Para homenagear Monteiro Lobato e resgatar a memória literária do escritor, a Biblioteca Municipal ‘Dr. Américo Maciel de Castro Júnior’, localizada no Colégio Champagnat, realiza a exposição "Vida e obra de Monteiro Lobato", a partir do dia 17 de abril, estendendo-se até o dia 30.
A exposição é composta por painéis, contendo uma breve biografia do escritor, sinopse das obras e personagens do Sítio do Picapau Amarelo, seu principal livro. Mais do que homenagear, a proposta da exposição é divulgar a obra de Monteiro Lobato, através da disponibilização do vasto acervo existente na Biblioteca Municipal.
O mês foi escolhido para destacar o dia 18 de abril, data conhecida como Dia Nacional do Livro Infantil, oficializada a partir da Lei nº 10.402, de 8 de janeiro 2002, data do nascimento do escritor.
As visitas são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
A Biblioteca fica na avenida Champagnat, 1808, no Centro de Franca. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones
(16) 3711-9229 e 3711-9323.
Mais cultura
A literatura também se fará presente em outro ponto do Centro de Franca neste final de semana. De 15 a 17 de abril, das 9 às 17 horas, a Praça Carlos Pacheco, em frente à Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, recebe o projeto “A Incrível Máquina de Livros”, uma iniciativa da Infinito Cultural, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), com o apoio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
De forma inovadora, o projeto estimula a leitura e a formação de leitores, atraindo a atenção do público pelo viés do lúdico e da imaginação. Funciona da seguinte maneira: o participante leva um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), insere na Máquina e aperta um dos dois botões disponíveis: adulto ou infantil. Automaticamente, o livro se transforma em outro que o participante poderá levar para casa para realizar a leitura.
Como a ideia é dar oportunidade para o máximo de pessoas participarem da ação, cada uma pode colocar até, no máximo, três livros. Não serão aceitos livros didáticos e livros técnicos. Há centenas de títulos disponíveis, como clássicos da literatura mundial e brasileira de autores como Machado de Assis, José de Alencar, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. Haverá também livros presentes nas listas de mais vendidos, escritores infantis de sucesso, como Eva Furnari, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Daniel Munduruku e Maurício de Sousa, além das obras dos autores indicados ao Prêmio Jabuti, como a escritora Sueli Carneiro, homenageada pela premiação em 2022, Conceição Evaristo e Itamar Vieira Junior.