Para garantir acessibilidade a todos, a Prefeitura de Franca abriu duas novas licitações para obras nas praças Sabino Loureiro, na Estação e Dom Pedro II, entre as ruas Júlio Cardoso, Voluntários da Franca, Marechal Deodoro e Campos Salles, no Centro.
As empresas interessadas em fazer a adequação de acessibilidade da Sabino Loureiro devem entregar a documentação e proposta de preço na Sala de Licitações da Prefeitura, na Secretaria de Finanças, até às 14 horas do dia 23 de agosto. A abertura dos envelopes ocorrerá no mesmo dia, às 14h30.
Essa é a quinta abertura de licitação para acessibilidade da praça, que fica em frente ao prédio histórico da Mogiana, atualmente, em reforma. Com investimentos de R$ 3 milhões, além do resgate histórico desse patrimônio, o local vai abrigar um Mercado Popular, um centro cultural, espaço gastronômico temático, a sucursal da biblioteca municipal e um boulevard com a ligação do prédio à praça.
Já a praça Dom Pedro II está na terceira abertura de licitação e também contempla acessibilidade. As empresas têm até às 14 horas, do dia 24 de agosto, para entregar os envelopes com documentação e proposta de preço na Secretaria de Finanças. A abertura será às 14h30.
Outras praças
Tanto os projetos da Secretaria de Infraestrutura para acessibilidade, quanto os de revitalização das praças Nossa Senhora da Conceição e Barão da Franca estão sendo analisados pelo CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico) de Franca, responsável pelo auxílio na conservação de bens históricos, tombados e/ou com interesse para conservação.
A reforma das praças, cuja licitação também foi declarada deserta, visa à revitalização dos espaços entre as ruas Monsenhor Rosa, Major Claudiano, Do Comércio, Marechal Deodoro, General Teles, Voluntários da Franca e Saldanha Marinho, contemplando a execução de rampas de acessibilidade, em diversos pontos das duas praças, instalação de novas lixeiras, restauração da Fonte Luminosa, novo paisagismo, instalação de novos bancos em concreto, limpeza, pintura e reposição das pastilhas da Concha Acústica, preservando as características originais das praças.