Antigo Novo

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

Vacinacao

 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta sexta-feira, 30, que contará com 8 Unidades Básicas de Saúde, atendendo das 8 às 19h.

1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA
 - Na UBS Santa Terezinha, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

1ª E 2ª DOSES (3 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IMUNOSSUPRIMIDOS- CORONAVAC -
 A primeira e a segunda doses da vacina Coronavac para pessoas de 3 a 11 anos, população geral, com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos, poderão ser aplicadas nas UBS's Progresso, Brasilândia e Guanabara, das 8 às 19h. Os pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças, apresentando o CPF, receitas e laudos para a comprovação das comorbidades e deficiência. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado, que está disponível no site da Prefeitura.

1ª, 2ª E 3ª DOSES (12 A 18 ANOS)  - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE - CORONAVAC
 - A primeira, segunda e terceira doses para 12 a 18 anos, gestantes e puérperas, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e profissionais de saúde da vacina Coronavac, poderão ser recebidas nas UBS´s Progresso, Brasilândia e Guanabara, das 8 às 19h.

1ª, 2ª, 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER
 - A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS Aeroporto 3, no horário das 8 às 19h.

1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN -   
A primeira e a terceira doses estarão disponíveis para pessoas, com 18 anos ou mais, além da quinta dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais, da vacina Janssen, na UBS Paulistano, no horário das 8 às 19h. 
 
1ª E 2ª DOSES (18 ANOS OU MAIS)  /  5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA -  A primeira e segunda doses para 18 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Astrazeneca, poderão ser recebidas nas UBS's São Sebastião e Horto, no horário das 8 às 19h.

 

Influenza
A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Aeroporto 3, Horto, Paulistano, São Sebastião, Progresso, Brasilândia, Guanabara e Santa Terezinha, das 8 às 19h.
Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Paulista, Planalto, Ângela Rosa, Aeroporto 1, Santa Clara, Estação e Leporace, no horário das 8 às 19h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.


Vacinas de Rotina
A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
Para esta sexta-feira, 30, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Paulista, Planalto, Ângela Rosa, Aeroporto 1, Santa Clara, Estação e Leporace, das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.

Vila São Sebastião e Rosen Boys lideram Varzeano da FEAC

IMG 7031


Passadas as primeiras rodadas do Campeonato de Futebol Varzeano, Série A, organizado pela FEAC (Fundação, Esporte, Arte e Cultura), as equipes do Vila São Sebastião e do Rosen Boys aparecem na liderança momentânea do certame, somando 9 e 7 pontos respectivamente.  Dois jogos atrasados estão programados para a tarde deste sábado, 1º de outubro. 
O campeonato que vem sendo sucesso de público desde o início, está sendo disputado com partidas aos finais de semana, envolvendo também a categoria Sub-20, onde todas as equipes têm o seu espaço nas preliminares para preparar e projetar seus futuros talentos.

No último final de semana, foram disputados 16 confrontos nas duas categorias, sendo que pela Série A, os resultados foram:

SD Predinho 0 x 3 Roma
Miramontes 2 x 1 Portinari
São Luiz 2 x 1 Planalto
Meninos da Vila 0 x 2 SC Aeroporto 
Rosen Boys 6 x 0 Palestina 
Ypiranga 0 x 1 Vila São Sebastião 
FFG Scarabucci 1 x 1 Leporace
Franca FC 2 x 3 Paulistano.

Na categoria Sub-20, estes foram os resultados:
 
SD Predinho 2 x 3 Roma 
Miramontes 0 x 3 Portinari
São Luiz 0 x 0 Planalto 
Meninos da Vila 1 x 2 Aeroporto 
Rosen Boys 5 x 0 Palestina 
Ypiranga 1 x 5 Vila São Sebastião
FFG/Scarabucci 1 x 5 Leporace 
Franca 2 x 0 Paulistano.
 
Nessa categoria, as lideranças também são do Vila São Sebastião e do Rosen Boys, ambas equipes somando 9 pontos cada uma, respectivamente, nos grupos A e B. Em seguida, aparecem o Portinari e SD Predinho com 6.  Na Série A, grupos A e B, o segundo lugar está sendo ocupado pelo Aeroporto e São Luiz, ambos com 7 pontos. Cabendo destacar que o desempate entre São Luiz e Rosen Boys deve-se ao maior saldo de gols (7) da última equipe, contra 3 do São Luiz.

A artilharia aponta na Série A, Gabriel Oliveira (Rom) e João Paulo (Franca FC), ambos com 3 gols até a última rodada. Pelo Sub-20, 4 atletas lideram a artilharia com 3 gols cada, sendo eles Cauê (Meninos da Vila), Luiz Fernando e Guilber (Vila São Sebastião) e Gabriel (Rosen Boys).

Próximos jogos
Quatro jogos da rodada anterior serão disputados neste sábado, 1º de outubro, nos campos do Internacional, na Estação e do Palmeiras, na Cidade Nova, começando às 13h30. 
Em virtude das eleições, que ocorrem no domingo, 2, nessa data não haverá rodada do Varzeano. 

Campo do Internacional 
Sub-20 Roma x Ypiranga, às 13h30 e, logo depois, as mesmas equipes que integram a Série A.
No campo do Palmeiras, na rua Santos Pereira, primeiramente, se enfrentam Franca x Leporace e, na sequência, às 15h30, jogam as equipes principais.
quarta rodada do campeonato depois voltará a ser movimentada apenas no dia 8 de outubro, com partidas programadas para os campos do Aeroporto, Leporace, Palmeiras e do Brasilândia. A rodada será complementada no domingo, 9, pela manhã, com jogos nos campos do Leporace, Santa Terezinha e Brasilândia.

Prefeitura inaugura Centro de Esportes ‘Parque Caxambu’ na Santos Dumont

IMG 8826 
      O prefeito Alexandre Ferreira inaugurou no final da tarde da última quarta-feira, 28, ao lado de dirigentes da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), vereadores e moradores da região, o Centro de Esportes e Lazer da Vila Santos Dumont, denominado de ‘Parque Caxambu’. Isso porque homenageia o saudoso esportista ‘Antônio Victor’, mais conhecido como Caxambu, que faleceu aos 75 anos, em 25 de outubro de 1.993. A lei de autoria coletiva dos vereadores francanos foi aprovada e sancionada pelo prefeito, como uma forma de reconhecimento pela dedicação do homenageado àquele espaço nos últimos anos de vida.
      Localizado na rua Francisco Társia, 215, o Centro de Esportes e Lazer ocupa uma vasta área verde e está localizado na confluência da rua Francisco Társia com a Avenida Santos Dumont. A área foi retomada pela administração municipal e recebeu uma revitalização completa, a partir do salão de reuniões que foi reformado e transformado no Centro de Treinamento de Tênis de Mesa (CTTM), acolhendo no local as escolinhas de iniciação desta modalidade e dos treinos das equipes de rendimento.
      O prefeito, em sua saudação aos presentes, filhos e familiares do patrono, ressaltou que ao devolver o espaço para uso da comunidade, a Prefeitura cumpre o seu papel de oferecer opções para a prática de esporte e lazer.  Citou outros investimentos feitos em outras regiões, com destaques para os Centros de Esportes (CEPEL) da Vila Santa Terezinha e City Petrópolis, já inaugurados e outros em fase de conclusão, um no Santa Bárbara e outro no Residencial Ana Dorotheia.



Tênis, Viola e Violão
Junto com o galpão equipado com as mesas e redes novas para os atletas do tênis de mesa, por meio da FEAC, que está à frente da gestão do Centro de Esportes, duas novas opções gratuitas de cursos serão oferecidas, sendo Violão e Viola, para pessoas da comunidade, cujas turmas estão em formação, mediante parceria com profissionais da área. As datas e horários das aulas serão divulgados, oportunamente, pela FEAC.
Na parte externa, a remodelação já garantiu a recuperação da quadra poliesportiva, que estará aberta para uso da comunidade de domingo a domingo, quadra de areia e uma pista de caminhada, com quase meio quilômetro de extensão, totalmente iluminada. Outras benfeitorias estão previstas, lembra o presidente da FEAC, Mateus Caetano, de modo a aproveitar ao máximo toda a área, cuja implantação estará sendo feita gradativamente.

Prefeito anuncia novo secretário de Administração e Recursos Humanos

 IMG 8900
     
      O prefeito Alexandre Ferreira anunciou nesta quinta-feira, 29, o novo titular que irá comandar a partir da próxima segunda-feira, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, ocupada, atualmente, pela servidora Marina Matos, que pediu o desligamento do quadro funcional da Prefeitura para assumir novos compromissos profissionais. 
      O novo secretário será o também servidor concursado, Petersson Faciroli, que ingressou na Prefeitura como menor aprendiz em 2.012, através do Programa 'Primeira Chance', finalizou seus estudos, foi aprovado em concurso público e estava atuando como diretor de Pessoal e Recursos Humanos. 
      Ao fazer o anúncio, Ferreira agradeceu o trabalho sério e a dedicação da secretária Marina Matos, que começou na Prefeitura muito jovem, como estagiária, prestou concurso e, com todos os méritos, ocupou postos importantes, sempre auxiliando os servidores e a população. "A Marina nos comunicou que vai assumir um novo desafio profissional e, por isso, infelizmente, terá que deixar a Prefeitura. Estamos tristes pela sua saída, mas felizes por acompanhar mais uma conquista profissional na sua vida", desejou o prefeito. 
      Ainda de acordo com o prefeito, Petersson Faciroli dará sequência ao trabalho de diálogo, harmonia e busca de melhorias constantes não apenas para os servidores, mas para toda a população. "Ele tem uma história profissional muito bonita e um exemplo de dedicação e perseverança, que merece ser compartilhado. Confiamos muito no seu talento e na sua disposição", declarou Alexandre Ferreira.
      Petersson Faciroli disse que recebeu com muita gratidão o novo desafio dado pelo prefeito e dará continuidade ao trabalho desenvolvido por Marina Matos. "Vou continuar seguindo a mesma mesma linha de atuação da Marina, que apresentou excelentes resultados, uma vez que temos uma trajetória profissional semelhante aqui na Prefeitura, onde começamos muito jovens e temos muitos a contribuir para a administração municipal", comentou ele. 



Currículo
Petersson Faciroli é graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF). Ingressou na Prefeitura de Franca, após aprovação em concurso público em junho de 2.015, como escriturário e ocupou funções relacionadas à Secretaria de Recursos Humanos, como Função Gratificada de Pessoal e Folha de Pagamento, Gerente de Serviço de Recursos Humanos, Gratificação de Função de Gestão de Pessoal e Recursos Humanos e Diretor do Departamento de Pessoal e Recursos Humanos. Foi Menor Aprendiz do Programa 'Primeira Chance', na Secretaria de Saúde, no período de 2.012 a 2.014.

Educação e Saúde acompanham situação epidemiológica em creches

DSC 5213 

      As Secretarias de Educação e Saúde estão acompanhando, diariamente, a suspensão parcial ou total do atendimento de creches da cidade, tendo em vista o registro de casos da doença Mão-pé-boca. Trata-se de uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus, que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade, faixa etária atendida pelas creches.

      O trabalho está sendo conduzido pelas equipes da Seção de Ensino Infantil e Creches e as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município, que avaliam a situação de cada unidade, onde mediante o registro de três casos da doença é adotada a suspensão parcial de salas de aula ou interrupção total, diante da confirmação de casos em todas as salas de aula. 
      Após a visita das equipes das Vigilâncias é emitido um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), contendo as datas de fechamento e retorno do funcionamento da unidade escolar, pelo período de 7 dias, orientações aos pais e responsáveis, que deverão procurar o atendimento médico imediato e para a creche, que deve providenciar toda a higienização e desinfecção do imóvel, móveis, brinquedos, roupas de cama e banho, alimentos e objetos que possam entrar em contato com secreções e fezes das crianças infectadas, visando o bloqueio da transmissão da doença. 
Segundo a Secretaria de Educação, atualmente, apenas a Creche Escola 'Raimundo Cordeiro', localizada no Residencial Paraíso, que atende a 190 crianças, está com as atividades totais suspensas desde a última segunda-feira, com previsão de retorno do funcionamento a partir de segunda-feira, 3 de outubro. O NEI (Núcleo de Educação Infantil) 'Tomas e Aparecida Novelino', que fica no Distrito Industrial, com 220 crianças, já retomou o atendimento nesta quinta-feira.
      Outras 7 creches tiveram o atendimento suspenso de forma parcial, de apenas uma ou duas salas, sendo a Creche Escola 'Estrela de Davi', no bairro Franca Polo Club (duas salas), que retorna no dia 4; Creche 'Ângelo Verzola', no Jardim Dermínio (uma sala), retoma no dia 5; Creche 'Tia Glicéria', que fica no Residencial Júlio D'Elia (duas salas), que volta no dia 4; Creche Escola 'Luciene Ribeiro', no Residencial Eldorado (uma sala), que retorna no dia 5; 'Lar de Ismália', no Jardim Paulistano (duas salas), retorna no dia 4; Creche São José, no Jardim Rivieira (uma sala) terá volta no dia 4 e Creche 'Nossa Senhora da Conceição', no Jardim Parati (duas salas), cujas atividades serão retomadas no dia 8.  
     Outra creche que terá o funcionamento total interrompido a partir da próxima segunda-feira, 3, sendo a Creche Escola 'Antonieta Covas do Couto Rosa', localizada no Jardim Aeroporto 3, que atende a 219 crianças. A previsão para o retorno do funcionamento da unidade é para o dia 10 de outubro
     A principal orientação para os pais e responsáveis é que, diante do surgimento de sintomas, a criança receba atendimento médico e fique de repouso, em casa, evitando a transmissão da doença para outras pessoas.
     Homero Rosa Jr, médico da Vigilância Epidemiológica, explicou que a doença tem um caráter de temporadas, mas não obedece a estação do ano, como outras doenças. Segundo ele, dificilmente a criança vai apresentar gravidade ou óbito, mas pode ter uma grande dificuldade para se alimentar ou não conseguir comer quase nada, o que pode causar desidratação, perda de peso e enfraquecimento do sistema imunológico. "A doença tem uma  disseminação maior entre as crianças de 3 a 4 anos, justamente, porque são as que ficam em creches, berçários e maternais, tendo em vista que o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento e formação, o que faz com que elas adquiram doenças infecciosas mais fáceis", ressaltou o médico. 
 
 
A doença
Os principais sintomas da doença são febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões; aparecimento na boca, amídalas e faringe, de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro, que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas; erupção de pequenas bolhas, em geral, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital; mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia; por causa da dor, surgem dificuldades para engolir e muita salivação.
A transmissão acontece pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados. Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante, aproximadamente, quatro semanas. O período de incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum.
Não existe vacina contra a doença mão-pé-boca. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, ela regride, espontaneamente, depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, tratam-se apenas os sintomas. Medicamentos antivirais ficam reservados para os casos mais graves. O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem.
O retorno às atividades só deve acontecer, após a criança estar 24 horas sem febre, e com todas as feridas cicatrizadas.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais