Estarão reunidos 60 municípios da 5ª região esportiva do Estado de São Paulo, totalizando mais de 5 mil participantes, entre atletas, dirigentes e comitê organizador
Estarão reunidos 60 municípios da 5ª região esportiva do Estado de São Paulo, totalizando mais de 5 mil participantes, entre atletas, dirigentes e comitê organizador
A Prefeitura de Franca, através da FEAC – Fundação Esporte, Arte e Cultura, investirá ao longo do ano recursos na ordem de R$ 2,41 milhões em parcerias com instituições de esportes e cultura. As informações constam dos Editais publicados na edição dessa terça-feira do Diário Oficial do Município (DOM), representando a continuidade de um trabalho de base e que valoriza os talentos da cidade.
A publicação do extrato de parcerias no qual constam os Termos de Colaboração firmados entre o Governo Municipal envolve e 18 entidades assistenciais de cunho esportivo e cultural. O montante a ser liberado, até o final deste ano, soma R$ 2.413.697,59, e compreende a implantação de projetos esportivos de diversas modalidades, como basquete, voleibol, tênis de campo, esportes equestres, judô, futebol de chácara e campo, entre outros.
Na cultura, destacam-se balé e música. Destaque também para entidades responsáveis por projetos esportivos e culturais para atender idosos e deficientes auditivos. Observa-se que os investimentos buscam contemplar todos os segmentos, valorizando as estruturas e o potencial das instituições com seus profissionais.
No esporte, o investimento e trabalho contínuos e efetivos nas categorias de base, tanto nas parcerias com as associações quanto nas Escolinhas de Iniciação Esportiva da Prefeitura, são compromisso desta administração e já vêm mostrando resultado. Entre eles o destaque maior fica por conta do recente título de campeã, conquistado por Franca nos 35º Jogos Abertos da Juventude, que aconteceram este ano na cidade entre os dias 25 de maio e 02 de junho.
No Extrato de Parcerias publicado é possível conferir os nomes e valores respectivos para cada uma das entidades.
É uma competição que valoriza o talento e a superação, onde jovens e adultos que nem sempre tem o seu espaço, poderão mostrar o seu potencial e suas habilidades
Com a proximidade do início dos 62º Jogos Regionais do Interior, este ano programados para a cidade de Matão a partir da próxima terça-feira (17), Franca intensifica seus preparativos com vistas a essa competição. Na semana passada o vôlei feminino recepcionou e participou de uma exibição especial no ginásio do Champagnat, com a seleção do Peru, que teve dois objetivos básicos: o primeiro de fortalecer o intercâmbio entre as atletas e o segundo, preparar com vistas a essa disputa que será realizada em Matão.
Também na mesma semana, uma outra experiência internacional ocorreu com as meninas de Franca, só que dessa vez envolvendo o handebol feminino, que foram convidadas a participar de uma preparação e jogo treino contra uma seleção de Cuba, na cidade de Rio Claro. Contando com o suporte da Prefeitura, por meio da FEAC e seu Departamento de Esportes, as jovens lá estiveram e puderam não apenas treinar, como participar de oficinas e ter acesso a informações importantes sobre a prática do hand em Cuba, onde esse esporte é uma das referências. No jogo treino que fizeram Franca perdeu de 35 a 17.
Mas todas as demais modalidades estão em preparação, buscando melhorar o seu condicionamento para os Jogos Regionais. As primeiras comitivas viajam na segunda-feira, dia 16, já que no dia seguinte acontece as primeiras disputas envolvendo as modalidades de karatê e ciclismo. Franca deverá levar em torno de 500 pessoas, entre atletas e equipes de apoio e ficará alojada no Instituto Federal de Ensino e Pesquisa, localizado na rua Estefano Devassi, 625, no bairro Nova Cidade.
A abertura solene dos Jogos Abertos, evento organizado pelo Governo do Estado, através da secretaria de Esporte, Juventude e Lazer e Prefeitura de Franca, segue até o dia 27 deste mês. Geralmente os dois primeiros colocados por modalidade garantem classificação para etapa seguinte, que são os Jogos Abertos do Interior.
Contará com diversas opções para prática esportiva, uma pista sintética emborrachada, a primeira e única no município, além das demais instalações adaptadas para os praticantes de esportes com deficiência