Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Infraestrutura

Prefeitura mantém duas frentes de recapeamento

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     A Prefeitura está com duas frentes de trabalho realizando recapeamento na cidade, compreendendo os recentes contratos que foram formalizados, sendo um em parceria com o Governo Estadual, por meio do Detran, cujos serviços estão em fase de conclusão, em uma das pistas da Avenida dos Sapateiros, que interliga os bairros Vila Martha e Parque Universitário, a partir da rotatória com a rua Alfredo Tosi. 
     As equipes nesta quarta-feira, estavam concluindo a aplicação da massa asfáltica, na pista sentido bairro – centro e a previsão é finalizar até sexta-feira, a via de sentido contrário até o pontilhão sobre a rodovia Ronan Rocha, próximo à Universidade de Franca. Aproveitando a presença de toda estrutura de máquinas no local, a Prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura, em comum acordo com a empresa responsável pelos serviços, fará na semana seguinte, o recapeamento também da rua Frei Ângelo Criado, que interliga as avenidas dos Sapateiros e Paulo VI, no Parque Progresso.
     Ainda por meio dessa parceria com o Governo do Estado, nas últimas semanas foram recapeados trechos de ruas no Jardim do Éden, Avenida São Vicente, próximo aos bairros Zanetti e Franca Polo, Jardim Planalto e as duas pistas da Avenida Antônio Barbosa Filho. Os recursos empenhados nesses serviços são da ordem de R$ 4,7 milhões.
 
São Vicente e outras
     Uma segunda frente de recapeamento começou essa semana, a execução de serviços de um outro contrato, no valor de R$ 1,3 milhão, em um trecho da Avenida São Vicente, na altura das futuras instalações do novo Hospital Regional Estadual.
     A partir da conclusão dessa etapa, para os próximos dias, está programado o recapeamento para outras vias importantes da cidade, sendo duas pistas da Avenida Paulino Pucci, no Jardim Francano, entre a rotatória da rua Batatais com Avenida Rio Branco e Av. Paulo Roberto Cavalheiro Petráglia, entre os Jardins Alvorada e Elimar, região Sul da cidade, com recursos, através de emendas impositivas da Câmara Municipal.
     A terceira frente de recapeamento que, além de melhorar as condições de tráfego na área urbana, visam aumentar a segurança dos pedestres e motoristas, já está contratada e envolve recursos na ordem R$ 12,3 milhões. Isso vai permitir atender um número maior de vias públicas, o correspondente a mais 233,5 mil metros quadrados de asfalto novo.

Aberta nova licitação para a Revitalização do Prédio da Antiga Mogiana

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     Foi publicado na edição de sexta-feira, 29, no Diário Oficial do Município, o novo edital de abertura da licitação para a contratação de  empresa, que será responsável pela execução das obras do Projeto de Revitalização do Prédio da Antiga Mogiana, localizado entre a avenida Integração e a rua Frei Germano, no Bairro Estação. O procedimento foi adotado, após a última licitação realizada no dia 27, ter sido considerada deserta, devido a ausência de empresas interessadas. 
     Nesta nova concorrência pública, as empresas interessadas terão prazo para a apresentação dos envelopes com as propostas até às 9h, do dia 31 de agosto, na Sala de Licitações, que fica no prédio da Prefeitura. A sessão de abertura está prevista para o mesmo dia, às 09h30.
     O projeto de revitalização do prédio teve atualização de valores, passando de R$ 3.101.004,26 para R$ 3.343.312,05 e contempla a implantação de um mercado popular, centro cultural e um espaço gastronômico temático, preservando o caráter histórico desta região, além de um boulevard para a ligação do prédio a Praça Sabino Loureiro, com previsão de conclusão das obras em 12 meses. 
     Além de valores reajustados, também foram acrescidos no processo licitatório, a instalação de tapumes para a segurança e vigilância.  
     Com o início dos trabalhos no local, a região da Estação também irá receber as ações do Programa 'Dignidade', com o objetivo de amparar às pessoas em situação de rua e recuperar os espaços públicos, devolvendo-os para a utilização de toda a comunidade, como foi realizado na Vila Gosuen, com a construção do CEPEL e Viaduto Dona Quita, com a instalação de ponto de apoio para motofretistas. 
 

Título de Outorga Onerosa disponibiliza pagamento em parcelas

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     A Prefeitura de Franca publicou nesta semana, no Diário Oficial do Município, o decreto 11.496, sobre o parcelamento da aquisição do Título de Outorga Onerosa do Direito de Construir, baseado no Coeficiente de Aproveitamento Básico, acrescentando opções do pagamento de forma parcelada. Ele é regulado pela legislação de dezembro do ano passado. 
     De acordo com a Lei Complementar nº 372, em vigor desde o dia 16, daquele mês, trata-se da regularização das edificações construídas, onde os cálculos passaram a ser feitos em conformidade com uma tabela, que consta a metragem da construção, em que deve ser feita a outorga, o valor do adicional construtivo sobre a restrição administrativa por metro quadrado.
     Ressalte-se que a legislação estabelece a isenção para construções de até 140 m² e para as demais situações, as variações de cobrança obedece a tabela seguinte:
 
Acima de 140m² a 200 m²  - 1 UFMF por m², (R$ 71,96)
Acima de 200 m² a 300 m²  - 2 UFMF por m²,
Acima de 300 m² a 400 m²  - 3 UFMF por m²,
Acima de 400 m² a 500 m²    5 UFMF por m²  e
Acima de 500 m²  - 10 UFMF por m²
 
     Com o novo decreto, o Título de Outorga Onerosa somente será expedido e entregue a pessoa interessada, após efetivado o pagamento, sendo facultada a opção de dividir o valor a ser pago, antes do recebimento do título, no mesmo prazo autorizado para os créditos fiscais tributários. Portanto, a expedição e entrega do Título de Outorga Onerosa estarão vinculadas à comprovação do pagamento integral.
     Nas situações em que houver a solicitação de pagamento parcelado prévio, será feita a atualização monetária de cada parcela da mesma maneira que a correção da dívida ativa tributária e não tributária. 
 
Prazos para solicitações 
     A Secretaria de Infraestrutura tem registrado uma alta demanda de solicitações de Outorgas, tanto Onerosas, como incluídas na faixa de isenção e tem procurado analisar com agilidade cada um dos processos. Os números indicam que 427 solicitações foram processadas desde a entrada da nova Lei em vigor, sendo que 67 são anterior à 16 de dezembro de 2021. 
Nicola Rossano Costa, secretário de Infraestrutura, orienta que as pessoas interessadas nessa regularização se atentem aos prazos, no caso das construções acima de 140 metros quadrados,  a Outorga Onerosa. O prazo estabelecido para a regularização vai até o dia 16 de dezembro deste ano. 
     A estimativa é que mais de 20 mil pessoas podem ser beneficiadas  por esse tipo de Outorga,  mas precisam protocolar os pedidos. São donos de imóveis construídos na área urbana de forma irregular, já que antes da Lei não havia esse instrumento legal. A Lei Complementar oferece aos cidadãos, a isenção do pagamento para a regularização de imóveis com até 140 m², aquelas as construções irregulares ou clandestinas concluídas ou iniciadas até 31 de dezembro de 2.020. 
     Como zona de incidência para fins de regularização é estabelecido todo o perímetro urbano do município, sendo que nos casos em que existir risco para a segurança das pessoas, a Prefeitura poderá exigir obras de adequação para garantir maior estabilidade, segurança, higiene, salubridade, permeabilidade e acessibilidade. A regularização somente será concedida se a construção apresentar condições de habitabilidade e que não tenha infringido parâmetros urbanísticos, como recuos, afastamentos, taxa de ocupação, número de pavimentos e áreas de claridade. 
    Em vigor desde o dia de 16 de dezembro de 2021, a lei  estabelece que os pedidos devem ser protocolados no prazo de até 360 dias, contados da publicação, exceto para as construções de até 140 m², que poderão protocolizar pedido a qualquer tempo, desde que preenchidos os requisitos exigidos. 

Recapeamento da Av. Barbosa Filho entra em fase final

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     A pista no sentido bairro – centro da Avenida Dr. Antônio Barbosa Filho até nos semáforos do cruzamento com a rua Comandante Salgado já está recapeada, a partir da programação definida pela Secretaria de Infraestrutura, com a empresa responsável pela execução dos serviços. Desde a segunda-feira, os serviços estão concentrados na pista em sentido contrário e nesta quinta-feira, as equipes trabalhavam nas proximidades com a rotatória da Avenida Paulino Pucci, entre os Jardins Francano e Consolação.
     A programação é concluir essa etapa de recapeamento, neste final de semana, de maneira a transferir toda a estrutura de máquinas na segunda-feira para a Vila Martha, onde deve ser atendida da Avenida dos Sapateiros, a partir da rotatória com a rua Alfredo Tosi. O trabalho vem sendo executado precedido da fresagem, que é um tipo de raspagem feita sobre o pavimento atual, que além de melhorar a aderência da nova massa aplicada, permite a remoção das irregularidades existentes na pista.
     A condução das obras está sendo feita sem interrupção do trânsito, com sinalização de alerta e manutenção de meia pista livre para a passagem dos veículos. 
    Estão sendo aplicados recursos na ordem de R$ 4,7 milhões, através de convênio com o Governo do Estado de São Paulo. Essa etapa de recapeamento teve início pela Avenida São Vicente, num dos trechos entre a Vila Hípica e o bairro Zanetti. Depois foram contemplados o Jardim do Éden, uma rua no Jardim Planalto e, agora, está sendo executado na segunda pista da avenida Antônio Barbosa Filho, que margeia o Córrego dos Bagres, com previsão de término nesta sexta-feira.

Obras de galerias avançam na rua Torquato Caleiro

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     Com o objetivo de solucionar os problemas causados pelo volume de águas, em períodos chuvosos, a Prefeitura segue trabalhando na rua Torquato Caleiro, implantando um ramal adicional de tubulação de galerias pluviais. A medida é resultado de análises prévias feitas por técnicos da Secretaria de Infraestrutura e a execução está a cargo da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento), que contabiliza cerca de 60% do serviço já concluído.
     Em razão dos serviços, em andamento, a circulação de veículos está mantida em meia pista e os motoristas estão sendo orientados a trafegarem com cautela pelas imediações. 
     Com uma retroescavadeira, as canaletas estão sendo abertas, os tubos de concreto assentados e, em seguida, o local será compactado. A nova captação de águas pluviais, com as respectivas bocas de lobo, começou na altura do cruzamento da rua Coronel Tamarindo com a rua Gonçalves Dias.
     Estão sendo colocadas, nessas canaletas abertas, com medidas de profundidade que chegam a 1,5 metros, tubos com diâmetro que variam de 400 a 600 mm, com uma extensão aproximada de 400 metros de rede. 
     Os serviços estão incluídos no plano de contingenciamento preparado pela Prefeitura para atenuar os problemas decorrentes das chuvas. Estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 373 mil e a rede em execução, depois de pronta, será interligada a um sistema já existente nas proximidades do cruzamento com a rua Coronel Tamarindo, direcionado para o Córrego dos Bagres.
 

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