Antigo Novo

Alunos do CEI visitam à Prefeitura no Projeto ‘A Cidade Onde Moramos’

 WhatsApp Image 2022 11 30 at 15.10.12
     Um grupo de aprendizes do CEI (Centro de Educação Integrada), unidade que é vinculada à Secretaria de Educação, esteve na tarde da última terça-feira, visitando à Prefeitura. A iniciativa faz parte do projeto ‘A Cidade Onde Moramos’ e marcou o encerramento de um tour feito na semana anterior, em que outro grupo circulou por vários departamentos e prédios, alguns históricos e turísticos, conhecendo suas instalações e curiosidades.
     Acompanhados pelas professoras Adriana Corrêa e Sheila Carrijo Silva Leão, o grupo começou o tour pela Secretaria de Desenvolvimento/Banco do Povo e Sala do Empreendedor, passou pelas Secretarias de Finanças, de Infraestrutura, Administração e Recursos Humanos, Procuradoria Jurídica, além dos gabinetes do vice-prefeito e prefeito. 
     Durante a conversa com o prefeito Alexandre Ferreira, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar uma síntese das ações desenvolvidas pela unidade educacional que atende 225 aprendizes, sendo que 44 estão empregados, mantendo permanente vínculo com a instituição, onde semanalmente participam de reuniões. Além de presentarem o prefeito, com um porta retratos e um tapete, eles fizeram o convite para que as autoridades participem do 'Bazar do CEI', que este ano chega em sua 8ª edição e será realizado no período de 5 a 13 de dezembro, na sede da escola, que fica na rua Prudente de Morais. 
     O prefeito Alexandre Ferreira afirmou ter ficado muito satisfeito com a visita, cumprimentou as professores e a direção do CEI pela iniciativa desse projeto ‘Cidade Onde Moramos’, que estimula e valoriza os aprendizes, possibilitando que cada um deles conheçam melhor os patrimônios, que fazem parte da história da cidade. 

Comissão da Escuta Especializada recebe capacitação

 reuniao violencia
     A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes para Pactuação de Protocolo Local para Escuta Especializada está participando de uma capacitação nesta quarta e quinta-feiras, 30 e 1º de dezembro, ministrada pelo NECA SP (Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente).
     O treinamento, que está sendo realizado no período da manhã, na sede da Secretaria de Educação, destinado a representantes das Secretarias de Saúde, Ação Social e Educação, Santa Casa, equipe técnica da Promotoria, DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), Diretoria Regional de Ensino e Conselhos Tutelares, objetiva a construção do fluxo e protocolos de atendimento da Escuta Especializada para a rede de atendimento à infância e adolescência do município. 
     Durante o evento, estão sendo abordados os Direitos das Crianças e Adolescentes e a Lei 13.431/2017, Diretrizes para a Implantação da Lei de Escuta Especializada, orientações, Avaliação de Risco, Revelação Espontânea, Registro, Notificação e Encaminhamento na Rede de Proteção, Violência contra Crianças e Adolescentes e Fluxos de Atendimento às Situações de Violência. 
     A Escuta Especializada objetiva assegurar condições de atendimento adequado para que crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência, sejam acolhidos e protegidos e possam se expressar livremente em um ambiente compatível com suas necessidades, características e particularidades. Visa proteger crianças e adolescentes em situações de violência, evitando que sofram revitimização no curso do atendimento, estabelecendo, o procedimento do depoimento especial, além de resguardar os direitos das crianças e dos adolescentes. A comissão conta com serviço multidisciplinar, sendo a equipe de atuação composta por psicólogo, pedagogo e assistente social. Os alunos atendidos serão triados pelas escolas e encaminhados para acompanhamento pela comissão.
     Com a implantação e funcionamento da Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes para Pactuação de Protocolo Local para Escuta Especializada, a Prefeitura atende a Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017, que normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e ao Ministério Público, e também ao decreto 9.603, de 10 de dezembro de 2018, em que houve a regulamentação da referida Lei.

Educação inicia matrículas para Educação de Jovens e Adultos (EJA)

 eja
     Estão abertas a partir desta terça-feira, 29, as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida pela Secretaria de Educação, com opções em 4 locais para aulas presenciais e um na modalidade semipresencial. O prazo vai até o dia 31 de janeiro e o atendimento está sendo prestado nas secretarias das próprias escolas, diariamente, das 14h às 20h30.
     Para a matrícula no Ensino Fundamental, anos finais, é exigida a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano. Com opções de ensino presencial nas Escolas ‘Antônio Sicchierolli’ no Jardim América; ‘José Mário Faleiros’, no Jardim Aeroporto 3; ‘Maria Helena Rosa Barbosa’, no Jardim Redentor e ‘Nair Martins Rocha’, no Jardim Integração, a Secretaria de Educação conta com equipes de educadores, que desenvolvem uma metodologia de ensino apropriada para esse público, de modo que os alunos tenham o máximo de aproveitamento em menor tempo e melhor aprendizado.
     No ato da matrícula, deverão ser apresentados xerox do RG e CPF, comprovante de endereço com CEP, xerox da certidão de nascimento dos filhos, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
     No Colégio Champagnat, funciona a unidade do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal ‘Profa. Climene Rebelo Novelino Abdala’), que oferece a modalidade de ensino semipresencial. Neste formato, o aluno de acordo com o seu interesse e o grau de escolaridade, faz a matrícula e escolhe as disciplinas que deseja eliminar, retire as apostilas para estudo em casa e quando tem dúvidas, pode comparecer e buscar suporte, junto aos educadores que oferecem plantões, diariamente. Quando estiver apto a realizar a avaliação, faz o agendamento na secretaria e realiza a prova para disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio.
 
Onde se matricular
Confira os endereços das escolas municipais para a realização das matrículas: 
 
• Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929 - Jd. América - 3723 9219
 
• Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971 – Jd. Aeroporto III - 3701 8299
 
• Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa 
Rua João Francisco Murzi, 5210 – Jd. Redentor - 3703 0222
 
• Escola Municipal Prof.ª Nair Martins Rocha
Rua Padre Conrado, 1900 – Vila Conceição Leite - 3723 6788
 
• CESUM - Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala - (modalidade semipresencial). Avenida Champagnat, 1808 – Centro - 3701 8367

Prefeitura premia os vencedores do Concurso ‘Parceiros da Saúde’

 DSC 9205
     Com a presença de autoridades, educadores e estudantes, aconteceu na tarde de sexta-feira, 25, a Cerimônia de Entrega da Premiação aos vencedores do X Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde’, de combate ao mosquito Aedes aegypti, no Teatro Municipal 'José Cyrino Goulart'.
     O prefeito Alexandre Ferreira saudou os idealizadores pela iniciativa e ressaltou a importância da formação de multiplicadores, no sentido de manter à população atenta e colaborando com as práticas de eliminação dos criadouros do mosquito da dengue.  
     Junto com a Secretaria de Saúde, participaram dessa campanha, as Secretarias de Educação, Meio Ambiente e a Diretoria Regional de Ensino, representada pela professora Silma Rodrigues de Oliveira.  
     O concurso, que completa 10 anos, neste ano, contou com a participação de 8,8 mil estudantes e 355 inscrições de 65 escolas, que concorreram nas categorias  Artes Gráfica e Visual, Produção Textual, Slogan e Conteúdo Digital. 
    Na categoria Arte Visual, em que concorreram alunos da Educação Infantil aos 2º anos, o 3º lugar ficou com a paródia ‘É Mentira do Mosquito’, da Emeb ‘Rita de Cássia Calixto Xavier; 2º lugar, teatro ‘Dengue, Faça a sua Parte’, da Creche-Escola ‘Minoru Utuni’ e o 1º lugar, também teatro, com o título ‘Xô Zô Zum Zum’ da Emeb ‘Sueli Contini Marques’.
Na categoria Arte Gráfica, foram contemplados os 12 trabalhos dos alunos dos 3º anos, cujos desenhos ilustram o Calendário 2.023 da Vigilância Ambiental, onde o desenho vencedor foi o da estudante Sofia Maria Matos de Sales, da Emeb ‘Profa. Olívia Corrêa Costa’, do Jardim Paineiras.  
     Na categoria Slogan, em que participaram os alunos dos 4º anos, a frase eleita foi ‘ELEJA UMA IDEIA LEGAL, DENGUE FORA DO QUINTAL’, tendo como vencedor o aluno Miguel Alvarenga Pereira, da Escola Estadual ‘Adalgisa São José Galtieri’, na Vila Marta/Parque Progresso, Região Sul da cidade. 
     Na Produção de Texto, em que participaram alunos dos 5º e 6º anos, as premiadas foram Dhanyelle Radi Fugra, da Emeb Aldo Prata, no City Petrópolis e Isabela Fernanda Barati, da Escola ‘Hélio Palermo’, no Jardim Dermínio.
Finalmente, na categoria Conteúdo Digital, em que participaram os alunos gremistas dos 7º ao 9º anos, em 1º lugar se destacou o vídeo ‘Conscientização do Combate a Dengue’, do Grêmio L.U..T.E, da Escola Sérgio Leça Teixeira, do Jardim Aeroporto 3; o 2º lugar ficou para Short Combate a Dengue, produzido pelo Grêmio Geração Z, da Escola ‘Otávio Martins de Souza” e a 3ª posição foi do teatro ‘Combate a Dengue’, do Grêmio Roberto Scarabucci.

Alunos do CEI fazer tour no Projeto ‘A Cidade Onde Moramos”

 WhatsApp Image 2022 11 24 at 11.02.24
     O CEI (Centro de Educação Integrada), é uma unidade de ensino com estudantes especiais, mantido pela Prefeitura e vinculado à Secretaria de Educação, atualmente, com cerca de 200 jovens e adultos aprendizes. Estão distribuídos em turmas nos dois períodos, participando de aulas teóricas e práticas, onde, respeitando os limites de cada um, tem o foco na capacitação e inclusão, com equipes preparadas para identificar e desenvolver, junto a cada aluno, suas habilidades.
     Na última quarta-feira, os estudantes participaram de um tour do projeto denominado ‘A Cidade Onde Moramos'. Transportados em ônibus da Secretaria de Educação, percorreram diversos prédios históricos e turísticos da cidade, onde vivenciaram  um pouco sobre a cidade, em que vivem, cujo objetivo foi o de valorizar a história, a beleza e o respeito pelo município, observando as características e preferências da população.
     Os alunos puderam durante esse passeio, ampliar seus conhecimentos sobre lugares, ruas, bairros, pontos turísticos e pontos importantes para a população, como as escolas, UBS, bibliotecas, comércio local, pontos turísticos e os seus serviços, acompanhados por um guia. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais