, prevê que eles deverão comparecer na próxima quarta-feira, 19, às 7h30, no auditório da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal), munidos do documento de identidade (RG), número da conta corrente ou poupança em nome do estudante caso tenham, além de papel e caneta para anotações. O não comparecimento dos convocados poderá implicar na desclassificação automática e irrecursável conforme estabelecido pela Lei Complementar nº 379, de 20 de abril de 2022.
     O valor do benefício concedido pelo programa é dividido entre a Prefeitura, estudante e a faculdade, regulado pela UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca) e é calculado pelo valor da mensalidade de cada estudante, considerando o limite de 16,4 UFMF (valor da semestralidade ou da anuidade em seis ou doze meses). Em 2024, a UFMF tem o valor unitário de R$ 79,78.
     O benefício é concedido até a conclusão do curso, desde que o estudante bolsista permaneça dentro dos critérios estabelecidos na legislação.
     Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9267 ou 3711-9220, das 7 às 12 horas, ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais