Email  

Educação

Educação conclui ano letivo e anuncia calendário de 2025 da rede municipal

SALA DE AULA 1 original
 
 
      A Secretaria de Educação divulgou o calendário da rede municipal de ensino. A programação de datas de início e término das atividades nas escolas municipais e creches foi publicada no Diário Oficial do Município na última terça-feira.
      Ao todo, quase 30 mil alunos já entraram de férias e só retornam em janeiro de 2025, sendo 16.442 na rede regular (1º ao 5º ano), 12.100 nas creches e 1.422 da Educação de Jovens e Adultos.
      O planejamento da secretaria prevê para 2025, pelo menos, 200 dias letivos para todas as crianças matriculadas e também para os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos - Presencial e EaD) e CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal 'Profª Climene Novelino Abdala).
      Após o recesso de fim de ano, os professores e demais servidores da Educação retomam os trabalhos na segunda quinzena de janeiro, quando começam os planejamentos e estudos pedagógicos.
      Os primeiros a retornar para a sala de aula são os alunos das creches, nas fases I e II, no dia 27 de janeiro. Em seguida, no dia 3 de fevereiro, será a vez das crianças menores (0 a 3 anos), do berçário e maternal, que também são acolhidas nas creches municipais. E no dia 10 de fevereiro começa o ano letivo para os estudantes da rede regular.
      As matriculas tanto para rede regular, quanto para as creches permanecem abertas durante todo o mês de janeiro, inclusive para transferência. Os pais e responsáveis deverão procurar diretamente a secretaria das escolas ou creches.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, faz uma boa avaliação de tudo que foi conquistado em 2024. “Nós demos um salto na educação este ano, que se deve aos frutos que estamos colhendo de todo um trabalho desenvolvido ao longo dos quatro anos. Finalizamos com o Selo Ouro do Ministério da Educação, que mostra que as crianças estão sendo alfabetizadas cada vez mais cedo. Já existem pesquisas que mostram que a criança quanto mais cedo é alfabetizada, mais chances ela tem de ter sucesso lá na frente. O Selo Ouro é o resultado das ações implantadas pela secretaria e o trabalho de parceria entre a Prefeitura, escolas, professores, famílias e alunos”, disse.
      Em 2024, o município ganhou o prêmio PAR (Programa Alfabetização Responsável). Em 2021, apenas 75% dos estudantes alcançaram a base alfabética ao final do 3º ano. Este índice saltou para 94%.
      Foram implantadas aulas de Inglês na Educação Infantil, Programa Tempo Todo (ensino em período integral) em 9 escolas das Fases I e II da Educação Infantil, implantação do Programa 'Escola Digital'. Através dele, alunos e professores ganharam projetores e computadores nas salas de aula. “Dentro deste programa, implantamos a plataforma digital Educacross onde os alunos, por meio de jogos, desenvolvem habilidades de Língua Portuguesa e Matemática. O resultado foi tão positivo que neste ano, alcançamos 25 milhões de desafios concluídos pelos alunos. Além disso, a Educacross não é qualquer plataforma, ela é reconhecida internacionalmente”, completou.
      Para 2025, a secretária de Educação afirma que terão novos projetos e novas escolas, dentre elas a inauguração das unidades do Jardim Adelinha e Nadeide Scarabucci que, juntas terão capacidade para mais de 600 alunos, além da entrega da creche-escola do Residencial Copacabana e Vila Nossa Senhora das Graças (Pacaembu).

Emoção marca formaturas da Educação de Jovens e Adultos

Formatura CESUM e EJA original
 
      Duas cerimônias realizadas nesta semana no auditório da Secretaria de Educação marcaram a entrega de certificados para alunos das modalidades da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A primeira delas, do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal 'Profª Climene Novelino Abdala'), de ensino semipresencial, contou com a participação de pessoas de toda cidade. Já o  segundo evento foi realizado na noite de quinta-feira, com estudantes da modalidade presencial.  
      Na quarta-feira, 126 pessoas receberam os certificados, sendo 74 do Ensino Médio e 42 do Fundamental II. Somando-se a eles, também participaram e foram diplomados 10 estudantes de Educação Especial.
      A cada fala de professores ou de alunos chamados ao palco, era notável a emoção do público. No evento de quinta-feira, Valterny Gomes da Silva, 28 anos, morador no Jardim Luíza e formando da Escola ‘Maria Helena Rosa Barbosa’, no Jardim Redentor, disse que mora em Franca há três anos e viu na EJA, a oportunidade de retomar os estudos, recuperando o tempo perdido. Por ser cadeirante, seus deslocamentos diários até a escola eram feitos através de veículos especiais do transporte coletivo. Hoje desempregado, tem o sonho de ingressar no mercado de trabalho. “Canto na noite nos barzinhos e quero participar dos cursos de qualificação que a Prefeitura oferece gratuitamente para começar 2025 me capacitando", disse.
      Jeisa Cristina da Silva Lopes Lemos, de 34 anos, é aluna da Educação Especial do CESUM que, na quarta-feira recebeu o certificado de conclusão. Ela mora em uma Residência Inclusiva no Jardim Milena, mantida pela Prefeitura, em parceria com a Fundação Espírita Judas Iscariotes. A estudante foi pioneira, dentre os moradores do programa, a cumprir uma rotina de estudos, realizando seu sonho.
      A Prefeitura disponibiliza, gratuitamente, por meio da EJA, três modalidades de ensino: presencial, com duas escolas Antônio Sicchieroli e Maria Helena Rosa Barbosa; uma semipresencial (CESUM) e EAD (Ensino à Distância).  
      As matrículas para 2025 seguem abertas e podem ser feitas nos respectivos locais até o final de janeiro. Atualmente, o CESUM conta com 1.143 estudantes matriculados. As aulas na EJA seguem até o dia 20, deste mês, quando começam as férias escolares, retornando em 10 de fevereiro de 2025.
 
Matrículas
      A Secretaria de Educação informa que as matrículas para a EJA estão abertas e se estenderão até 31 de janeiro de 2025 nas modalidades:
- EaD- Educação à Distância para o Ensino Médio com atendimento na Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli;
- Presencial para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio com atendimento nas Escolas Prof. Antônio Sicchierolli e Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa;
- Semipresencial - para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio com atendimento no CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal – Prof.ª Climene Rebelo Novelino Abdala), os dois últimos no Residencial Baldassari. No ato da matrícula, os alunos ou pais/responsáveis deverão apresentar os documentos:
-  cópias e original do CPF e RG,  comprovante de endereço com CEP, Certidão de Nascimento dos filhos, declaração de trabalho, comprovante de escolaridade anterior, uma foto 3x4.
      Para o Ensino Médio, com atendimento EaD – Ensino à Distância, as matrículas serão realizadas para o 1º Semestre de 2025, desde 9 de dezembro até o dia 31 de janeiro, das 14 às 20 horas na Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli (rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929 – Residencial Baldassari – 3706-8220 / 3706-8221).
      Para o Ensino Fundamental Anos Finais e o Ensino Médio, com atendimento presencial, as matrículas serão realizadas em duas escolas, também para o 1º Semestre de 2025, até o dia 31/1, das 14 às 20 horas na Escola Sicchierolli e  Escola Municipal Maria Helena Rosa Barbosa (rua João Francisco Murzi, 5210 – Jardim Redentor – 3706-7985 / 3706-7986).
      No Ensino Fundamental Anos Finais e o Ensino Médio, com atendimento Semipresencial, as matrículas devem ser realizadas na escola CESUM-Prof.ª Climene Rebelo Novelino Abdala situada, também na Escola ‘Antônio Sicchieroli’, das 14 às 20 horas.
      No caso das matrículas no Ensino Fundamental – Anos Finais é exigido a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano do Ensino Fundamental, e para a matrícula no Ensino Médio, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, a idade mínima exigida será de 18 anos completos para qualquer série do Ensino Médio.
      Mais informações no Setor EJA/AJA, das 14 às 20 horas, pelos telefones (16) 3711-9226 e (16) 3711- 9219.
 

Educação segue com matrículas abertas para a EJA

Escola Antonio Sicchierolli 1 original
 
      Até o dia 31 de janeiro de 2025, quem tem interesse em retomar os estudos poderá se matricular na EJA (Educação de Jovens e Adultos), nas modalidades presencial, semipresencial (para Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio) e EAD (Educação à Distância para Ensino Médio).
      No caso das aulas presenciais, os interessados poderão procurar as Escolas Professor Antônio Sicchierolli (rua Professor Laerte Barbosa Cintra, 929, Residencial Baldassari) e Maria Helena Rosa Barbosa (rua João Francisco Murzi, 5210, Jardim Redentor) de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas.
      A modalidade semipresencial tem atendimento no mesmo horário no CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal Prof.ª Climene Rebelo Novelino Abdala), situado à rua Professor Laerte Barbosa Cintra, 899, no Residencial Baldassari.
      A escola Professor Antônio Sicchierolli também está recebendo matrículas para o Ensino Médio na modalidade EAD, das 14 às 20 horas.
      Para a matrícula no Ensino Fundamental – Anos Finais, será exigida a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, a idade mínima exigida será de 18 anos completos para qualquer série.
      No ato da matrícula, os alunos ou pais/responsáveis deverão apresentar cópia e original do CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, Certidão de Nascimento (dos filhos, se houver), declaração de trabalho, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
      Atualmente, Franca atende 1260 alunos no semipresencial (CESUM) e 148 na EJA presencial.
      Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9226 e 3711-9219 das 14 às 20 horas.
 
 
Formaturas
      Para encerrar os estudos, a EJA realiza nesta semana duas formaturas, sempre às 19 horas, no auditório da Secretaria de Educação. Nesta quarta-feira, 23 alunos do Ensino Fundamental e 37 do Médio do CESUM (semipresencial) farão colação de grau. Na quinta-feira, será a vez da formatura das escolas presenciais. Dos 64 formandos, 33 são do Ensino Médio e 31 do Fundamental.
 

Prefeitura abre matrículas para a Educação de Jovens e Adultos

EJA original
 
A Secretaria de Educação informa que as matrículas para o ingresso no Ensino Semipresencial do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal – Profª Climene Novelino Abdala) terão início no próximo dia 9 de dezembro e poderão ser feitas até 31 de janeiro de 2025.
O atendimento aos interessados, independentemente da situação escolar em que se encontram, ingressantes ou em continuidade, será realizado na secretaria da unidade escolar.
No ato da matrícula, os alunos ou pais/responsáveis deverão apresentar documentos como: cópia e original do CPF, RG, Certificado de Reservista e Título de Eleitor; cópia de um comprovante de endereço com CEP; cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; cópia da Certidão de Nascimento dos filhos; Declaração de trabalho; Comprovante de escolaridade anterior; Uma foto 3x4.
Para os alunos do Semipresencial, a inscrição deve ser efetuada na escola Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala, que fica na rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 899 – Residencial Baldassari, das 14 às 20 horas.
Atualmente, Franca atende 1260 alunos no semipresencial (CESUM) e
148 no EJA presencial.
Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (16) 3706-8211.
Confira os outros locais:

Para o Ensino Fundamental Anos Finais e o Ensino Médio, com atendimento presencial, as matrículas serão realizadas:
Para o 1º Semestre de 2025:
Período: 09 de dezembro a 31 de janeiro de 2025.
Horário: das 14 às 20 horas.
Local: Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli
Rua Profº. Laerte Barbosa Cintra, 929 – Jardim América – 3706 8220 / 3706 8221

Para o Ensino Médio, com atendimento EaD – Ensino à Distância, as matrículas serão realizadas:
Para o 1º Semestre de 2025:
Período: 09 de dezembro a 31 de janeiro de 2025.
Horário: das 14 às 20 horas.
Local: Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli
Rua Profº. Laerte Barbosa Cintra, 929 – Jardim América – 3706 8220 / 3706 8221

Prefeitura lança projeto ‘Fiscais Ambientais Mirins’

Fiscais Mirins do Meio Ambiente original
 
      A Prefeitura de Franca lançou nesta quinta-feira, 5, na EMEB ‘Frei Lauro de Carvalho Borges’, na Jardim do Éden, Região Leste da cidade, o projeto piloto ‘Fiscais Ambientais Mirins’. A iniciativa é voltada à conscientização dos estudantes da rede municipal de ensino e conta com as participações das secretarias de Meio Ambiente, Educação e parceria com o Grupo ESSE, responsável pelos serviços de limpeza urbana e coleta de resíduos.
      Durante os encontros com cerca de 800 alunos da unidade, o gestor de Educação Ambiental e Apoio à Comunidade, Paulo Henrique Lopes Alves, falou sobre os cuidados com o ambiente onde todos vivem. Isso para que haja melhor qualidade de vida, menos riscos de doenças, passando a detalhar o quanto é importante o respeito e atenção com o descarte correto dos materiais, tanto os domésticos, como sólidos e recicláveis.
      Com a participação dos técnicos das secretarias, nestes encontros estão sendo divulgados informações a respeito da coleta de lixo urbana, que está presente em 100% da cidade, inclusive a seletiva, cujos materiais além do ganho ambiental, geram receitas para dezenas de famílias que fazem parte da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis. Somando-se a estas ações, estão sendo também destacados os quatro Ecopontos e suas localizações, nos bairros City Petrópolis, Jardins Portinari, Luíza e Parque das Esmeraldas, nas Regiões Norte e Oeste, com descarte gratuito.
      Para o secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Garcia Caluz, este é um trabalho de fundamental importância em termos de sustentabilidade e certeza de melhor qualidade de vida. "São sementes que estão sendo plantadas e produzirão ótimos frutos, a partir da conscientização dos estudantes que terão papel de multiplicadores dos conceitos e informações para os seus pais e familiares", comentou.
      Márcia Gatti, secretária da Educação, também enfatizou a receptividade das crianças a este trabalho, como uma forma de despertar no ambiente escolar, a importância de cada um, na prevenção e cuidados com o meio ambiente.
      O diretor da EMEB ‘Frei Lauro’, professor Amaury Carlos Silveira Mauro, há um ano e meio à frente da direção, disse que a interação nas palestras foi algo surpreendente, pedagógica e interativa, com muitas perguntas. Segundo ele, uma ideia de grande importância, onde o entusiasmo cresceu quando cada estudante recebeu o seu crachá e um apito, sendo orientados a ‘advertir’ os pais, apitando toda vez que observarem algo que não condiz com civilidade e os bons costumes.
      A projeção da Prefeitura com o projeto ‘Fiscais Ambientais Mirins’ é expandí-lo e torná-lo institucional a partir do próximo ano em toda a rede de ensino do município.  
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais