Email  

Segurança

Segurança instala semáforo na Cidade Nova

semaforo Santos Pereira e Frederico Moura original
 
      A Prefeitura está instalando um conjunto de semáforos no cruzamento das ruas Santos Pereira e Frederico Moura, no bairro Cidade Nova.
      O local está recebendo o equipamento, tendo em vista a realização de um estudo técnico do Departamento de Trânsito, visando garantir mais segurança e fluidez ao trânsito do local. “O estudo apontou que a instalação de um semáforo seria o dispositivo mais eficiente para controlar o fluxo de veículos, trazendo desta forma mais segurança aos motoristas e pedestres”, disse Marcos Aurélio Passeti, secretário de Segurança em substituição.
      Com este novo semáforo, cuja instalação deve ser concluída nesta sexta-feira e deverá entrar em operação na próxima semana, este ano já foram instaladas seis redes em diferentes pontos da cidade, sendo: avenida Wilson Sábio de Mello com Joaquim Speretta, avenida Paulo VI com Maria Martins de Araújo, rua General Osório com José de Alencar, avenida Nelson Nogueira com Alcina de Lima Oliveira e Nelson Nogueira com Anésio Basílio Santos.
 
Sinalização
      Além da instalação do semáforo, o Departamento de Trânsito através da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) trabalha, diariamente, na pintura e reforço de sinalização por toda cidade, além da instalação e trocas de placas de trânsito.
      Nesta semana, o trabalho foi feito em ruas do Jardim Vera Cruz, Residencial Moreira Júnior, Leporace e avenida Ismael Alonso y Alonso. O objetivo é tornar o trânsito cada vez mais seguro para motoristas e pedestres.

Segurança convoca taxistas para inscrições

taxi original
 
A Secretaria de Segurança publicou edital no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 1º, com a convocação de nove munícipes, que deverão efetuar a inscrição para a execução do serviço de transporte de táxi em Franca. A publicação pode ser conferida no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2641-01112024.pdf" data-linkindex="0" style="border: 0px; font: inherit; margin: 0px; padding: 0px; vertical-align: baseline; color: navy;">https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2641-01112024.pdf .
De acordo com o edital, os candidatos relacionados deverão comparecer na Central de Atendimento da Prefeitura até o dia 25 de novembro, das 8 às 16 horas, para providenciarem a inscrição municipal.
Os documentos necessários são RG, CPF, CNH com EAR (Exerce Atividade Remunerada); certidão de ações criminais do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo); cópia de documento do veículo (com no máximo 15 anos de uso e no nome do convocado); certidão de quitação eleitoral; atestado médico (assinado por médico do trabalho ou clínica do trabalho); comprovante de endereço e a cópia do edital de convocação.
Os taxistas que, por alguma razão, deixarem de cumprir os prazos estabelecidos, perderão o direito à vaga e serão chamadas as pessoas que estão em lista de espera.

Guarda Civil fecha o cerco no combate ao descarte irregular de lixo

 DSC 5441 original

        Com o intuito de coibir o descarte irregular de lixo em pontos públicos, a Guarda Civil Municipal segue com as ações de patrulhamento e autuações. No último final de semana, três pessoas foram flagradas e autuadas.
     O caso mais recente foi nesta segunda-feira, 17, em um terreno na rua Luiz Gama, ao lado de uma escola próxima à avenida Hélio Palermo. Um casal estava descartando diversos materiais quando foi surpreendido pelos guardas.
     O outro flagrante foi na estrada de acesso ao Clube dos Bagres 3. O homem foi autuado por descartar várias sacolas com restos da indústria têxtil ao lado da via e deverá pagar uma multa no valor de R$ 598,50, segundo o estabelecido pela Lei Complementar Municipal nº 9 (Código do Meio Ambiente do Município de Franca).
     De janeiro até o final de semana, a Guarda Civil flagrou 88 pessoas fazendo o descarte irregular de lixo em locais chamados “pontos viciados”. “São áreas que as pessoas já se acostumaram a fazer o descarte, como beiras de rodovias e alguns terrenos dentro do perímetro urbano. É inadmissível isso porque a Prefeitura disponibiliza a coleta de lixo orgânico, coleta seletiva, Arrastão da Limpeza uma vez por mês, além dos Ecopontos, o Aterro e a recolha agendada de inservíveis. Não há porque a pessoa praticar um crime desse”, disse Fernandes.
     De acordo com o inspetor, a pessoa que for flagrada realizando descarte em áreas públicas e outras infrações, como queimadas em terrenos, bem como incinerando lixo ou detritos nos lotes urbanos, poderá receber uma multa no valor de R$ 11.967,00.

EcoFranca
    A Guarda Civil orienta a população a denunciar descartes irregulares pelo 153, telefone (16) 3724-1033 ou pelo EcoFranca, aplicativo da Prefeitura disponível para celulares com sistemas iOS e Android. Ele possibilita que o cidadão faça reclamações sobre descarte irregular de resíduos, desmatamento, loteamento irregular, uso indevido de área pública, maus-tratos e abandono de animais.
    Para isso, o cidadão deve acessar a loja de aplicativos do seu celular e pesquisar por “EcoFranca”. O download é gratuito.

Trecho da avenida Major Nicácio será interditado na sexta-feira

 

         A Secretaria de Segurança comunica que nesta sexta-feira, 31, a partir das 7 horas, o trecho da avenida Major Nicácio entre as ruas Prudente de Morais e Álvaro Abranches, no bairro Cidade Nova. O motivo da interdição é a instalação de uma lombofaixa, próximo ao número 1441.
      A orientação é que o motorista que estiver seguindo pela avenida Major Nicácio sentido Hélio Palermo, precisa acessar a rua Líbero Badaró. A mesma orientação deve ser seguida pelo motorista que estiver subindo a Major Nicácio, uma vez que os dois lados da via serão interditados. Então quem estiver subindo precisa virar à direita na Major Claudiano e subir a rua Líbero Badaró.
 
 

Prefeitura encerra Campanha “Maio Amarelo” com conscientização nas escolas

 Maio Amarelo original

          Para encerrar as atividades da Campanha “Maio Amarelo”, alunos da EMEB 'Professora Rita de Cássia Calixto Xavier', no Jardim Pulicano, realizaram uma atividade prática na quadra da escola para testar os conhecimentos sobre trânsito apresentados em sala de aula.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, disse que enviou para as escolas o material sobre a Campanha “Maio Amarelo” para ser trabalhado em sala de aula. “Nos dois últimos anos, promovemos o 'Dia D' nas escolas e, em 2024,  os professores trabalharam com as crianças para que se tornem adultos conscientes e sejam obedientes às leis de trânsito”, disse.
      Aline Capel Oliveira, professora de educação física da escola, destacou a importância desta ação. “Foram feitas rodas de conversa sobre o que eles entendem por trânsito. Foram apresentadas todas as sinalizações, semáforos, faixas de pedestres, o direito e dever de cada um, como pedestre e motorista. É uma sementinha para que germine e dê frutos, fazendo com que levem o conhecimento para dentro de casa”, comentou a professora.
 
Mês de Conscientização no trânsito
      O “Maio Amarelo” é o mês dedicado à conscientização para redução de acidentes de trânsito. O movimento internacional é marcado por ações que objetivam orientar a sociedade sobre o alto índice de mortes. A Secretaria de Segurança de Franca também realizou palestras em empresas e escolas, com o intuito de orientar sobre prevenção e cuidados no trânsito.
      
Reforço de sinalização
      Pensando em tornar o trânsito cada vez mais seguro e assim, evitar acidentes, a Secretaria de Segurança também realiza, diariamente, o trabalho de reforço de sinalização de solo, instalação e substituição de placas e colocação de semáforos pela cidade.
      Marcus Araújo, secretário de Segurança, disse que diariamente o trabalho de sinalização é feito em cerca de 30 ruas, através da instalação das placas e marcações no asfalto. “Em três anos, foram instaladas mais de 7 mil novas placas. Nos últimos dias, foram instalados dois conjuntos semafóricos, no cruzamento das ruas General Osório e José de Alencar, no Bairro Estação e avenida Paulo VI, cruzamento com a rua Maria Martins de Araújo, no Jardim Lima. Foram feitos estudos de fluxo de veículos no local e notamos a necessidade da instalação dos equipamentos para dar melhor fluidez no trânsito e segurança a motoristas e pedestres”, disse.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais