A Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’, localizada na Praça Carlos Pacheco, em frente ao Cemitério da Saudade, no centro da cidade, tem se transformado em um ponto de frequentes visitas, reunindo comitivas de pessoas da cidade e região. Com um rico acervo de documentos e peças históricas, além de contar com espaço para exposições artísticas, como da artista Sandra Freitas, que permaneceu no local até o final de março, recebeu também o Ateliê com pertences e obras do pintor Bonaventura Cariolato.
Nesta semana, um grupo com cerca de 40 pessoas, vinculadas ao Centro de Convivência ‘Avelina Maria de Jesus’, do Jardim Aeroporto 3, esteve visitando e conhecendo os atrativos disponíveis. Junto com um coordenador da equipe e uma pedagoga, os idosos ficaram encantados com as obras da artista Sandra Freitas, bem como os painéis fotográficos com imagens de antigos e atuais radialistas locais, como Carlos Grego, Zé Rasteiro, Paulo Verzola, Everton Lima, Valdes Rodrigues, Patrícia, entre outros. Esse material faz parte do acervo mantido pelo MIS (Museu da Imagem e do Som).
Durante a permanência do grupo, percorrendo os diversos ambientes da Casa da Cultura, os idosos conheceram também o rico Ateliê de Bonavetura Cariolato, as obras expostas na Pinacoteca e o Memorial da Resistência ‘Prof. Carlos de Assumpção’, retratando um pouco do histórico de luta da população negra para se libertar da discriminação e outras formas de abusos sofridos.
Visitas monitoradas
Nesta sexta-feira, a Casa da Cultura recebeu educadores e estudantes de uma Escola Municipal de Guaraci, município próximo a Ribeirão Preto, para conhecerem o MIS e, em especial, o ateliê do artista Bonaventura Cariolato.
Um outro detalhe importante, estabelecido pela direção da FEAC, a quem a Casa da Cultura está vinculada, é o monitoramento das visitas, onde um profissional oferece informações complementares do acervo, tornando as visitas mais atrativas.