A cantora Júlia Devós é uma das atrações no programação de aniversário de Franca na próxima quinta-feira
A cantora Júlia Devós é uma das atrações no programação de aniversário de Franca na próxima quinta-feira
Com uma comitiva de 394 pessoas entre atletas, técnicos e equipes de apoio, Franca encerrou na sexta-feira, 22, sua participação nos 83º jogos Abertos do Interior com uma honrosa e inédita 7ª colocação. Somente no último dia de competição foram 3 medalhas de Prata com o vôlei feminino, futsal masculino e a malha, mas no conjunto todas as performances dos atletas superaram as expectativas, disse o professor Reinaldo Bizanha que chefiou a delegação durante essas quase duas semanas de disputas.
O prefeito Gilson de Souza externou sua alegria com o feito e aproveitou para parabenizar o grupo, sem distinção, pelo esforço e comprometimento, dos atletas que mostraram dentro dos seus espaços toda garra e determinação, aos técnicos pelo trabalho e competência na montagem das equipes e o grupo de apoio que cuidou de toda a retaguarda, organizando o alojamento, lavando os uniformes, preparando e servindo as refeições, enfim, oferecendo toda a assistência aqueles que estavam jogando.
O presidente da Feac, Marlon Danilo Centeno e o Secretário de Esportes, Arte e Cultura, Elson Bonifácio, também fizeram coro a manifestação do prefeito, lembrando um detalhe importante: tudo com atletas formados nas bases, o que faz encher a cidade de orgulho, consolidando-se no cenário dos Jogos Abertos do Interior que é um evento reúne a nata do Estado de São Paulo, muito participantes de nível participantes de eventos olímpicos.
Os Jogos Abertos foram vencidos por São José dos Campos, em disputa acirrada até o encerramento com Santos e depois São Caetano do Sul, municípios que tem orçamentos gigantescos se comparados com o de Franca. Para chegar a essa conquista, a frente de municípios bem maiores e com mais tradição, Franca obteve primeiros lugares nos basquetes masculino e feminino, na capoeira livre masculino, no vôlei de praia livre feminino e no tênis masculino; 4 segundos lugares com o futebol feminino, vôlei feminino, xadrez masculino e futsal masculino e dois terceiros lugares com a ginástica artística livre masculina e ginástica rítmica até 14 anos.
Foram conquistados resultados expressivos também no atletismo convencional, com o atleta Jeff Oliveira obtendo um ouro no salto com vaga e destaques para as equipes ACD livre feminino e masculino, o biribol, capoeira, taekwondo masculino, xadrez feminino, judô livre feminino, handebol masculino e feminino que terminaram na quarta colocação, entre outras modalidades. Ao todo, Franca conquistou o 7º lugar ao registrar 130 pontos.
Na manhã dessa segunda-feira, 25, aconteceu a abertura do curso “Esporte Paralímpico na Escola” no teatro da Universidade de Franca.
Enquanto as cidades de São José dos Campos e Santos estão numa disputa acirrada para ver quem leva o título dos 83º jogos Abertos do Interior (o boletim dessa sexta-feira apontava empate de 199 pontos), Franca com 3 medalhas de prata despediu-se do evento nesta sexta-feira, 22. A comitiva deixou a cidade-sede no começo da tarde e a sensação foi do dever cumprido, onde deu um salto gigantesco se comparado ao resultado de edições anteriores, especialmente o ano passado onde somou 84 pontos e deve estar beirando os 130 com as últimas disputas previstas para este sábado.
Pelo último Boletim do Comitê Organizado o município se encontrava na 7ª colocação somando 107 pontos. No decorrer do dia o vôlei feminino jogou contra a equipe de Osasco, que disputa os principais campeonatos oficiais do Estado e do País, perdendo de 3 a 0, em jogo bastante equilibrado. O futsal também perdeu sua invencibilidade, ao enfrentar e ser goleado por Santos por 5 a 1, enquanto na malha, diante de São José dos Campos, Franca perdeu por 164 a 114.
Mesmo com esses resultados adversos na última participação que teve, Franca na avaliação do chefe da comitiva, professor Reinaldo Bizanha, superou em todas as modalidades que participaram as expectativas. Ele mencionou pelo andamento seria possível ficar entre os 10 primeiros. Mas independente disso o professor antecipou que a cidade deve conseguir fazer provavelmente 130 pontos na classificação geral, um avanço considerável, bem mais do que foi obtido no ano passado, que foi 84 pontos em São Carlos.
Observou, por fim, Bizanha, que a avaliação é das mais positivas o que deixa a todos muito orgulhosos, fruto do esforço e determinação da equipe técnico e principalmente dos atletas que estiveram competindo com toda disposição e espírito de vencer. É de ser lembrado que as equipes locais foram formadas por atletas da própria cidade, surgidos das escolinhas de base ou então que se encontram aqui radicados, muitos deles patrocinados através do Bolsa Atleta.
PCD outro destaque
Além das demais modalidades como a capoeira, basquetes masculino e feminino que foram ouro, os pontos da natação, ginástica e outras áreas, as equipes PCD de Franca conquistam títulos relevantes nos Jogos Abertos do Interior, especialmente medalhas de ouro, prata e bronze, num total de 23. No atletismo, foram 5 medalhas de ouro, 4 de prata e 3 de bronze. Na natação, foram 3 medalhas de ouro 5 de prata e 3 de bronze.
Informado do encerramento da participação de Franca na competição e essa possível colocação entre os dez primeiros, o prefeito Gilson de Souza parabenizou atletas e comissões técnicas pela disputa, bem como toda a equipe de apoio que acompanhou a comitiva. O prefeito destacou a importância do suporte da Feac e Secretaria de Esporte, Arte e Cultura, comentando que é preciso enaltecer esse feito, fruto de esforços coletivos pois conforme tem repetido sempre ‘tudo é equipe, ninguém faz nada sozinho. Nosso muito obrigado ao pessoal que tão bem representou a cidade’.
A Casa da Cultura e do Artista Francano divulgou a relação das obras selecionadas para o 43º Salão de Arte Contemporânea no período de 7 de dezembro a 20 de janeiro de 2020. Ao todo, 22 artistas inscreveram vários trabalhos com técnicas variadas totalizando 57 obras. Foram selecionados 18 artistas, totalizando 35 obras selecionadas.
As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e das 9 às 15 horas aos sábados. Nesta edição foram avaliadas e selecionadas obras nas categorias: tinta acrílica e colagem sobre tela, lápis, caneta, óleo sobre tela, mista, escultura, colagem digital, escultura em papel, entre outros. Foram selecionados artistas de Franca, São Carlos, Ribeirão Preto, Belo Horizonte (MG), Cristais Paulista e Cajamar (SP).
Confira a lista dos selecionados:
Artista: Carlos Roberto de Assis Filho
Técnica: Fotografia
Título da obra: Família Tradicional
Cidade: Franca
Artista: Paulo Sérgio Moreira
Técnica: Nanquin e grafite, sobre canson
Título da obra: Praia em dia de cores I, Praia em dia de cores II, Praia em dia de cores III,
Cidade: Franca
Artista: Jonatas Bellezi Teixeira
Técnica: Mista
Título da obra: 80 tiros, Ustracismo, 117 Fuzis
Cidade: Cajamar
Artista: Ivone Pini
Técnica: Fotografia
Título da obra: Arestas e Ângulos
Cidade: Franca
Artista: Diana Gomes da Silva
Técnica: Natureza Morta
Título da obra: Tinta acrílica e colagem sobre tela
Cidade: Cristais Paulista
Artista: Rafael Antônio Barci Leite
Técnica: Fotografia
Título da obra: Três na Arquibancada, Vai Brasil
Cidade: Franca
Artista: José Roberto Monteiro da Silva
Técnica: Mista
Título da obra: Queimada, Anéis sobre o Rio de Janeiro
Cidade: Franca
Artista: Clermon Rosa dos Santos
Técnica: Mista
Título da obra: Releitura de Van Gogh
Cidade: Franca
Artista: Waglace Generoso Pessoa
Técnica: Mista
Título da obra: Nascimento da Luz
Cidade: Ribeirão Preto
Artista: Edval Pessoa
Técnica: Lápis sobre papel
Título da obra: Segunda Pele, A Fome, Depressão Infantil
Cidade: Ribeirão Preto
Artista: Paulo Antônio Tosta
Técnica: Acrílico sobre Lona
Título da obra: Sr Toninho, Pérola Negra
Cidade: Jaboticabal
Artista: Beatriz Teixeira Oliveira
Técnica: Óleo sobre Tela
Título da obra: Lótus, Serena
Cidade: Franca
Artista: Regina Célia Ribeiro Faria
Técnica: Acrílico sobre Tela
Título da obra: Sobre águas, Bluebird
Cidade: Franca
Artista: Fábio M. Filho
Técnica: Escultura
Título da obra: Plasticídio
Cidade: Franca
Artista: Leandro dos Reis Maia
Técnica: Mista
Título da obra: Mancha de óleo, A esquerda A direita, A glória da caneta
Cidade: Franca
Artista: Jhonny Adrian
Título da obra: A Noite Pixelada, Não cabe no peito
Cidade: Franca
Artista: Marcus Ernesto Marchi Júnior
Técnica: Caneta esfereografica e lápis de cor sobre papel
Título da obra: Fugindo da Extinção I, Fugindo da Extinção II, Fugindo da Extinção III
Cidade: São Carlos
Artista: Mirelle Trevizani Osório
Técnica: Argila
Título da obra: Quando Você
Cidade: Ribeirão Preto
Artista: Rafael Fernandes da Silveira Alves
Técnica: Desenho a lápis de cor sobre papel
Título da obra: De quem é filho deste jovem
Cidade: Belo Horizonte (MG)