Três exposições temáticas podem ser visitadas durante o final deste mês e em dezembro, na Biblioteca Municipal ‘Américo Maciel de Castro Júnior’, sobre animais e suas presenças na literatura; Consciência Negra e o aniversário de Franca que, neste 28 de novembro, completa 200 anos de emancipação política.
A primeira exposição “Cães e Gatos na Literatura” traz uma mostra literária de 14 livros sobre animais para ler e se emocionar. Alguns contam histórias trazendo a visão do próprio cão e felino, enquanto outros são como livros de autoajuda, que servem para entender melhor como lidar com seu bichinho de estimação.
A segunda marca o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, com a apresentação de uma mostra biográfica e literária de 10 autores negros, sendo eles: Machado de Assis; Carolina Maria de Jesus; Lima Barreto; Júlio Emílio Bráz; Conceição Evaristo; José Lourenço Alves; Carlos Assumpção; Paulo Lins; Toni Morrison e Joel Rufino dos Santos.
A terceira mostra ‘Franca 200 anos: História em Imagens’ apresenta a descrição da bandeira oficial e o hino da cidade, além da parte histórica sobre a ocupação do território, o crescimento populacional e apresenta várias gravuras de interesse para estudantes e pesquisadores, como o primeiro mapa localizando o município em 1805; a primeira gravura retratando a zona urbana de Franca; a elevação de Freguesia à Vila; a cafeicultura e a ferrovia que promoveram um grande desenvolvimento econômico regional e a indústria calçadista, surgimento e desenvolvimento. A exposição apresenta algumas curiosidades, como a de Franca como uma das oito cidades do interior paulista a ser servida pelo transporte de bondes por tração animal.
Unidade vinculada à FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), a Biblioteca é um espaço voltado a estimular o hábito da leitura e atrair novos leitores para conhecerem as opções disponíveis no acervo composto por 58.144 livros. Sediado no Colégio Champagnat, o local possui um espaço infantojuvenil, com gibiteca, brinquedoteca, uma área de estudos para adultos para leituras, pesquisas e internet gratuita.
As exposições poderão ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Biblioteca localizada na avenida Champagnat, 1808, no Centro. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9334/ 3711-9229.