Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Feac

Franca sedia capacitação em esportes paralímpicos

Esportes Paralimpicos 
     A Prefeitura de Franca, pensando em ampliar as oportunidades de participação das pessoas com deficiência física em atividades esportivas, estimulando a sua inclusão, conseguiu mediante parceria com o Governo do Estado, uma capacitação de 4 dias sobre 8 modalidades de esportes paralímpicos. Essa ação integrada tem a frente FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), a Secretaria de Esportes do Estado, em colaboração com a Universidade de Franca, que está cedendo suas instalações.
     As atividades tiveram início na manhã dessa terça-feira, 4, e terão continuidade até sexta-feira, com aulas diárias, teóricas e práticas em período integral, envolvendo as modalidades: Natação e Bocha, Badminton e Ciclismo, Basquetebol para cadeirantes, Tênis de Mesa e Atletismo e Goalball. Fazem parte do “Programa de Desenvolvimento Paralímpico”, tendo como objetivo o desenvolvimento pessoal e a inclusão de todos os cidadãos.
     Por meio da capacitação técnica o programa proporciona a oportunidade de desenvolver aptidões teóricas e práticas a professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes do Estado de São Paulo com o intuito de fomentar o esporte Paralímpico. As aulas práticas, além da aplicação dos conceitos e técnicas, buscam desenvolver os fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em modalidades esportivas individuais e coletivas.
     O mote dessa capacitação, informou o professor de educação física Inaldo Wirtz, membro da equipe da FEAC, é oferecer subsídios aos mais de 160 participantes inscritos, profissionais que trabalham com pessoas com deficiência.  Algumas atividades que possam ser desenvolvidas em pequenos espaços, aproveitando as instalações que tenham a disposição. Franca desenvolve por meio da FEAC, um trabalho consistente  entre os atletas com deficiência e esse curso possibilitará melhorar a qualificação dos profissionais das diversas áreas em suas instituições, que trabalham com essas pessoas, sejam atletas ou não.
     Gratuitos, os cursos seguem até a próxima sexta-feira, com oportunidades ainda para quem não se inscreveu previamente. Basta que se dirijam a Unifran e entrem em contato com os organizadores.
 
Agregando conhecimentos 
     Mayra Barbosa, coordenadora de Paradesporto, da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, disse que o curso foi pensado, baseado nas demandas recebidas pela Secretaria, onde percebeu-se que muitos professores não tinham o conhecimento básico sobre a modalidade paralímpica e muitos somente representavam a escola, levando a criança. “O intuito é que a gente agregue conhecimentos para que o professor possa trabalhar não só com crianças que tenham deficiência, mas as sem deficiência também. Que as modalidades sejam de conhecimento global, para que todos saibam que todos podem praticar. As adaptações são para todos, não só para quem tem deficiência”, destacou Mayra. Os participantes terão ao longo desta semana, a oportunidade de vivenciar quatro modalidades a escolha deles, dentro das oito que compõem a grade, dentre elas, atletismo, natação, bocha, goalball, tênis de mesa, badminton e ciclismo. 
      O curso iniciado nesta terça-feira tem duração de 32 horas, com oito horas diárias, sendo quatro teóricas e as demais práticas, com professores que atuam nas seleções brasileiras paralímpicas, com atletas da base ao alto rendimento, dentro do Comitê Paralímpico, além do curso on-line do Comitê Paralímpico "Fundamentos Básicos do Movimento Paralímpico". Ao todo, serão mais de 48 horas de experiência de curso. 
     Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, Secretário Estadual de Esportes, ressaltou que Franca é uma cidade referência na região, no esporte paralímpico e foi selecionada por abranger muitas associações, que já trabalham com o paradesporto ou com a pessoa com deficiência. Segundo ele, cada etapa de cursos atende, em média, 170 participantes e ao todo, serão 18 etapas a serem realizadas em todo o Estado, com a expectativa de capacitar cerca de 3 mil professores, com o paradesporto, atendendo os professores das escolas, os que trabalham com associações e educadores físicos no último ano de formação, para que tenhamos uma quantidade maior de pessoas trabalhando com esse público. 
     Mateus Caetano, presidente da FEAC, comentou que por ser uma cidade que já investe no esporte paralímpico, é muito importante essa capacitação, possibilitando que Franca seja elevada a outro nível no Estado. “Já que estamos investindo nos nossos professores, vamos abrir um leque a mais de modalidades paralímpicas na cidade, como badminton, paraciclismo, a bocha e as modalidades que estão em atividade, como a natação, atletismo, o goalball, em parceria com a Sociedade dos Cegos e o futsal para as pessoas com Síndrome de Down, em parceria com APAE e APADA possam ser fomentadas, completou ele, destacando o atendimento de 20 pessoas autistas, na natação, em parceria com a Associação de Pais  e Amigos dos Autistas de Franca (APAAF). 
     Saiba mais em: www.paralimpico.com.br
 

Franca obtém dois ouros do Taekwondo em Ilha Bela

 Taekwondo campeao 1
     A equipe de Taekwondo de Franca teve destaque importante na regional do Campeonato Paulista, trazendo duas medalhas de ouro e uma de prata para Franca. Os atletas apoiados pela Prefeitura, através da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), participaram da competição realizada no final de semana em Ilha Bela, no litoral paulista. O evento foi válido pela regional do Campeonato Paulista, onde foram obtidos dois primeiros lugares, garantindo medalhas de ouro, com o técnico e atleta Valdir Malta e para a atleta Paola Gera. Os dois representantes seguem a preparação, buscando garantir participação na Seleção e no Campeonato Brasileiro onde deverão representar o Estado de São Paulo. Já o atleta Guilherme Andrade ficou com a medalha de prata. 
 

Taekwondo de Franca disputa regional em Ilha Bela

 tawekondo
     Contando com o apoio da Prefeitura, através da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), três atletas da equipe adulta do Taekwondo de Franca participam neste final de semana, em Ilhabela, litoral paulista, da etapa regional do Campeonato Paulista da modalidade. A presença dos atletas ganha maior importância, pois dependendo das pontuações que conseguirem, vão garantir vaga para disputarem o Campeonato Brasileiro e integrarem também a Seleção do país.
     Apoiados pela FEAC, a comitiva de Franca viajou nesta sexta-feira e está composta pelo técnico e atleta Valdir Malta, mais os lutadores Guilherme Andrade e Paola Gera. As disputas têm início na manhã deste sábado e serão concluídas na tarde de domingo, no Ginásio de Esportes de Ilha Bela.

Casa da Cultura recebe comitiva de visitantes

 WhatsApp Image 2022 04 01 at 17.37.20
     A Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’, localizada na Praça Carlos Pacheco, em frente ao Cemitério da Saudade, no centro da cidade, tem se transformado em um ponto de frequentes visitas, reunindo comitivas de pessoas da cidade e região. Com um rico acervo de documentos e peças históricas, além de contar com espaço para exposições artísticas, como da artista Sandra Freitas, que permaneceu no local até o final de março, recebeu também o Ateliê com pertences e obras do pintor Bonaventura Cariolato.
     Nesta semana, um grupo com cerca de 40 pessoas, vinculadas ao Centro de Convivência ‘Avelina Maria de Jesus’, do Jardim Aeroporto 3, esteve visitando e conhecendo os atrativos disponíveis. Junto com um coordenador da equipe e uma pedagoga, os idosos ficaram encantados com as obras da artista Sandra Freitas, bem como os painéis fotográficos com imagens de antigos e atuais radialistas locais, como Carlos Grego, Zé Rasteiro, Paulo Verzola, Everton Lima, Valdes Rodrigues, Patrícia, entre outros. Esse material faz parte do acervo mantido pelo MIS (Museu da Imagem e do Som).
     Durante a permanência do grupo, percorrendo os diversos ambientes da Casa da Cultura, os idosos conheceram também o rico Ateliê de Bonavetura Cariolato, as obras expostas na Pinacoteca e o Memorial da Resistência ‘Prof. Carlos de Assumpção’, retratando um pouco do histórico de luta da população negra para se libertar da discriminação e outras formas de abusos sofridos.
 
Visitas monitoradas
     Nesta sexta-feira, a Casa da Cultura recebeu educadores e estudantes de uma Escola Municipal de Guaraci, município próximo a Ribeirão Preto, para conhecerem o MIS e, em especial, o ateliê do artista Bonaventura Cariolato.
     Um outro detalhe importante, estabelecido pela direção da FEAC, a quem a Casa da Cultura está vinculada, é o monitoramento das visitas, onde um profissional oferece informações complementares do acervo, tornando as visitas mais atrativas. 
     As visitas poderão ser agendadas pelo telefone (16) 3721-8692.

Judocas francanos se classificam para etapa brasileira Sul

 WhatsApp Image 2022 03 28 at 14.28.33 editada
     Talento revelado nas escolinhas de iniciação esportiva, mantidas pela Prefeitura e instituições parceiras, o judoca Ryaan Carrijo, 21, participou no final de semana da seletiva do Campeonato Brasileiro da Região V Sub 18 e 21, em São Bernardo do Campo, obtendo importante colocação. Após 5 disputas com vitórias, sendo a última delas contra o representante de Atibaia,  se qualificou para a final brasileira da Região Sul, a ser realizada em Curitiba, sagrando-se campeão em sua categoria de 73kg. A competição, em que participou, foi promovida pela Federação Paulista de Judô (FPJ), cujo objetivo era escolher os atletas que defenderão o Estado de São Paulo, nas etapas seguintes.
     O evento reuniu atletas de equipes de alto rendimento, ou seja, apenas os campeões de cada categoria, estavam inscritos para  tentar um lugar no Campeonato Brasileiro Região V, com exceção da categoria sub21 -73kg. O Campeonato Brasileiro Região V reunirá os seguintes Estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, somando pontos para o ranking nacional de judô e será em Curitiba.
     Ainda representando Franca, participaram Kamily Vitória Reis Viana – Vice-Campeã –78kg (também do Projeto Futuro) e Maria Victoria Souza Silva – 4º Colocada - +78kg. 
     Nesta segunda-feira, a professora Luzia Oliveira, Bolsa Treinadora da FEAC, recebeu a confirmação de que Kamily Vitória estava também convocada para o Brasileiro Regional Região V, em substituição a Beatriz Furtado de Freitas, que foi convocada para o Pan Americano. Assim, Franca estará com dois representantes nessa competição. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais