Email  

Feac

Final de semana com três shows do ‘Música ao Alcance de Todos’

 Musica Feira original

         Com um dos shows confirmados para o final da tarde desta sexta-feira, 26, no Terminal Rodoviário, a programação do Projeto ‘Música ao Alcance de Todos’ oferece boas opções para o público nos dois dias seguintes. Com a organização da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e o Instituto Três Colinas, as exibições ocorrem em espaços públicos, cujo intuito é valorizar os artistas da cidade, divulgá-los e levar opções culturais ao público.
      O show desta sexta-feira, acontece das 17 às 19 horas, com a presença do cantor Eduardo Ribeiro, no saguão do Terminal Rodoviário. Para sábado, 27, a atração será Tiago Bertoloni, das 9h30 às 11h30, na Feira Livre da Estação, que é realizada na avenida da Integração. No domingo, 28, a apresentação também das 9h30 às 11h30, será no Poliesportivo, com o cantor Adriano Borges.
          A pessoas, com  interesse em participar deste projeto e mostrar seus talentos, poderão obter mais informações na FEAC pelo telefone (16) 3711-9350.
 

Compositor e baixista francano faz show gratuito no Teatro Municipal

 Fachada Teatro Municipal original

       Na próxima sexta-feira, às 20 horas, o Teatro Municipal de Franca recebe um dos maiores nomes do contrabaixo no Brasil, o francano Eduardo Machado. O show, em comemoração aos 50 anos de vida do músico, é totalmente gratuito, e será realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
      O artista apresentará músicas do último álbum, “Do Nato Samba Jazz”, lançado há um ano. É uma mescla de jazz brasileiro, choro e o samba jazz, um subgênero do samba que emergiu no âmbito da Bossa Nova, considerado mais enérgico com a desenvoltura da improvisação.
      O álbum, com repertório autoral de inéditas, homenageou em vida João Donato e revela toda a riqueza da música instrumental brasileira, com sua maneira jazzística moderna de tocar o samba. Antes da apresentação, no mesmo local, Eduardo fará uma oficina aberta com estudantes, músicos e interessados. A entrada é livre e não precisa de ingresso.
      O objetivo da oficina é oferecer uma visão geral do gênero musical, incluindo seu contexto histórico. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar na prática e explorar os ritmos e as melodias que definem o samba jazz, bem como, compreender a influência do jazz, da música latina e dos ritmos caribenhos na sua criação.
O músico
      Eduardo Machado é formado no Conservatório de Tatuí (SP) e aperfeiçoou os estudou no Musicians Institute, em Londres. É considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro da atualidade. São 33 anos de carreira, como músico e professor. Sua discografia é composta por 10 álbuns e 5 DVDs. Participou de shows e gravações com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Toquinho, Renato Teixeira, Sérgio Reis, e muitos outros.
      Eduardo já ministrou workshops na Coréia do Sul, China, Rio de Janeiro, entre outros.
 
Serviço:
 “Do Nato Samba Jazz” acontece na sexta-feira (26/04), às 20h
Teatro Municipal 'José Cyrino Goulart' (avenida Sete de Setembro, 455 - Residencial Baldassari)
Evento gratuito

Franca recebe o Circuito Sesc de Artes neste domingo

 Circuito SESC original

         Franca receberá neste domingo, 28, a programação do Circuito Sesc de Artes 'Arte na rua para todas as pessoas', com trabalhos artísticos, intervenções, música, dança, teatro, mediações de leitura, oficinas e vivências, no horário das 16 às 20 horas, no Complexo Poliesportivo e Ginásio Pedrocão (Rua dos Pracinhas – Residencial Paraíso). Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos.
      Realizado pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Franca, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), o evento convida a população a participar de um dia diferente, vivenciando novas experiências. Em todo o Estado de São Paulo, serão beneficiadas 122 cidades até o dia 26 de maio, com mais de 760 atividades.
      Neste domingo, estão previstas sete apresentações gratuitas na cidade, abertas a todas as idades, sendo 'Pipas: Voo das cores' - Vento, Ventanias (SP); 'Estampe afeto' - Unsquepensa Arte (SP); 'Concerto para La Ursa' - Cia. Brasílica (SP); 'Ler para crescer: afeto, diversidade e imaginação' - Cia. Vovó Cachola (SP); 'DJ Fulô' (SP); 'Nos braços do povo' - Inovasamba (SP) e 'A casa de farinha do Gonzagão' - Cia. Teatro da Investigação (SP).
      Mateus Caetano, presidente da FEAC, destacou a parceria com o Sesc SP e explicou que o Poliesportivo foi escolhido porque reúne um grande número de famílias aos finais de semana. "Esta parceria com o Sesc é muito importante, pois possibilita a realização de grandes espetáculos, com lazer e entretenimento para toda a população. Faço um convite para que todos os francanos participem deste evento, que será muito especial", garantiu.
      Confira as informações de cada apresentação prevista:
 
Pipas: Voo das cores - Vento, Ventanias (SP)
Formado pela família Zeotti, de Ribeirão Preto, o coletivo Vento, Ventanias dedica-se à arte e à ciência de projetar, construir, testar e empinar pipas. O ateliê ensina as técnicas necessárias para montar os objetos voadores e estimula o uso da criatividade com papéis de várias cores e formatos variados, a exemplo de pássaros, estrelas e caretas. Com boas condições climáticas, a atividade termina com uma revoada de pipas.
 
Estampe afeto - Unsquepensa Arte (SP)
Em uma vivência que propõe aos participantes dar uma pausa nas atribuições cotidianas para se expressar de maneira criativa, carimbos com frases são usados para estampar saquinhos de algodão. Com etapas simples, a atividade orientada pelo coletivo Unsquepensa Arte destaca o impacto de pequenas ações e ressalta a importância de ser original em um mundo cada vez mais automatizado e impessoal. No final da experiência, os objetos podem ser compartilhados ou trocados.
 
Concerto para La Ursa - Cia. Brasílica (SP)
Figura conhecida do carnaval pernambucano, La Ursa é uma personagem que pede dinheiro e atormenta os foliões nas brincadeiras pelas ruas. Na apresentação de dança da Cia. Brasílica, o grupo propõe um contraponto entre o olhar turístico lançado sobre as culturas tradicionais e a sobrevivência de seus representantes. Criado em 2006 com o objetivo de resgatar e revalorizar as manifestações populares, o grupo incentiva o estudo dessa estética para formar cidadãos conscientes.
 
Ler para crescer: afeto, diversidade e imaginação - Cia. Vovó Cachola (SP)
Os atores Anabrisa Tamaso e Edinho Souza, da Cia. Vovó Cachola, trabalham há quase dez anos na cena cultural de Franca e região encenando espetáculos teatrais e promovendo oficinas de artes cênicas e rodas de leitura. Uma mediação de leitura que convida o público a mergulhar no universo da literatura infantojuvenil, aproximando o leitor das histórias literárias e estimulando a imaginação por meio da leitura compartilhada.
 
DJ Fulô (SP)
Nascido em Taubaté e morador de Araraquara, o DJ e produtor já dividiu os palcos com artistas como o grupo Racionais MC’s e os rappers Djonga e Tasha & Tracie. Para embalar a pista, a apresentação mescla diversos estilos musicais, combinando brasilidades, produções autorais e a cultura das periferias com o objetivo de reforçar seus símbolos de resistência e potência.
 
Nos braços do povo - Inovasamba (SP)
Canções de autoria do grupo, experimentações com gêneros musicais como o maracatu e releituras de clássicos do samba e do pagode fazem parte do repertório do animado quinteto, que não costuma deixar ninguém parado em seus shows. Entre uma composição e outra, os artistas mostram números cênicos e convidam a plateia a interagir com a apresentação.
 
A casa de farinha do Gonzagão - Cia. Teatro da Investigação (SP)
Para reverenciar o cantor, compositor e multi-instrumentista pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989), um dos mais carismáticos artistas brasileiros, o espetáculo transporta os personagens de suas canções para uma casa de farinha nordestina. Ali, na cozinha do sertão, eles contam seus “causos” e, por fim, transformam a encenação em um grande arrasta-pé com música ao vivo embalado pelo repertório de Gonzagão.
      
      Mais informações poderão ser obtidas pelo site https://circuito.sescsp.org.br/cidades/franca .

Cerca de 600 atletas assistem palestra com ex-jogadores da Seleção Brasileira de Vôlei

 Atletas Volei original

          Cerca de 600 atletas de todas as categorias de Vôlei da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) compareceram ao ginásio do Champagnat para assistirem a palestra de dois ícones do vôlei nacional, Dante e Fofão, ex-atletas da Seleção Brasileira, com passagens por Olimpíadas.
      Durante o encontro, que ocorreu na tarde do último sábado, os atletas contaram suas histórias de vida, desafios, conquistas, a perspectiva feminina na modalidade e a importância da prática esportiva para todas as pessoas. Além disso, a dupla ainda participou de um jogo com a plateia.
      A palestra fez parte da programação do Dia Mundial da Criatividade, com promoção local da FEAC, em parceria com o Sesc.
      O evento, que está na sétima edição, faz parte do calendário da ONU (Organização das Nações Unidas) e é considerado o maior festival colaborativo de criatividade do planeta.
 
Competições
Vôlei de Praia Sub- 17
      No domingo, a dupla Thaina e Mari conseguiu o terceiro lugar no Paulista da modalidade, em São José dos Campos.
      No masculino, a dupla Ariel e Luan ficou na sexta colocação, com duas vitórias e duas derrotas. O atleta Ariel foi destaque em sua primeira competição.
 
 
Vôlei de Praia Sub- 19
      Ainda no sábado, pelo Paulista da modalidade, em São José dos Campos, a equipe feminina ficou em quarto lugar com a dupla Isabela e Thaina, perdendo a semifinal para as campeãs do torneio. A atleta Thainá foi destaque ainda sendo Sub- 17.
 
 
Handebol Feminino - Sub 12
      A equipe feminina estreou na Liga Jandaia de Handebol e perdeu para  São Sebastião do Paraíso, por 10 a 17.
 
 
Handebol Feminino - Sub-16
      A equipe da FEAC venceu o São Carlos por 28 a 11, no Ginásio 'Amauri Destro', em Franca, na Liga Jandaia. Destaque para Sophia Matias, que foi escolhida a melhor do jogo.
 
 
Handebol Feminino Sub-16
      Em Mococa, pela Liga Jandaia, Andradas venceu a FEAC por 28 a 24, em uma partida equilibrada. Destaque para Rayssa Andrade com 8 gols.
 
 
Handebol Masculino Sub-16
      No masculino, Franca estreou na competição e venceu Andradas por 34 a 29. O destaque da partida foi o atleta Kelve dos Santos, artilheiro com 12 gols.
 
 
Futebol Feminino
      Ainda no domingo, no Estádio José Lancha Filho, a equipe de futebol feminino venceu o Lemense por 11 a 0, pela Copa Ouro. Com a vitória, o time se classificou para a segunda fase.
 
 
Basquete Feminino
      No sábado, pela Copa Centenário de Basquete, a equipe FEAC jogou contra o Esperia/Corinthians, base do extinto Bradesco/Osasco e perdeu por  27 a 68. A cestinha da equipe francana foi Ana Laura, com 11 pontos.
 
 
Tênis de Mesa
      Em Mogi das Cruzes, a equipe de Franca encerrou sua primeira participação no Campeonato Paulista, com grandes jogos. Os destaques ficaram para os atletas da categoria Paralímpica Classe 9 e Patricia Martins que ficou em terceiro lugar. Sênior com o atleta Gustavo Reis, que caiu nas quartas-de-finais e Sub-21 com o atleta Marcus Siqueira, que caiu também nas quartas-de-finais por 3 a 2, considerado um dos melhores jogos da competição.

Equipe francana de futebol americano disputará campeonato nacional

 Fut Americano original

         Disputando o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de Futebol Americano, parte da equipe Carrascos Football esteve na manhã desta sexta-feira, 19, no gabinete do prefeito Alexandre Ferreira para uma visita de agradecimento ao apoio recebido do município através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). Também puderam contar um pouco da história da modalidade esportiva, competições que estão participando e dos desafios pela frente, inclusive com possibilidade em breve de disputar o direito de ascender a Primeira Divisão do Estado e no Campeonato Brasileiro.
           Tendo à frente o presidente e também atleta do Carrascos Football, Marcos Soares Costa, o grupo cumpriu dois compromissos, com uma vitória e uma derrota, respectivamente 47 x 0 contra o Moca de São Paulo e 0 x 7 diante do Tatuapé Monsters, também da capital, em jogo no último domingo no Ginásio Champagnat.

            Com isso, estão no aguardo de futuros resultados para saberem com quem farão a disputa que valerá o direito de subir de divisão. A partida poderá acontecer no ‘Lanchão’, com as adaptações necessárias.

            A equipe francana é composta por um elenco de 45 a 50 atletas, cujos treinamentos ocorrem nas manhãs de domingo no Campo do Champagnat (coletivos) e à noite, às terças e quintas-feiras, no Complexo Poliesportivo.
           Também participou do encontro o presidente da FEAC, Mateus Caetano, informando que a equipe confirmou participação no Campeonato Brasileiro, algo que acontecerá pela primeira vez.

       O futebol americano é praticado por 11 atletas, com substituições livres que podem ser feitas a qualquer momento, mediante um conjunto de regras que devem ser obedecidas, desde a correta utilização do uniforme aos equipamentos de proteção, também apresentados no encontro com o prefeito.
         Liniker da Costa, defensor do Carrascos e também atleta do taekwondo, ressaltou a alegria em defender as cores da cidade, citando que a participação da equipe no Brasileiro só foi possível com o apoio da FEAC. Bruno Gomes, atacante da equipe, foi outro a destacar com tem sido importante o suporte dado pela Prefeitura, com locais para treinamentos e auxílio nas viagens fora da cidade.

Curiosidades
        O futebol americano ou simplesmente football, como é conhecido nos Estados Unidos, é um esporte competitivo de equipe, cada qual composta por 11 jogadores em cada lado. É um jogo que demanda velocidade, agilidade, capacidade tática e força dos jogadores que tentam avançar com a bola em território do adversário durante o tempo de jogo.
          É um esporte bem parecido em alguns detalhes com o futebol, porém é oriundo do rugby, que evoluiu a partir do futebol, quando os jogadores começaram a carregar a bola usando as mãos.
         A forma atual do futebol americano apareceu de uma série de três jogos entre as equipes das universidades de Harvard e Yale, de Mackenzie, em 1867. O jogo tem duração de uma hora, sendo dividido em quatro quartos de 15 minutos cada.

        O objetivo é fazer com que a bola chegue até ao fim do campo adversário e somar pontos, o chamado ‘touchdown’. Em Franca, este esporte tem menos de uma década e segundo Marcos Costa, começou a partir de uma brincadeira dele e outros amigos quando crianças no bairro onde moravam e foi crescendo com a chegada de novos adeptos, até a montagem da equipe competitiva que tem hoje.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais